Cácio, na minha opinião, podem ser 2 coisas:
- Calibrador de ar do posto/borracharia descalibrado: É muito comum isso acontecer, pois o posto nem sempre mantém uma rotina de manutenção para estes itens que oferecem gratuitamente. Assim, se você colocar 35 lb, pode ser que haja menos ou mais que isso.
- Calibração com pneus quentes: Cansei de ver gente no posto calibrando os pneus com eles quentes. Aí a pessoa coloca 35 lb (por exemplo) no painel do aparelho e quando conecta a mangueira, o pneu esvazia ao invés de encher. Pior que deixa assim mesmo e vai embora. Claro que se este mesmo pneu tinha 35 lb quando frio, agora vai ter menos, pois esvaziou.
Minha dica pessoal é:
- Se calibrar com pneus quentes (carro rodou mais de 5km, uso de freio a ponto de aquecer a roda) ou temperatura ambiente muito elevada, coloque de 3 a 4 lb a mais que o recomendado. No caso, se for desejado 35 lb, coloque de 38 a 39 lb.
- Prestar atenção no ruído que faz o aparelho. Dá para notar quando ele enche e quando ele esvazia. Note que ao conectar o bico da mangueira no pneu, o calibrador informa no momento, o valor de pressão atual. Assim, se ele esvaziar ao conectar no pneu, coloque mais pressão no aparelho, mesmo que isso supere o valor recomendado. Ou seja, ao calibrar, sempre coloque mais pressão e nunca esvazie, afinal, se você foi lá calibrar é porque o pneu já estava mais baixo que o ideal.