Problemas na ventoinha!


Posts Recomendados

Galera boa noite,

Estou com uma dúvida, no Onix de vocês a ventoinha demora para ligar ou só liga quando o ar condicionado esta ligado? (parece estranho!)

Pois no meu caso eu ainda nao vi essa ventoinha liga a não ser que eu deixe o ar condicionado ligado, porem nesse caso ela fica ligando e desligando, nao sei se isso é normal.

Acontece o mesmo com alguem daqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Boa noite Vinicius.

Já são alguns relatos sobre a ventoinha não ligar. Aqui é só ligar o ar condicionado e a mesma já aciona. Em algumas ocasiões percebi a mesma ligar sem o ar condicionado estar ligado. Brincadeiras a parte deve ser por isso que a GM não colocou um marcador de temperatura no carro.

Pior que não, o carro esta normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Vinicius.

Já são alguns relatos sobre a ventoinha não ligar. Aqui é só ligar o ar condicionado e a mesma já aciona. Em algumas ocasiões percebi a mesma ligar sem o ar condicionado estar ligado. Brincadeiras a parte deve ser por isso que a GM não colocou um marcador de temperatura no carro.

Hum entendeu... mais é normal ela fica ligando e desligando quando o ar condicionado esta ligado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu percebo quando liga com uma pequena variação no RPM, com ar e sem ar ligado, tudo normal, realmente falta um medidor de temperatura, mas tudo normal com o carro.

Mais a ventoinha fica ligando e desligando qnd o ar está ligado ou permanece ligado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, a ventoinha liga quando o motor esquenta, e desliga depois que ele foi refrigerado adequadamente.

Geralmente com o carro está em movimento ela não liga, e obviamente, com o ar ligado o motor esquenta mais, ja que a condensadora está perto do motor, com o carro parado então, ai que esquenta mais. Então, ela liga quando esquenta, mas se a temperatura ficou adequada novamente, ela desliga.

Tudo isso depende de uso do carro, temperatura local, AC ligado ou não. Enfim, não é motivo de preocupação, ventoinha raramente liga mesmo.

E se quiser fazer o teste, é só parar o carro e ficar acelerando, ligar o ar no 4, não vai demorar muito para ela ligar. Depois que ela ligar, desliga o ar e começa a rodar com o carro com o giro baixo em alta velocidade que ela vai desligar rapidamente também.

Não há motivos para se preocupar, a ventoinha é simplesmente um ventilador acionado com um termostato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

hoje o meu tá ao contrário. não desliga a ventoinha. Só quando desliga a chave. tá um calor infernal hoje uns 37º. Já aconteceu outro dia de calor intenso. será que é normal ventoinha ligada direto nesse calor mesmo muito tempo com o motor só em marcha lenta? queria saber sobre o funcionamento desse carros mais novos. será que fica ligado por prevenção. e quando desliga a chave não fica mais ligado como nos carros mais antigos. Detalhe, ar condicionado desligado quando acontece isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal fiz analises com o scanner obd2 e os resultados foram os seguintes :

Estou andando com o carro a uma temperatura ambiente de 35 graus, o carro logo ao ligar ja esta a 60 graus, em movimento mesmo forcando o carro ele não passou dos 90 graus, e a ventoinha só ligou quando o motor atingiu 105 graus, e voltou a desligar quando a temperatura abaixou para 90, reparei que houve poucas variações nesse processo, que se repete infinitamente, se você pega muito transito com certeza vai bater os 105 e vai acionar a ventoinha, se você não fizer o carro andar, ela vai ficar ligada ate que abaixe para menos de 95 + ou - !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ventoinha liga automaticamente ao ligar o ar condicionado,para o ar funcionar não tem com sem a ventoinha,já tive a pouco tempo atrás um problema de super aquecimento do motor e para não ferver eu deixei o ar condicionado ligado para que a ventoinha ficasse ligada direto até eu conseguir chegar a um lugar seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ventoinha liga automaticamente ao ligar o ar condicionado,para o ar funcionar não tem com sem a ventoinha,já tive a pouco tempo atrás um problema de super aquecimento do motor e para não ferver eu deixei o ar condicionado ligado para que a ventoinha ficasse ligada direto até eu conseguir chegar a um lugar seguro.

Mesmo com o ar ela desliga depois de um tempo amigo, ela não fica ligada direto não ! OO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo com o ar ela desliga depois de um tempo amigo, ela não fica ligada direto não ! OO

 

Se o Ar condicionado estiver ligado, a ventoinha fica ligado direto,para resfriar o gas.

Faça o teste da seguinte forma:

 

SE ela se desliga mesmo com o AR ligado, então com o motor frio ela não poderia acionar, correto?

Teste ligando o ar sem ligar o motor ou/e com ele ligado ( pela manha na primeira vez que ligar o carro no dia), apenas gire a chave, e verá que a ventoinha será acionada.

 

Abs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o Ar condicionado estiver ligado, a ventoinha fica ligado direto,para resfriar o gas.

Faça o teste da seguinte forma:

SE ela se desliga mesmo com o AR ligado, então com o motor frio ela não poderia acionar, correto?

Teste ligando o ar sem ligar o motor ou/e com ele ligado ( pela manha na primeira vez que ligar o carro no dia), apenas gire a chave, e verá que a ventoinha será acionada.

Abs

Meu carro não tem ar, mas o Toyota do meu pai tem, e a ventoinha liga logo ao ligar o ar, mas desliga depois de um tempo, e só torna a ligar um tempo depois, tipo, ela não fica ligada 100% do tempo OO ja reparei em outros carros e nunca percebi uma ventoinha ligada 100% do tempo, mas se você esta falando eu acredito ! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu carro não tem ar, mas o Toyota do meu pai tem, e a ventoinha liga logo ao ligar o ar, mas desliga depois de um tempo, e só torna a ligar um tempo depois, tipo, ela não fica ligada 100% do tempo OO ja reparei em outros carros e nunca percebi uma ventoinha ligada 100% do tempo, mas se você esta falando eu acredito ! =D

 

 

Posso até estar errado, mas o corsa que tínhamos, a meriva do meu pai funcionavam assim, direto quando AR ligado, pois o gás refrigerante precisa ser ventilado para resfriar, caso contrario sempre q a ventoinha parar, o gás esquentará e aumentará a temperatura do AR, fazendo a interior do carro ficar num sobe e desce na temp.

 

 

Talves oque possa estar ocorrendo seja o seguinte, isso ocorre na meriva e no corsa, quando esta muito quente, a ventoinha varia do estagio 1 e 2, mesmo com o AR ligado, dando a impressão que ela se desliga, mas é só impressão. Mas se tratando de outras marcas não posso afirmar pois nunca vi em funcionamento.

 

Pensando no funcionamento do sistema, acho q deveria ficar 100%do tempo funcionando quando o AR estiver ligado. Ventoinha resfria o gás, que circula e resfria o ar.

 

Abs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ventoinha quando o ar do meu carro está ligado não fica ligado 100% não. Ela funciona, depois de um tempo para, por poucos segundos, mas para. E o ar nunca perdeu deu desempenho, sempre gelado.

O que eu to vendo é uma diminuição do sistema de arrefecimento. Vou ficar de olho enquanto a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.