Recebi a temida carta da GM me orientando a levar o carro na concessionária pois seria "eventualmente" necessário trocar as travas das válvulas. Como são 2 válvulas por cilindro, são 8 travas. Como as travas de cada válvula são duas pecinhas, são então 16 pecinhas para serem trocadas. Liguei hoje, segunda-feira na Nova da Rua Luis Góis e a moça do atendimento não me escondeu nada: me pediu o número do chassis e disse que realmente seria necessário fazer a troca das travas. Ela apenas avisou que seria necessário levar o carro na css para, após verificado se haviam as travas no estoque, fazer a troca das travas. Só fiquei chateado de ter que abrir um motor novinho... Mas paciência, melhor trocar que ferrar o motor. Cheguei lá no mesmo dia, e o mecânico me avisou que só poderia abrir a tampa do cabeçote com o motor frio. Ponto para a concessionária. Voltei então umas três horas depois e o mecânico estava começando o procedimento de troca, o qual acompanhei todo. Neste procedimento o mecânico usa uma peça para levantar as válvulas, soltar os tuchos para fora e levantar as válvulas para soltar as travas (duas pecinhas por válvula). Depois de encaixadas no lugar ele empurra as válvulas para baixo, e como as travas entram no encaixe do bloco, é sinal de que está trocada ok. Para os que estão assustados como eu estava, não é necessário abrir o bloco. Somente se abre a tampa do cabeçote. Óbvio que fica o cagaço , pois se abre o motor. Mas o procedimento foi rápido e não foi tão agressivo como eu pensei que fosse. Agora é ficar de olho no motor e andar na maciota por um tempo até estas benditas peças se acomodarem bem no lugar.