Troca de óleo nos 5.000 KM


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Em 01/02/2018 at 17:26, zancan disse:

Galera, boa tarde! 
Comecei a ler os comentários la no início, em 2013, e vi geral falando sobre uma folha lá no manual que tem desconto na primeira troca de óleo, fui conferir e a minha TAMBÉM já veio da concessionária destacada. Alguém tem alguma explicação pra isso?

A minha eu pedi na entrega do carro, ela é tipo um cartão fidelidade que ganha uma troca, no outro onix levei as notas fiscais das trocas e forcei a barra pra trocarem, dessa vez como não quero stress pedi o cartão.

 

Lendo os comentários vejo o pessoal falando de marca A ou B para a troca de óleo e nesse maravilhoso mundo da mecânica e especificações técnicas, já mergulhei com força, detalhes, e tudo mais.

Eu usava óleo de caminhão 15w40 no meu corsa mpfi, trocava com 5.000 km, e o melhor de tudo era que a troca custava metade do valor se fosse comprar um óleo para carro. Sem falar que a qualidade do óleo para caminhões e extra pesado são bem melhores, trocava com 5.000 km e ele saia bem limpo, e meu mecânico ainda usava no carro dele por um bom tempo. Na verdade ele trocava o óleo do carro dele quando eu trocava o meu.

Hoje com os óleos mais modernos 0w30, 5w30, 5w40, 0w20 devemos nos atentar aos aditivos e compostos deles, tanto é que marcas xing ling de óleos não possuem essas "graduações" de óleos. Lembro que nessas pesquisas por melhor óleo, uma vez comparei as especificações de varias fabricas que forneciam óleos originais das montadoras  e os ACdelco e Motorcraft (Ford) eram da mesma fabrica porem embalados para cada montadora, com um detalhe o motorcraft era R$ 5,00 mais barato. E o óleo com melhores especificações eram os Elaion (VW) e raros de achar.

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  • 1 mês depois...

Olá pessoal, 

Levei meu Onix hoje para resolver o bendito problema de 2 bips do alarme após 10s depois de ativar o alarme e aproveitei e troquei o óleo (tava com 5212 km);

Paguei 180,00 na Jorlan SIA - Brasília ( disse que era promoção).

O que estranhei e está me incomodando é o fato de usarem: 3 litros de óleo Dexos 1 (OK) + 500ML de um óleo esquisito de nome IMPERIO - IMP MOTORS - CONCENTRADO, perguntei do que se tratava e disseram que era um óleo de tratamento! Não achei referência nenhuma disso na internet.

Segue fotos em anexo e aguardo uma ajuda / esclarecimento dos amigos entendidos daqui.

Imperio1.jpg

Imperio2.jpg

Troca_de_Oleo.jpg

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2 horas atrás, joseodf disse:

Troca_de_Oleo.jpg

Estranho este código do vedador do bujão do cárter, já que o o-ring tem código 90529145.

Quanto ao aditivo, acredito que mal não fará, mas pelo valor, está na cara que a concessionária tirou proveito dos 500ml. Era só ter cobrado 4 litros e ter te devolvido o restante de óleo.

Editado por Sekiya
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11 horas atrás, joseodf disse:

Olá pessoal, 

Levei meu Onix hoje para resolver o bendito problema de 2 bips do alarme após 10s depois de ativar o alarme e aproveitei e troquei o óleo (tava com 5212 km);

Paguei 180,00 na Jorlan SIA - Brasília ( disse que era promoção).

O que estranhei e está me incomodando é o fato de usarem: 3 litros de óleo Dexos 1 (OK) + 500ML de um óleo esquisito de nome IMPERIO - IMP MOTORS - CONCENTRADO, perguntei do que se tratava e disseram que era um óleo de tratamento! Não achei referência nenhuma disso na internet.

Segue fotos em anexo e aguardo uma ajuda / esclarecimento dos amigos entendidos daqui.

Imperio1.jpg

Imperio2.jpg

Troca_de_Oleo.jpg

se não me engano na primeira ou segunda troca de óleo a CSS colocou uma coisa assim, não era igual.

Questionei sobre isso e ele falou que se tratava de um produto para limpeza ( limpar motor novo!!!!!?????) tipo o Flush.

Só desta vez foi colocado pois quando vi já estava colocando, nas outras trocas, exigi a não colocação, sendo adicionado mais 0,5lt de óleo  ao invés desta "Coisa"....

