Quadro de Líderes
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Vamos a mais um relato. Nestes últimos dias a direção estava extremamente desconfortável. Foquei na coluna de direção quanto a lubrificação. Peguei uma pequena seringa de 3ml com agulha e enchi de óleo de motor 5W30 semissintético que tinha de sobra. Retirei a capa/cobertura que fica atrás do volante. Na parte inferior é possível ver um rolamento e lá apliquei um pouco de óleo. Na parte inferior, já na saída do motor elétrico perto do assoalho, também dá para visualizar um rolamento. Apliquei também. Fora isso, tem um furo na carcaça do sistema de direção elétrica. Dá para visualizar olhando dos pedais para cima. Apliquei silicone spray lá dentro do furo. Depois disso fui testar o carro e para minha decepção, nada funcionou. Nem ao menos amenizou. Isso já me mostrou que o rolamento da parte superior da coluna não representa ser o causador do problema. Testei pois vi vídeos na internet em que relatavam que haveria a possibilidade do problema ser neste "acoplamento" ou "canote". Depois desta "frustração", fui ver mais vídeos sobre o problema. Um comentário me chamou a atenção e dizia que o problema normalmente está no rolamento principal do pinhão do motor elétrico. Seria o eixo que se acopla ao motor elétrico ao eixo da coluna de direção, transmitindo todo o torque do motor. Eu sou meio desconfiado, pois dificilmente um rolamento que não trabalha constantemente dá problemas de engripamento. Mas no meu caso, ao girar o volante dava para ouvir um ruído de "rolamento seco", mas bem sutil. Como isso em mente já estava procurando uma oficina para mexer na coluna de direção, mas antes disso resolvi testar uma última coisa: tentar lubrificar este rolamento superior do pinhão. O que me animou a tentar fazer o serviço em casa, foram 2 vídeos: Este me mostrou que desmontando a parte inferior do acabamento, sobrava espaço para manusear as ferramentas para abrir o motor elétrico. O outro foi este: Para quem não sabe, o sistema do Jeep Compass e Renegade e Fiat Toro são semelhantes ao do Onix. São fabricados pela ZF TRW e basicamente utiliza o mesmo sistema motriz. Este vídeo da Renegade, pude visualizar mais ou menos como era a base do acoplamento do motor e o próprio rolamento e pinhão. Com estas poucas informações, desmontei o painel inferior e saquei o motor elétrico da direção sem desmontar praticamente nada. Apenas soltando o chicote de alimentação da coluna elétrica e a caixa de fusível para abrir mais espaço. Para soltar o motor da carcaça, são 3 parafusos Torx T25. Para soltar os acabamentos, 3 parafusos Torx T20. É meio chato retirar os parafusos do motor elétrico com tudo montado pela posição, mas não é impossível. Uma dica é soltar os parafusos aos poucos, pois existe uma mola no centro do eixo que empurra o motor. Se conseguir prender o motor na carcaça com uma cinta, antes de soltar os parafusos, talvez seja melhor pois a pressão desta mola dificulta a soltura. Ferramentas: Eu tenho uma chave catraca e este tipo de Torx. Isso para facilitar. Se não tiver, qualquer chave Torx que caiba no local, serve. Os parafusos do motor não necessitam de muito torque para soltar. Na seringa, coloquei óleo de câmbio 80W90 GL3. Optei por um óleo mais grosso, pois o ideal era engraxar. Mas para soltar a capa do rolamento, só desmontando tudo. Usei apenas 1ml de óleo. Visão do motor elétrico por baixo. Desconectei este plug da foto e o inferior que se conecta no módulo. Só para evitar possíveis acidentes elétricos. Motor já solto. Note a presença de um oring. Cuidado para não deixar cair. Visão do acoplamento junto com o rolamento. Não retirei nada do lugar e nem mexi no volante ou no motor elétrico. Resista a tentação de virar o volante para não perder a referência do encaixe ou do sensor de ângulo. Primeira coisa que fiz foi borrifar o silicone spray no centro e nas bordas do rolamento. Não lubrifiquei nada no motor elétrico. Depois apliquei o óleo nas bordas da capa do rolamento (onde está escrito CHINA e o código do rolamento) e no centro, esperando o rolamento "absorver" o óleo e não deixar escorrer. Fui aplicando onde o espaço permitia. Tomei cuidado em não sujar a bucha do acoplamento. No fim, o óleo deve ter escorrido para dentro do rolamento e do eixo. Deixei tudo limpo e montei tudo novamente. Na hora de montar, como a mola empurra o motor do encaixe, é bom usar uma cinta para fixar ou com as mãos, "empurrar" o motor em direção a carcaça e apertar os parafusos com uma das mãos. Cuidado pois a rosca dos parafusos é fina e o risco de espanar existe. Depois de tudo montado, apertado e conectado, liguei a ignição e o motor, rezando para que não aparecesse nada no painel. Felizmente nada de errado aconteceu. Para finalizar, girei o volante algumas vezes. Notei que aquele ruído de rolamento seco sumiu. Ou seja, acredito que vinha do rolamento do pinhão. Sai com o carro para teste e aparentemente melhorou o sintoma de travamento. Fico na dúvida se é por conta da lubrificação ou se é por desconectar o módulo. Não posso dizer ainda se resolveu o problema ou não pois ainda vou rodar mais com o carro em velocidade mais alta (rodei só em avenidas a 50km/h) e se o sintoma sumir ou melhorar eu volto para mais um relato.1 point