Pessoal,
Cuidados ao trocar o conjunto roda/pneu do carro. 1º Offset
A troca das rodas originais por esportivas é uma modificação muito freqüente, mas que pode trazer problemas à segurança se efetuada sem critérios. É preciso manter a especificação de fábrica para o offset ou profundidade de montagem, medida que costuma vir gravada nas rodas com as siglas ET ou PF, sob risco de eliminar o raio negativo de rolagem. Ao substituir as rodas deve-se preservar o offset original para não comprometer o raio negativo de rolagem
Raio negativo de rolagem é uma característica de projeto da suspensão e direção que pode facilitar em muito o controle do carro em certas situações críticas. É o que ocorre quando a atuação dos freios é desigual, quando se freia sobre pisos de diferentes coeficientes de atrito (duas rodas no asfalto e duas no acostamento de terra, por exemplo) ou, ainda, quando um pneu dianteiro perde subitamente a pressão. O raio negativo auto-estabiliza o veículo, anulando a força que o levaria a girar em torno de uma das rodas dianteiras, sem que o motorista precise intervir no volante ou mesmo perceba sua atuação.
Introduzida no Brasil pelo Passat, em 1974, essa especificação está presente na maioria dos carros atuais. No entanto, uma alteração discreta no offset, como 10 mm, pode já ser suficiente para eliminar o raio negativo. As reações de direção não mais serão as mesmas, pode aumentar muito o esforço para esterçar o carro e surgir tendência ao esterçamento em curvas e frenagens. Em caso de falha hidráulica num dos circuitos de freio (em geral dispostos em diagonal se o raio é negativo), a puxada na direção exigirá correção pelo motorista, dificultando o controle do carro.
Será que o ganho em estética proporcionado pelas rodas de offset incorreto terá valido a pena? 2º Perímetro do conjunto
A troca, por exemplo, de um pneu 185/65 15" por um 205/65 16" altera o perímetro total em 12,7%. Ao marcar 1000km seu carro, na verdade, percorreu 1127km! A 100km/h você estará a 112,7km/h. O computador de bordo ficaria "maluco".
Não se aconselha alterar o perímetro total em mais de 2%. 3º Aceleração, Ruído, Consumo, Aguaplanagem
Aumentar a largura do pneu:
1. Aumenta o consumo de combustível
2. Aumenta o nível de ruído
3. Aumenta o risco de aguaplanagem
4. Diminui a aceleração (mais notável em carros 1.0)
5. Diminui o conforto
5. Aumenta a estabilidade em curvas
"Baixar" o perfil:
1. Diminui o conforto
2. Aumenta o risco de danos à roda
3. Deixa o carro mais bonito (quase sempre)
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Se alguém tiver dúvida sobre a largura/perfil do conjunto segue em anexo uma planilha para calcular:
Preencha a linha amarela com os seguintes dados: Largura, Perfil e Aro. O resultado estará no campo Perímetro. Esse valor deve estar entre:
1892 e 1969 se for 1.0
1913 e 1992 se for 1.4
Eu não sei se o 1.0 e o 1.4 são diferentes. Me baseie nos pneus originais de cada um. Pode ser que as margens de segurança sejam ainda menores.
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Dúvidas, Sugestões, Correções, Críticas ... postem aí. Offset do Onix: ET49.
fontes: http://bestcars.uol.com.br/ct-rodas2.htm http://bestcars.uol.com.br/ct/pneu4.htm http://bestcars.uol.com.br/cons-rai.htm http://ttmax.zikforum.com/t75-pneus-media http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/roda-liga-ou-aco-418059.shtml
http://www.pneusfacil.com.br/rodas.php
roda x pneu.xls