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  1. Esse era o meu medo de desmontar a coluna de direção. Por isso que quando eu fiz, eu praticamente não tirei nada do lugar. Eu tinha receio, inclusive, de descalibrar o sensor de ângulo. Espero que o resultado dê positivo, depois desse trabalho.
  2. @Gustavo Silva, como estão as velas? Pois elas dão indícios de queima de óleo pelo motor. A ponta do escape também dá indícios. Se estiver oleosa por dentro, pode ser que o óleo está sendo queimado. Antes de abrir o motor, seria bom verificar a compressão dos cilindros para saber da saúde do motor. Assim terá uma informação a mais sobre a necessidade ou não de fazê-lo. Se o motor não faz ruídos metálicos e tem força, pode ser que ele esteja bom ainda. Outra coisa: vedadores de válvulas com problemas faz o motor consumir óleo. O detalhe é que quando é o vedador, o óleo queima na hora da partida e depois para. Grande chance de serem eles. Talvez valha a pena gastar em mão de obra para a troca dos vedadores, antes de mandar abrir o motor.
  3. Eu martelei em cima do eixo, perpendicular. Como se fosse um prego. A ideia é alterar o contato do "sem-fim" do pinhão. Só ajeitar o motor elétrico de forma que ele não atrapalhe que abre um espaço para martelar. Ah, esqueci de dizer para soltar a caixa de fusíveis que fica lá embaixo, só pra abrir mais espaço na hora de soltar o motor elétrico. O anel oring eu só alertei pois às vezes ele pode cair na hora de soltar o motor e corre-se o risco de não perceber e remontar sem ele. Essa imagem abaixo é o eixo sem o "coupling". É nele que deve-se martelar. E é ao redor dele que é bom jogar um silicone spray.
  4. Estas imagens da última postagem é do final da coluna de direção. Fica lá nos pedais. O que eu fiz neste local, foi afrouxar os parafusos torx apenas. Quando eu fiz isso, a carcaça do mecanismo elétrico se movimentou bem pouco ao mexer no volante. No meu caso, quando eu movimentava levemente o volante com o motor desligado, eu sentia um "calo". Quando a carcaça estava solta, a sensação do "calo" sumiu. Por isso que eu recomendei soltar esses parafusos no final da coluna de direção, pensando em testar. Só soltar esses parafusos e movimentar, não resolveu. O lugar onde eu marretei, foi no eixo pinhão do motor elétrico, que está em fotos anteriores, onde tem o vídeo de como se desmontar o acabamento inferior da coluna. Nas imagens, mostra a peça plástica preta (coupling). É só puxar a peça preta que ela sai, deixando exposto o eixo. Foi neste eixo que eu "marretei" com um pequeno martelo com a ponta de plástico. - Basicamente, use o vídeo de desmonte dos acabamentos inferiores. Ai com a parte aberta, você irá entender melhor e visualizar o que tem que ser desmontado. - Depois é soltar os conectores do módulo do motor que estarão à sua vista. - Após isso é soltar os 3 parafusos torx do motor elétrico (é a parte mais chata) e puxá-lo para cima. - Tire o "coupling" com a mão mesmo e o eixo estará lá para ser "martelado". - Se tiver disponível, compre uma lata de silicone em spray. E borrife bastante no eixo e no rolamento com o intuito do silicone "escorrer" pelo eixo e rolamento. - Depois disso, dê as pancadas no eixo, sem dó. Se não tiver um martelo com ponta/borda plástica, proteja o eixo para não danificá-lo. - Ai movimente volante de um lado para o outro de leve para sentir se mudou alguma coisa, caso sinta um "calo" ou algo parecido. Depois só montar tudo, tomando cuidado em não esquecer dos conectores elétricos e de manter o volante na mesma posição de desmontagem, só para facilitar o acoplamento do motor elétrico na carcaça. Lembrando que para encaixar o motor elétrico é preciso fazer uma pressão para baixo para se conseguir parafusá-lo. Pena que que não posso te ajudar com o mais imagens e vídeos, pois o carro não está em casa.
  5. Não foi trocado. É o original. Desde 0km faz este barulho. No começo me incomodava mais. Hoje, infelizmente já "acostumei".
  6. @Antonio marcos Ziemmer, o carro apresentou esses erros depois de algum procedimento mecânico ou foi do nada?? Trocou algo?? Já verificou a vedação dos cilindros? De repente, está vazando compressão e pode apresentar esses erros.
  7. @RICARDOQZ, minha experiência com o Mylink 2 me mostrou que ele aceita melhor pendrive de até 8gb. Eu usava um de 16gb e não deu certo. Fora isso, o pendrive pode ter problemas. É comum também.
  8. @Jordan Duarte, tenho um Prisma 17 e ele faz o mesmo barulho. Parece vibração de metal. Desde novo faz. Eu achava um absurdo carro novo ser tão barulhento, ainda mais que já tive várias experiências com esse motor GM FI e nenhum deles tinha esse barulho. Eu acredito que deve ser algo relacionado ao coletor tubular e o catalisador.
  9. @Conan, câmbio automático com problemas, normalmente dá trancos, trava em alguma marcha, apresenta sintomas de "patinação", entre outras coisas. Barulho de rolamento em câmbio automático, só se ele já teve problemas com lubrificação, o que não é comum no câmbio do Onix. Então, se o câmbio troca as marchas corretamente, sem trancos, e o óleo dele está em dia, eu diria que não há problemas nele (isso pelas informações dadas). Mas de qualquer forma, se há dúvidas ainda, eu consultaria mais profissionais do ramo (oficina especializada em transmissão automática) para ter mais uma opinião.