Abs. 

Editado por Mano
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Eu não deixaria acrescentar nada na troca de óleo que não fosse estipulado no manual. Se O fabricante fala que é 3,5 litros de óleo é isso que tem que entrar no motor, No manual não fala nada de colocar "aditivos". Eu iria na CSS e pedia pra corrigir isso.

Achei o site da empresa http://imperiodooleomt.com.br/site/ porém não achei informação nenhuma sobre esse produto.

Isso parece um xing ling de militec, mas como não achei informações não da pra afirmar com certeza.

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21 horas atrás, joseodf disse:

O que estranhei e está me incomodando é o fato de usarem: 3 litros de óleo Dexos 1 (OK) + 500ML de um óleo esquisito de nome IMPERIO - IMP MOTORS - CONCENTRADO, perguntei do que se tratava e disseram que era um óleo de tratamento! Não achei referência nenhuma disso na internet.

Consultando pelo código de barras e pelo CNPJ que está um pouco ilegível na imagem, trata-se de um produto feito pela Radnaq Automotive ( http://radnaq.com.br/ ) , e o produto é o Radmotor Treatment ou Motor Treatment.

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Vixe, agora fiquei preocupado, quando vi o produto percebi que era muito grosso, parecia uma garapa que o mecanico teve que espremer pra sair. 

Agora o que faço? Aguardando conselhos. 

 

13 horas atrás, Mano disse:

se não me engano na primeira ou segunda troca de óleo a CSS colocou uma coisa assim, não era igual.

Questionei sobre isso e ele falou que se tratava de um produto para limpeza ( limpar motor novo!!!!!?????) tipo o Flush.

Só desta vez foi colocado pois quando vi já estava colocando, nas outras trocas, exigi a não colocação, sendo adicionado mais 0,5lt de óleo  ao invés desta "Coisa"....

Abs. 

Não achei nem sequer preço pra saber e comparar,  mas tá ficando óbvio que os 180,00 não foi promoção alguma.

Poxa, a Jorlan que é tão conceituada em Brasília fazendo isso?

Será?

Será que é cedo demais para julgar? 

 

22 horas atrás, Sekiya disse:

Estranho este código do vedador do bujão do cárter, já que o o-ring tem código 90529145.

Quanto ao aditivo, acredito que mal não fará, mas pelo valor, está na cara que a concessionária tirou proveito dos 500ml. Era só ter cobrado 4 litros e ter te devolvido o restante de óleo.

Não sei se o selo mudou pois o meu é o Onix LT 1.0 2018.

Poxa, tô preocupado com o carro, pode ser impressão por causa do óleo mas fiquei achando agora o carro amarrado. 

Aff, só me faltava essa. 

Editado por joseodf
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É bem provável que a sensação do carro amarrado é psicológica, afinal, você já ficou com um "pé atrás" com o produto. O fato dele ser grosso (viscoso), também não afetaria drasticamente o motor, a não ser que colocassem óleo 20W50 ou mais viscoso. São 500ml e 3 litros litros de óleo e a mistura não causaria perda de potência significativa.

Não fique tão preocupado, porque o produto não é nenhum solvente corrosivo, ou algo do tipo. Pela descrição, parece um tipo de Militec de baixo custo. Vai usando o carro normalmente e na próxima troca, troque o filtro junto e somente o óleo 0W20.

Quanto ao vedador, o código da nota é de uma arruela de metal usada em outros carros da linha GM. O usado no Onix (todos) é um anel o-ring de borracha (e bem $$ por sinal). Se colocaram a arruela de metal e não está vazando, então ok!. Mas na próxima troca fique atento e procure utilizar o correto.

Editado por Sekiya
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Boa tarde, galera!!

Tô com uma dúvida em relação à troca de óleo do meu Onix Act 17/18

A CSS tá me puxando para trocar com 5 mil km ou 6 meses que, de acordo com o manual,  nesse formato de tempo é para USO SEVERO. Porém, meu Onix vai completar 1 ano de comprado em 25/09/2018 e a troca do óleo para condições de USO NÃO SEVERAS (10 mil km ou 12 meses). Eu não trabalho com o carro, raramente viajo, e atualmente o carro tá com pouco mais de 3 mil km rodados. Aí eu pergunto: troco o óleo com quanto tempo de uso????  :rolleyes:

Sei perfeitamente que alguns fatores podem influenciar na troca ou complemento do óleo do motor antes do tempo especificado no manual, como por exemplo:

- Km do carro

- Tempo de uso do carro

- Nível de óleo, etc 

Mas acredito que não seja o meu caso, pois sempre verifico a cor(se não está muito escuro), o nível através da vareta, etc...  

