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Gostaria de compartilhar mais um capítulo da história dos travamentos na direção. Da mesma forma, gostaria também que alguém com o mesmo problema, pudesse fazer a mesma coisa que eu fiz, para ver se melhora o problema. Desde o último desmonte do motor (fiz algumas vezes mais) fiquei mais empenhado em tentar mexer no sistema a fim de entender o que poderia causar o travamento do pinhão do motor elétrico. Vou dizer que pesquisei bastante e achei algumas coisas interessantes, embora nada em português, mas que me ajudou a esclarecer como funciona o sistema de assistência elétrica na coluna de direção. Algumas informações básicas: - O sistema é chamado de EPS em inglês (electric power steering) ou C-EPS que é o caso da assistência na coluna. - O sistema é baseado em um eixo sem-fim metálico e uma roda dentada, provavelmente de nylon. É chamada de Worm Shaft e Worm Wheel. Elas são lubrificadas com graxa, que inclusive tem especificação própria. - O motor elétrico é do tipo "brushless", sem escovas e se acopla no eixo por uma peça chamada "coupling", que é aquela peça plástica. - O eixo sem fim é apoiado em 2 rolamentos e no rolamento inferior, existe um mecanismo com uma mola chamado de Anti-Rattle Spring (ARS). É um mecanismo compensador, uma vez que toda as forças oriundas das rodas (vibrações, trancos, etc.) são transmitidas para a coluna de direção e para proteger o eixo sem fim e a roda de nylon, este mecanismo altera o ângulo do eixo e o contato entre estas duas peças. O meu primeiro pensamento foi: onde é que se regula o contato do eixo sem fim com a roda dentada?? Não existe! Quem regula o contato entre as peças é a mola do ARS. No Onix, o sistema ARS é bem simples. Olhando de baixo para cima, dá para ver uma chapa preta com um parafuso na ponta e a outra extremidade apontando para um orifício na carcaça. Aquilo lá modifica a angulação do eixo conforme o sistema trabalha. Na minha lógica, as causas dos travamentos eram: - Rolamento engripado - Falta de lubrificação entre as engrenagens - Alinhamento entre os dentes das engrenagens fora do ideal . Normalmente por desgaste natural do sistema. Pesquisei e achei este artigo científico (em inglês) que fala que um dos problemas do sistema de C-EPS, está relacionado a alguns sintomas desagradáveis causados pelo contato entre as engrenagens. https://ms.copernicus.org/articles/9/201/2018/ms-9-201-2018.html Kim, S. H.: Worm gear efficiency model considering misalignment in electric power steering systems, Mech. Sci., 9, 201–210, https://doi.org/10.5194/ms-9-201-2018, 2018. Ao ler o artigo, ficou mais claro para mim, que o problema principal nem está nos rolamentos e sim no contato entre os dentes das engrenagens, que devido ao uso, promove um desgaste ou falha de lubrificação que altera a dinâmica, levando ao travamento do movimento. Com estas informações, comecei novos testes. Primeiramente tentei soltar o parafuso que prende a chapa do ARS. Soltei e nada aconteceu. O segundo teste foi tentar soltar a porção inferior da carcaça (parte final, onde a coluna se fixa. Quase nos pedais). A tarefa não pode ser concluída pois são 4 parafusos e os 2 superiores ficam inacessíveis pelo suporte. Mas soltei os 2 inferiores e para a minha surpresa, senti que o volante não estava prendendo ao movimento e a carcaça se mexia muito levemente. Foi o sinal que eu precisava para entender que o problema realmente é no contato entre as engrenagens: o movimento mudava o ângulo de contato e o problema sumia. Depois deste momento, eu estava disposto a soltar o anel trava que prende o pinhão pra tentar sacá-lo e assim tentar lubrificar. Tenho o alicate, inclusive, mas a posição do anel não permitiu que eu conseguisse soltar com segurança com a coluna montada. Ou seja, missão cancelada, a princípio. Vou estudar mais e ver se consigo êxito. Como não consegui sacar o eixo, tive a ideia de ao menos tentar alterar a posição do eixo. Como? Com um martelo. Peguei um pequeno martelo com cabeça plástica (para não machucar o acoplamento), tirei o “coupling” e bati sem dó no eixo. Para a minha surpresa, ao movimentar o eixo com as mãos, o movimento ficou mais fluido. Sem calos ou travamentos. A princípio, não acreditei em melhoras. Para melhorar ainda mais, peguei um secador de cabelo potente e aqueci a região do eixo por uns 2 minutos, imaginando que a lubrificação poderia se mover, tanto do eixo quanto dos rolamentos. Esperei esfriar a carcaça um pouco, remontei tudo e liguei o carro: o sistema ficou melhor já parado, mas faltava testar em rodovia. E para felicidade geral, o travamento praticamente sumiu. Quase não acreditei quando estava na rodovia que aquela sensação de travamento havia desaparecido, embora ainda sentisse que o movimento para a direita ainda era pior que o para a esquerda. Tenho a noção que a solução definitiva é desmontar, revisar e lubrificar o sistema. Concluindo a história toda: o problema está no contato entre as engrenagens. Se é por desgaste do nylon ou por desalinhamento do eixo ou por falta de lubrificação, eu não saberia dizer ainda. Mas ao menos, elimina a desconfiança que o problema vem de outros componentes da direção. Por isso, eu sugiro que todos que tenham o problema, tentem desmontar o painel inferior, solte o motor elétrico e tente “martelar” o eixo para ver se muda alguma coisa. Se tiver as ferramentas, tentem fazer e digam se mudou algo ou não. Desculpem o longo texto, mas espero que as informações ajudem a todos. Obs: ainda estou testando o carro e até agora a direção está ok. Se voltar o problema, volto a relatar aqui.1 point
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Hola amigos de Brasil ! me informaron desde Colombia (yo estoy en Uruguay) que ya esta disponible la actualización que soluciona el problema de Android auto inalámbrico (03/08/2023). La semana pasada lleve mi onix premier 2022 a la concesionaria y luego de eso realice pruebas mas de una semana (fui el primero en hacer esta prueba en Uruguay, la prueba se realizo tambin en Colombia y dio correcta) y yo doy como solucionado el problema!!!! luego de esperar mas de un año y 8 meses de sufrir peleas con la concesionaria, mails, llamadas telefónicas, enojos, etc, etc..... decidí hace 5 meses enviar un mail al CEO de Chevrolet comentando lo que estaba aconteciendo y que Chevrolet no nos ayudaba en este problema!! este señor nunca contestó mi mail!! pero a los dos días me llamo por teléfono la jefa de reclamos post venta Sudamérica y a partir de ahí comenzó las pruebas y Chevrolet comenzó a contestar y vi que realmente se harían cargo del problema. Espero que mi insistencia con mucha paciencia de tanto tiempo (no significa que fui el salvador de este problema) pero creo que di un gran apoyo para que solucionen este problema realizando diferentes pruebas ya que trabajo en telecomunicaciones, electrónica automotriz!! Espero haya ayudado a todo el mundo con mi pequeño aporte!!! ahora estoy contento, funciona muy bien Esta solución tener en cuenta que es solo para los modelos onix Tracker que tienen wifi y bluetooth embarcado Recordarles que hay que llevar el carro a la concesionaria porque la actualización se hace en el taller de la concesionaria y no es remota desde el menú de la pantalla, abrazo grande!!1 point