  10. @jjacob esse sopro é o chamado "blow-by", que é normal até certo ponto. Digo isso, pois se o volume do sopro for grande e se for acompanhado de óleo em excesso (fumaça), é sinal clássico de problemas de vedação dos anéis de pistão. Em condições normais, o motor sempre sopra um pouco. Veja se o sistema de ventilação do cárter (o tubo que sai da tampa do cabeçote/ressonador e que entra no tubo de admissão está livre. Às vezes, o fato acumular resíduos pode fazer com que aumente o fluxo de gases ao abrir a tampa do óleo.
  11. Normalmente se fala em troca de molas quando elas estão "cansadas". Os elos começam a se encostar e a altura do carro diminui principalmente quando se coloca carga no carro (5 pessoas + carga, por exemplo). Talvez não encontraram nenhum sinal evidente disso e por isso nenhum profissional comentou sobre a troca. Pelos sintomas que você relata, eu apostaria em amortecedores com carga baixa. Não sei a marca utilizada e nem se foi trocado há muito tempo, mas pode ser a fonte dos problemas, principalmente pelo fato de pular de forma excessiva. Pneus também influenciam bastante. Seja na medida, marca, e calibragem utilizada. Eu acredito que se fizer a troca das molas, o carro poderá ficar mais firme nas curvas, talvez diminuindo essa sensação de rolagem. Os isoladores das molas traseiras existem mais para evitar o atrito do elo de contato da mola com a base do eixo, o que causaria ruídos. Eles existem lá pelo ângulo de trabalho do eixo traseiro. Assim como aquelas mangueiras que se coloca nas pontas das molas dianteiras, elas diminuem a chance de rangidos.
  12. @jbln, sinceramente não sei lhe dizer. Digo isso pois eu tenho um Cruze 1.8 e o Prisma com o mesmo câmbio. O do Prisma, nunca deu nenhum problema. O do Cruze, tem uns sintomas de tranco bem esporádico ao engatar a Ré e ao acelerar forte, normalmente da 3ª para 4ª. Imagino eu que possa ser aquele problema clássico da mola trava, mas não estou muito animado para gastar abrindo o câmbio. Nunca tive nenhum problema de trancos parado. Já abriram o câmbio completo para verificar?
  13. @SP_Felipe, na dianteira não há isoladores nas molas. Nem nos elos da mola. Não sei qual é o problema que você está sentindo, mas a função básica das molas é sustentar o peso do carro. Só ela em si, não afeta tanto o conforto. O que mais influencia são as cargas dos amortecedores.
  14. @witter2021 procure as peças por esses códigos: Bomba de combustível do Onix: - 13523723 (diz no catálogo que serve em ambos 1.0 e 1.4) - 13510794 (apenas 1.4) - 13597395 (apenas 1.0) Já o kit refil da Bosch segue este código: - F000TE11B2 (Para modelos 1.4 - 3,8 BAR e 96 l/h) - F000TE189P (Para modelos 1.0 - 4,0 BAR e 105 l/h) Tem ainda o conjunto completo da Bomba Bosch: - 0580314579 (apenas para motor 1.0) O mais econômico é trocar somente o refil da bomba. As bombas completas são as mais caras.
  15. @HugoOyamada, nessas minhas idas e vindas, também vi que poderia ser algum rolamento da coluna superior. O que me fez imaginar que não era, foi simplesmente o fato de que um rolamento quando chega a travar, ele faz ruídos, o que não era o meu caso. Até tentei lubrificar o rolamento que fica logo atrás do "hard disk" do volante, mas não senti nenhuma diferença. Repito mais uma vez: depois que fiz o procedimento de desmontar o motor elétrico e simplesmente "marretar" o eixo, nunca mais o problema voltou. Hoje o volante do Prisma não trava mais. Sei que parece extremamente "amador" a solução, mas no meu caso solucionou. Por isso mesmo, gostaria que mais gente fizesse o mesmo pois se for isso mesmo, a solução pode ser mais simples do que a gente imagina. Hugo, faça mais um teste que eu também já fiz: Esse é mais fácil do que retirar o motor elétrico. No final da coluna de direção, onde tem os 2 pontos de ancoragem, já na região dos pedais, existem 4 parafusos tipo Torx. Deve ser na medida T45 ou T50, não me recordo. Eles fixam a parte final de ancoragem da coluna com a carcaça da coluna propriamente dita. Tem 2 parafusos de fácil acesso e 2 parafusos que tem o acesso mais complicado, pois ficam na parte superior da coluna. Se for o caso, é só soltar os parafusos que prendem o "garfo" final na carroceria. É simples. Apenas afrouxando os 4 parafusos Torx (sem retirá-los totalmente), ou pelo menos 3 deles, se você conseguir separar, nem que for de forma mínima a carcaça do "garfo" (pode forçar a movimentação da coluna - vai ser visível) e mexer no volante levemente de um lado para o outro, acredito que você poderá sentir que o "calo" que se sente na direção some. Isso com o motor desligado e sem assistência. Para fundamentar esse teste, a parte final da coluna (o que eu chamo de garfo) apoia o rolamento final da coluna. A engrenagem "coroa" fica fixado no eixo da coluna de direção. Ao deslocar o rolamento, a engrenagem coroa também se mexe. Logo, o contato do pinhão sem-fim que se conecta no motor elétrico se modifica em relação a coroa. Então se a sensação de calo no volante sumir, a causa é contato da engrenagem coroa e do pinhão sem-fim. Foi mais ou menos assim que cheguei às minhas conclusões no longo texto que escrevi em postagem anterior. Volto a dizer: sei que difícil acreditar no que eu fiz e nas minhas conclusões. Acho que quase ninguém acredita por ser simples demais e pelo trabalho de fazer sozinho ou pelo receio de estragar algo. Mas tente esse teste ai que descrevi, que é praticamente inofensivo e fácil de se fazer.