Vinicius Felippe Diniz Postado Abril 20, 2013 Postado Abril 20, 2013 Galera boa noite, Estou com uma dúvida, no Onix de vocês a ventoinha demora para ligar ou só liga quando o ar condicionado esta ligado? (parece estranho!) Pois no meu caso eu ainda nao vi essa ventoinha liga a não ser que eu deixe o ar condicionado ligado, porem nesse caso ela fica ligando e desligando, nao sei se isso é normal. Acontece o mesmo com alguem daqui? Citar
Vilanova Postado Abril 20, 2013 Postado Abril 20, 2013 Cara, até agora não percebi isso. Tudo aqui está normal. Você sentiu alguma coisa de anormal no carro, tipo perdendo potência ou se a luz da temperatura do liquido de arrefecimento se ascendeu? Citar
Vinicius Felippe Diniz Postado Abril 20, 2013 Autor Postado Abril 20, 2013 Pior que não, o carro esta normal... Citar
antonioclj Postado Abril 21, 2013 Postado Abril 21, 2013 Boa noite Vinicius. Já são alguns relatos sobre a ventoinha não ligar. Aqui é só ligar o ar condicionado e a mesma já aciona. Em algumas ocasiões percebi a mesma ligar sem o ar condicionado estar ligado. Brincadeiras a parte deve ser por isso que a GM não colocou um marcador de temperatura no carro. Pior que não, o carro esta normal... Citar
Vinicius Felippe Diniz Postado Abril 21, 2013 Autor Postado Abril 21, 2013 Boa noite Vinicius. Já são alguns relatos sobre a ventoinha não ligar. Aqui é só ligar o ar condicionado e a mesma já aciona. Em algumas ocasiões percebi a mesma ligar sem o ar condicionado estar ligado. Brincadeiras a parte deve ser por isso que a GM não colocou um marcador de temperatura no carro. Hum entendeu... mais é normal ela fica ligando e desligando quando o ar condicionado esta ligado? Citar
Reginaldo Catharino Junior Postado Abril 21, 2013 Postado Abril 21, 2013 Olha eu percebo quando liga com uma pequena variação no RPM, com ar e sem ar ligado, tudo normal, realmente falta um medidor de temperatura, mas tudo normal com o carro. Citar
Vinicius Felippe Diniz Postado Abril 21, 2013 Autor Postado Abril 21, 2013 Olha eu percebo quando liga com uma pequena variação no RPM, com ar e sem ar ligado, tudo normal, realmente falta um medidor de temperatura, mas tudo normal com o carro. Mais a ventoinha fica ligando e desligando qnd o ar está ligado ou permanece ligado? Citar
David Añaña Postado Abril 21, 2013 Postado Abril 21, 2013 Pessoal, a ventoinha liga quando o motor esquenta, e desliga depois que ele foi refrigerado adequadamente. Geralmente com o carro está em movimento ela não liga, e obviamente, com o ar ligado o motor esquenta mais, ja que a condensadora está perto do motor, com o carro parado então, ai que esquenta mais. Então, ela liga quando esquenta, mas se a temperatura ficou adequada novamente, ela desliga. Tudo isso depende de uso do carro, temperatura local, AC ligado ou não. Enfim, não é motivo de preocupação, ventoinha raramente liga mesmo. E se quiser fazer o teste, é só parar o carro e ficar acelerando, ligar o ar no 4, não vai demorar muito para ela ligar. Depois que ela ligar, desliga o ar e começa a rodar com o carro com o giro baixo em alta velocidade que ela vai desligar rapidamente também. Não há motivos para se preocupar, a ventoinha é simplesmente um ventilador acionado com um termostato. Citar
adriano cm Postado Fevereiro 5, 2014 Postado Fevereiro 5, 2014 hoje o meu tá ao contrário. não desliga a ventoinha. Só quando desliga a chave. tá um calor infernal hoje uns 37º. Já aconteceu outro dia de calor intenso. será que é normal ventoinha ligada direto nesse calor mesmo muito tempo com o motor só em marcha lenta? queria saber sobre o funcionamento desse carros mais novos. será que fica ligado por prevenção. e quando desliga a chave não fica mais ligado como nos carros mais antigos. Detalhe, ar condicionado desligado quando acontece isso. Citar