 

Tipo de óleo especificado: Dexos 1 ou equivalentes de qualidade API SN,  ILSAG GF5 ou superior e viscosidade SAE 0W20

 

Editado por piresjam
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Eu recomendo a primeira troca com 5.000 km ou 6 meses, depois troca na revisão dos 10.000 km ai troca a cada 10.000 ou 1 ano.

Essa primeira troca mais cedo é bom por causa de ter alguma sujeira (poeira, pó de metais, resíduos de lubrificante de montagem) no motor em função da montagem.

A questão de uso severo ou não severo, é muito genérico e serve para confundir na hora da garantia se der algum problema. Em resumo entenda como uso severo, trechos curtos abaixo de 6km onde o carro não chega a esquentar totalmente, sempre pega congestionamento, ou tem muito anda e para, se anda sempre carregado ou puxando reboque com peso.

Eu troquei o Óleo do meu carro com 4 meses e 5.000 km, já to com 8.300 km e agora em maio já vou fazer a revisão dos 10.000 km. Ando 99% na cidade, pegando transito e sinaleiro, da minha casa no serviço da 8 km. No meu caso é considerado uso severo e troco sempre com 5.000 km porque nunca vi ninguém perder a garantia por excesso de zelo na troca de óleo. E aqui na minha cidade ta 180,00 a troca de óleo mais barato do que perder a garantia e ter que fazer o motor por conta.

Minha ex-cunhada tem um onix e com 7.000 km teve de fazer o motor hoje está com 70.000km, ela não tinha feito a troca de óleo nos 5.000km e digamos que o Juiz mandou a GM arrumar. A GM alegou que o uso dela era severo devido a alcançar a km em 2 meses e que devia ter feito a troca de óleo com 5.000 km. Porém o uso do carro é considerado não severo porque ela viaja muito e com o carro leve. O Juiz determinou que a GM esclarece-se sobre condições de uso severo e não severo, e ela disse isso da questão do anda e para e andar com carga. Ela não cobriu a garantia na primeira reclamação mas se condenou na ação judicial.

O Carro ficou 2 meses na css parado por causa de peças e minha ex-cunhada ficou andando de cruze.

Em resumo da obra, se não quer aborrecimento uma troca de óleo aos 5.000 km não paga o possivel stress no futuro e ainda garante uma vida útil melhor no seu carro.

 

 

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  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
5 horas atrás, leodias disse:

pessoal, me ajudem por favor,  preciso da chave para sacar o filtro de óleo mas não acho a chave em loja alguma.. alguém sabe a medida e etc?

 

Na troca do filtro de óleo do meu carro o mecânico solta e aperta usando somente a mão , não usa ferramenta. 

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@leodias, não sei a medida exata do filtro do Onix, mas deve ser entre 75-80mm. Só comprar uma chave daquelas de cinta ou do tipo garra ajustável. Não compre aquelas de corrente que, na minha opinião, são ruins de manusear. Eu estou utilizando uma de garra ajustável, mas dependendo do jeito, ela até amassa a carcaça do filtro. Tem que tomar cuidado.

Pra achar, tem que ir em lojas de ferramentas ou adquirir pela internet.

@marcos barreto, o certo realmente é apertar com a mão, mas já tive problema de vazamento, pois o lugar é ruim para manusear o filtro e tem vezes que o motor quente atrapalha. Fora isso, a mão pode estar suja de óleo e o torque na mão pode falhar. Hoje, quando troco em casa, aperto com a mão e finalizo com a ferramenta só para garantir.

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  • 1 ano depois...
18 horas atrás, Helenir disse:

Meu Onix está quase chegando no 5 mil km e obrigatório fazer a troca de óleo na autorizada ou posso comprar o óleo e troca? Alguém me ajuda por favor !

Obrigado não é. até porque você pode deixar para fazer a troca a cada 10 mil KM (se o seu uso não for severo).

Se realmente precisa trocar já com 5 mil, troque. E fique tranquilo que não vai perder a garantia por isso.

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  • 4 meses depois...

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