Quadro de Líderes

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  1. Pela lógica sim. O mais importante é ter óleo circulando, ou seja, que haja óleo sendo sugado pela bomba e sendo jogado para a parte de cima do motor. Como o pescador, que é onde o óleo é sugado, fica bem baixo no cárter, então daria para funcionar o motor com pouco óleo. Mas este "sem problemas" não quer dizer que daria para rodar com o carro. Eu digo apenas que o motor funcionaria. O óleo também tem função de arrefecimento do motor. Com pouco óleo, ele se aqueceria mais que o normal e se degradaria rapidamente. Além do mais, se rodar com o carro, possíveis inclinações, pode fazer o óleo "fugir" do pescador, o que seria fatal para a saúde do motor. Quanto a vareta, já vi carro que não chega no "máx" nunca, mesmo colocando a quantidade exata (que é o caso dos motores 1.6 EA-111 da Volkswagen - sempre ficam na metade ou pouco acima do intervalo da vareta). Então nem sempre é preciso a quantidade de óleo medida pela vareta.
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  2. Então pode ser que esqueceram de colocar 1/2 litro de óleo, achando que iriam trocar apenas o óleo do motor. Veja na nota fiscal anterior se foi isso mesmo ou não. A vareta de óleo marca de ponta a ponta a diferença de 1 litro (do máx para o min). Se está na metade, então possivelmente está faltando 500 ml de óleo. Agora se não for nenhuma dessas hipóteses, ou está vazando óleo, ou o motor está consumindo óleo.
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  3. @fabricio8800, trocou apenas o óleo, sem filtro?? Vareta verificada com o motor frio?? Porque se foi isso, quando se troca apenas o óleo, metade que fica no filtro também escorre, mas não recolocam. O certo seriam 3,25 litros e não apenas 3 litros. Esses 250 ml podem ser a parte faltante até chegar no nível máximo da vareta. Nada grave, mas o certo é repor.
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