engcolombo Postado Fevereiro 5, 2014 Postado Fevereiro 5, 2014 Pessoal fiz analises com o scanner obd2 e os resultados foram os seguintes : Estou andando com o carro a uma temperatura ambiente de 35 graus, o carro logo ao ligar ja esta a 60 graus, em movimento mesmo forcando o carro ele não passou dos 90 graus, e a ventoinha só ligou quando o motor atingiu 105 graus, e voltou a desligar quando a temperatura abaixou para 90, reparei que houve poucas variações nesse processo, que se repete infinitamente, se você pega muito transito com certeza vai bater os 105 e vai acionar a ventoinha, se você não fizer o carro andar, ela vai ficar ligada ate que abaixe para menos de 95 + ou - ! Citar
funero Postado Fevereiro 5, 2014 Postado Fevereiro 5, 2014 A ventoinha liga automaticamente ao ligar o ar condicionado,para o ar funcionar não tem com sem a ventoinha,já tive a pouco tempo atrás um problema de super aquecimento do motor e para não ferver eu deixei o ar condicionado ligado para que a ventoinha ficasse ligada direto até eu conseguir chegar a um lugar seguro. Citar
engcolombo Postado Fevereiro 6, 2014 Postado Fevereiro 6, 2014 A ventoinha liga automaticamente ao ligar o ar condicionado,para o ar funcionar não tem com sem a ventoinha,já tive a pouco tempo atrás um problema de super aquecimento do motor e para não ferver eu deixei o ar condicionado ligado para que a ventoinha ficasse ligada direto até eu conseguir chegar a um lugar seguro. Mesmo com o ar ela desliga depois de um tempo amigo, ela não fica ligada direto não ! OO Citar
Mano Postado Fevereiro 6, 2014 Postado Fevereiro 6, 2014 Mesmo com o ar ela desliga depois de um tempo amigo, ela não fica ligada direto não ! OO Se o Ar condicionado estiver ligado, a ventoinha fica ligado direto,para resfriar o gas. Faça o teste da seguinte forma: SE ela se desliga mesmo com o AR ligado, então com o motor frio ela não poderia acionar, correto? Teste ligando o ar sem ligar o motor ou/e com ele ligado ( pela manha na primeira vez que ligar o carro no dia), apenas gire a chave, e verá que a ventoinha será acionada. Abs 1 Citar
engcolombo Postado Fevereiro 8, 2014 Postado Fevereiro 8, 2014 Se o Ar condicionado estiver ligado, a ventoinha fica ligado direto,para resfriar o gas. Faça o teste da seguinte forma: SE ela se desliga mesmo com o AR ligado, então com o motor frio ela não poderia acionar, correto? Teste ligando o ar sem ligar o motor ou/e com ele ligado ( pela manha na primeira vez que ligar o carro no dia), apenas gire a chave, e verá que a ventoinha será acionada. Abs Meu carro não tem ar, mas o Toyota do meu pai tem, e a ventoinha liga logo ao ligar o ar, mas desliga depois de um tempo, e só torna a ligar um tempo depois, tipo, ela não fica ligada 100% do tempo OO ja reparei em outros carros e nunca percebi uma ventoinha ligada 100% do tempo, mas se você esta falando eu acredito ! =D Citar
Mano Postado Fevereiro 8, 2014 Postado Fevereiro 8, 2014 Meu carro não tem ar, mas o Toyota do meu pai tem, e a ventoinha liga logo ao ligar o ar, mas desliga depois de um tempo, e só torna a ligar um tempo depois, tipo, ela não fica ligada 100% do tempo OO ja reparei em outros carros e nunca percebi uma ventoinha ligada 100% do tempo, mas se você esta falando eu acredito ! =D Posso até estar errado, mas o corsa que tínhamos, a meriva do meu pai funcionavam assim, direto quando AR ligado, pois o gás refrigerante precisa ser ventilado para resfriar, caso contrario sempre q a ventoinha parar, o gás esquentará e aumentará a temperatura do AR, fazendo a interior do carro ficar num sobe e desce na temp. Talves oque possa estar ocorrendo seja o seguinte, isso ocorre na meriva e no corsa, quando esta muito quente, a ventoinha varia do estagio 1 e 2, mesmo com o AR ligado, dando a impressão que ela se desliga, mas é só impressão. Mas se tratando de outras marcas não posso afirmar pois nunca vi em funcionamento. Pensando no funcionamento do sistema, acho q deveria ficar 100%do tempo funcionando quando o AR estiver ligado. Ventoinha resfria o gás, que circula e resfria o ar. Abs. Citar
Vilanova Postado Fevereiro 8, 2014 Postado Fevereiro 8, 2014 A ventoinha quando o ar do meu carro está ligado não fica ligado 100% não. Ela funciona, depois de um tempo para, por poucos segundos, mas para. E o ar nunca perdeu deu desempenho, sempre gelado. O que eu to vendo é uma diminuição do sistema de arrefecimento. Vou ficar de olho enquanto a isso. Citar
Posts Recomendados