Onix possui 2 catalisadores


hti

Posts Recomendados

O técnico da css havia me dito que o catalisador do Onix ficava "colado" ao coletor de escapamento (até me mostrou o local).

Achei bem interessante já que ele ficaria protegido no cofre do motor, e não acumularia água por ficar na posição horizontal ...

Agora descobri que o Onix tem 2 catalizadores. O que ele me mostrou era o Maniverter, existe ainda outro que é o Underfloor.

Para que, e porque, não me pergunte ... mas achei curioso ... alguém tem conhecimento do outros carros nacionais assim ?

aqui:

http://www.omecanico.com.br/news.php?recid=10863

e aqui:

http://reparadoronline.blogspot.com.br/2012/11/tuper-equipa-chevrolet-onix.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sei eu não me engano, o Novo Gol tem dois também...

Eles adotam dois catalisadores para que aqueça mais rápido o primeiro e já comece a atuar... além de baratear para o dono do carro e permitir que ele compre. O catalisador único é mais caro e geralmente o pessoal remove.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei eu não me engano, o Novo Gol tem dois também...

Eles adotam dois catalisadores para que aqueça mais rápido o primeiro e já comece a atuar... além de baratear para o dono do carro e permitir que ele compre. O catalisador único é mais caro e geralmente o pessoal remove.

Anda bem que temos os experts!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei eu não me engano, o Novo Gol tem dois também...

Eles adotam dois catalisadores para que aqueça mais rápido o primeiro e já comece a atuar... além de baratear para o dono do carro e permitir que ele compre. O catalisador único é mais caro e geralmente o pessoal remove.

Isso é verdade eduhst, muitos fazem isso mas não deveriam:

A retirada do catalisador é ilegal e é considerado crime ambiental.

Há quatro leis e um decreto proibindo a retirada do catalisador, por ser crime ambiental sujeito a multa de R$ 1.000 a R$ 50 mil.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/classificados/veiculos/ult1670u500661.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa do catalizador é verdade. Até fiz no meu antigo Celta, pensando que ia ganhar um pouco de potência... Depois vi que fiz cagada e soldei de volta, pense na trabalheira. rsrs

Agora essa questão Edu que tu colocaste sobre o catalizador esquentar, não entendi, como assim? Quando o catalizador está quente, ele ajuda no reconhecimento de O² nos gases do escapamento? Dessa questão de esquentar, pelo que eu sei, apenas a sonda lambda que é esquentada eletronicamente nos carros mais novos (por isso ela é composta por 4 fios) e as antigas eram esquentadas pelos gases do escape (2 fios).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vilanova,

O catalisador é instalado mais próximo ao motor (close coupled = maniverter) para aumento de sua eficiência na partida a frio com o uso do álcool, devido a emissões de aldeídos e álcool não queimado na partida. A reação química conversora de gases é mais efetiva, devido ao calor do motor que aquece o conversor mais rapidamente. Localizando-se próximo do motor, este demora menos tempo para aquecer, ajudando a reduzir os níveis de emissões de gases poluentes.

A sonda lambda é instalada após o catalisador e para funcionar, deve ser aquecida a temperaturas acima de 300 ºC. Atualmente, 100% dos veículos recebem a sonda aquecida eletricamente (4 fios).

Quer saber mais sobre a relação entre sonda lambda e catalisador:

http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/conteudo_262424.shtml

Leitura técnica muito interessante: 20121207-1.pdf

abraços

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom hti, valeu pela informação. Mas só uma correção, a primeira sonda lambda é instalada logo depois do coletor do escapamento e antes do maniverter.

Abraços

É verdade, Vilanova. Vou corrigir, obrigado !

post-978-1382912706,28_thumb.gif

O que eu não tinha entendido era pra que aquecer eletronicamente a sonda se ela está tão próxima do coletor. Com esse recurso de aquecimento ela chega na temperatura ideal em 10 segundos ...

tá aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonda_lambda

Pelo que eu li alguns carros possuem 2 sondas, uma antes do catalisador e a outra depois. É isso mesmo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela é colocada próximo do coletor e antes do catalizador justamente por ali haver um acumulo dos gases. Já que a passagem no catalizador não é total, e sim parcial.

Existe esses 2 fios a mais justamente assim que você ligar o carro ela já está aquecida. Porque caso não exista o aquecimento eletronicamente, ela só irá aquecer com os gases do escapamento e isso leva um certo tempo. Imagine você em uma temperatura de 10ºC. Daqui que a sonda venha a aquecer... rsrs

Correto, no nosso caso pelo que eu pude perceber quando levei o carro na CSS para averiguar eventuais problemas no Cânister, vi que lá no software deles que o nosso Onix tem sim 2 sondas. A primeira que eu falei anteriormente e a outra eu não sei onde está. Talvez esteja logo antes do pós-catalisador. Esse sistema de 2 sondas é muito bom por causa da precisão em que é feita a contagem de O² nos gases.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...

Olha o esquema do Onix... o primeiro catalisador fica no coletor (16854) e o outro logo após o flexível (16737). Tem uma sonda entre o motor e o primeiro catalisador e uma segunda sonda entre o primeiro catalisador e o flexível (10787).

 

0220.png

 

 

Fonte: http://www.tuperescapamentos.com.br/produtos/catalogo/marca/4/modelo/86/tipo/332

Editado por Eduardo Henrique Teixeira
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema de catalisador falando de uma linguagem para o povo entender nada mais é que uma micro- usina.Como assim? Vamos lá...

 

Para que o motor funcione, tem que haver uma "explosão" interna, nos cilindros do motor. Toda queima de qualquer coisa, gera liberação de fumaça, ex: se nós queimarmos algum material, seja ele qual for, vai provocar a liberação de gases ( fumaças ). Esses gases ( vários tipos ), são altamente poluentes e como ha uma grande preocupação com o meio ambiente, os automóveis tem alguns componentes que reduzem as emissões de poluentes e a principal peça é o catalisador, que transforma a os gases da queima do combustível em gases inofensivos, que passando pelos matérias internos do catalisador, acabam sofrendo uma 'transformação" química interna, onde na saída final do escapamento se observa a liberação de água. Isso mesmo, água!Claro que não da pra beber.

 

A quantidade de catalisadores depende de muitas características técnicas do motor, em resumo é para que o controle de poluentes seja 100% eficaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o esquema do Onix... o primeiro catalisador fica no coletor (16854) e o outro logo após o flexível (16737). Tem uma sonda entre o motor e o primeiro catalisador e uma segunda sonda entre o primeiro catalisador e o flexível (10787).

 

0220.png

 

 

Fonte: http://www.tuperescapamentos.com.br/produtos/catalogo/marca/4/modelo/86/tipo/332

Com essa imagem ficou bem clara à distribuição dos catalizadores e das sondas. Show!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A título de informação o site mostra a diferença da distribuição do escape pra 1.0 e 1.4. 

Essa da imagem que o amigo postou é a da 1.0. A 1.4 tem o silenciador traseiro ligeiramente maior. Acredito que os catalisadores também, vide o número do produto ser diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A título de informação o site mostra a diferença da distribuição do escape pra 1.0 e 1.4. 

Essa da imagem que o amigo postou é a da 1.0. A 1.4 tem o silenciador traseiro ligeiramente maior. Acredito que os catalisadores também, vide o número do produto ser diferente.

Pra galera entender melhor, aqui está a imagem do 1.4:

0221.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.