Problema na Vareta de Óleo


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Boa tarde pessoal,

ontem, levei meu Onix 1.4 LT na concessionária para fazer a troca de óleo dos 5 Mil km. Peguei o carro, cheguei em casa, deixei parado por 1 hora para então medir e ver se o nível de óleo na vareta estava correto. Fiz 4 medições, e todas apresentaram o nível do óleo abaixo do mínimo. Liguei para o Mecânico responsável pela troca na concessionária, e fui informado por ele, que todos os Onix estão com um problema na vareta de óleo e que por consequência, não marcam corretamente o nível de óleo presente no cárter.

Segundo ele, a Chevrolet está verificando o que será feito para a correção do problema e então será enviado uma carta para os proprietários, informando o procedimento a ser seguido.

Alguém teve essa informação passada também?

Achei muito estranho, uma ferramenta tão importante com problema e ainda sem solução!

Obs: Concessionária de Campinas-SP

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[ O meu também, desde o primeiro dia que eu comprei está ok.

Vou ate verificar com mais frequência para prestar atenção nisso.

Meu amigo, quanto pagou na troca do óleo e do filtro? ]

Engraçado que quando peguei o carro, sempre marcou no meio certinho!

Agora depois que fiz a primeira troca o Mecânico veio com essa..

Paguei R$ 176,00 Filtro + Óleo! (Sintético)


[ O meu está marcando corretamente. Quem for fazer revisão por agora, dá uma confirmada nisso com os mecânicos... talvez outra css não fale nada disso. ]

Todos que efetuarem a troca, por favor, perguntem aos mecânicos para ver se é verdade ou é jeito de não admitir que errou na quantidade. =/

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  • 5 anos depois...

Observei que o nível de óleo mesmo quando recém trocado não esta sendo mostrado corretamente na vareta, a marcação fica pela metade aproximadamente e faz somente algumas marcas na parte superior do medidor, a última troca fiz na concessionária. Alguém mais já observou isso?

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@fabricio8800, trocou apenas o óleo, sem filtro?? Vareta verificada com o motor frio??

Porque se foi isso, quando se troca apenas o óleo, metade que fica no filtro também escorre, mas não recolocam. O certo seriam 3,25 litros e não apenas 3 litros. Esses 250 ml podem ser a parte faltante até chegar no nível máximo da vareta. Nada grave, mas o certo é repor.

  • Obrigado 1
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3 horas atrás, Sekiya disse:

@fabricio8800, trocou apenas o óleo, sem filtro?? Vareta verificada com o motor frio??

Porque se foi isso, quando se troca apenas o óleo, metade que fica no filtro também escorre, mas não recolocam. O certo seriam 3,25 litros e não apenas 3 litros. Esses 250 ml podem ser a parte faltante até chegar no nível máximo da vareta. Nada grave, mas o certo é repor.

Troquei o filtro também e verifiquei com o motor frio.

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Então pode ser que esqueceram de colocar 1/2 litro de óleo, achando que iriam trocar apenas o óleo do motor. Veja na nota fiscal anterior se foi isso mesmo ou não.

A vareta de óleo marca de ponta a ponta a diferença de 1 litro (do máx para o min). Se está na metade, então possivelmente está faltando 500 ml de óleo.

Agora se não for nenhuma dessas hipóteses, ou está vazando óleo, ou o motor está consumindo óleo.

  • Obrigado 1
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11 horas atrás, Sekiya disse:

Então pode ser que esqueceram de colocar 1/2 litro de óleo, achando que iriam trocar apenas o óleo do motor. Veja na nota fiscal anterior se foi isso mesmo ou não.

A vareta de óleo marca de ponta a ponta a diferença de 1 litro (do máx para o min). Se está na metade, então possivelmente está faltando 500 ml de óleo.

Agora se não for nenhuma dessas hipóteses, ou está vazando óleo, ou o motor está consumindo óleo.

Na nota fiscal consta 3,5 litros. Não sabia dessa informação que a vareta só media 1 litro, considerando isso a quantidade mínima de óleo para que o Onix funcione sem problemas são 2,5 litros?

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Pela lógica sim. O mais importante é ter óleo circulando, ou seja, que haja óleo sendo sugado pela bomba e sendo jogado para a parte de cima do motor. Como o pescador, que é onde o óleo é sugado, fica bem baixo no cárter, então daria para funcionar o motor com pouco óleo.
 
Mas este "sem problemas" não quer dizer que daria para rodar com o carro. Eu digo apenas que o motor funcionaria.
O óleo também tem função de arrefecimento do motor. Com pouco óleo, ele se aqueceria mais que o normal e se degradaria rapidamente. Além do mais, se rodar com o carro, possíveis inclinações, pode fazer o óleo "fugir" do pescador, o que seria fatal para a saúde do motor.

Quanto a vareta, já vi carro que não chega no "máx" nunca, mesmo colocando a quantidade exata (que é o caso dos motores 1.6 EA-111 da Volkswagen - sempre ficam na metade ou pouco acima do intervalo da vareta). Então nem sempre é preciso a quantidade de óleo medida pela vareta.

  • Obrigado 1
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