@Gustavo Davanço, eu estou passando pelo mesmo problema com um Prisma 17/18 e o sintoma é igual ao que você relatou. A direção fica levemente pesada em alguns momentos. É como se o motor elétrico da direção deixasse de atuar, "atrapalhando" a direção. É bem desconfortável usar o carro assim e digo que até afeta a segurança.
Eu também pesquisei e tem muitos relatos iguais, mas como os carros já saíram da garantia, ninguém leva na concessionária para eventual reclamação ou até mesmo para reparo. Tem gente que diz que o problema é o módulo de controle do motor elétrico da direção. Outros dizem que pode ser a caixa de direção. Outros dizem que mexer de um lado para o outro com o carro ligado resolve.
Eu mesmo, fui investigar por conta própria o que poderia ter acontecido: Primeiro verifiquei a bateria. Como ela era original e já está fazendo 5 anos, resolvi testá-la. A tensão na partida caía para menos de 10V... Resolvi trocar. Não resolveu. Tentei desmontar o motor elétrico da direção sem tirar a coluna. É bem apertado, mas até é possível desacoplar o motor, mas desisti para não piorar as coisas. Eu queria verificar o "coupling", que é aquela bucha de material mais maleável que une o motor elétrico ou conjunto redutor na coluna. Costuma dar problema causando ruídos ao movimentar o volante. Mas a minha teoria era que o desgaste da peça poderia causar uma pequena "folga" que atrapalharia o entendimento do módulo quando o volante é movimentado.
Depois, como eu estava com problemas de folga no terminal de direção direito, resolvi trocar em casa. O terminal estava ruim e as barras axiais e terminal esquerdo, ok. Troquei o par e levei na concessionária para fazer o alinhamento.
Ao levar na concessionária, conversei com o mecânico que estava lá. Ele comentou que nos modelos novos (a partir de 2021), o problema era configuração do módulo de direção e que nos modelos antigos não há como mexer em configuração alguma e que não sabia de relatos de problemas. Ele chegou a plugar o scanner para ver se havia algum erro gravado: Não havia. Verificou se havia alguma atualização: Já era o mais atual. Falou que reinicializou a central e era para observar se mudava algo: Não mudou nada. Ao menos, com tudo isso, o alinhamento ficou perfeito e os barulhos na dianteira do carro pararam.
Não satisfeito, resolvi dar uma olhada no aterramento do cabo massa da bateria. Não tinha nada a perder e isso não me custava nada. Retirei a bateria e soltei a base dela. Soltei os parafusos do cabo massa e joguei um limpa contato. Mexi em 2 pontos de aterramento logo abaixo da bateria. Apertei tudo de novo e montei. Depois disso tudo, parece que a direção "acalmou". Das vezes que andei como o carro, parece que voltou ao normal. Se foi sorte ou coincidência não sei. Mas vou continuar monitorando.