@Sekiya
Muito boa as considerações. Eu havia até pensado em escrever sobre o freio motor (que "tampa" o escapamento) dos ônibus antigos... Lembro-me do barulho que fazia qdo o motorista acionava esse freio (Lembro-me de ver um "botão" acionado pelo pé que ficava no assoalho).
Sobre o fato de haver ou não a explosão na câmara, volta à minha questão com relação ao cutoff. Uma mistura pobre pode sim gerar uma combustão mas sem "força" para provocar uma expansão de forma eficiente. Entretanto gera gás suficiente para deixar o motor mais solto, o que é diferente de 100% em cutoff. Como ainda tenho o Prisma antigo (MAX, 2008), consigo perceber essa diferença entre o cutoff (que eu sei que o antigo faz, pois o tempo de injeção vai pra 0 - nenhum combustível injetado) com o não cutoff do meu Prisma atual.
Mas quero deixar claro que estou muito satisfeito com o carro: sem muito "esforço" em otimizar o consumo (leia-se rodar em velocidades mais baixas), o rendimento que consegui foi de 17km/l. Um rendimento bem respeitoso! No Prisma antigo, o máximo que cheguei a conseguir, no mesmo trecho de 1400km, andando com velociade média mais baixa, foi de aprox 15.5 a 16km/l.
Vamos ver onde chegamos...
Obrigado pelas considerações!
DQ