hti Postado Março 23, 2013 Compartilhar Postado Março 23, 2013 O técnico da css havia me dito que o catalisador do Onix ficava "colado" ao coletor de escapamento (até me mostrou o local). Achei bem interessante já que ele ficaria protegido no cofre do motor, e não acumularia água por ficar na posição horizontal ... Agora descobri que o Onix tem 2 catalizadores. O que ele me mostrou era o Maniverter, existe ainda outro que é o Underfloor. Para que, e porque, não me pergunte ... mas achei curioso ... alguém tem conhecimento do outros carros nacionais assim ? aqui: http://www.omecanico.com.br/news.php?recid=10863 e aqui: http://reparadoronline.blogspot.com.br/2012/11/tuper-equipa-chevrolet-onix.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vilanova Postado Março 24, 2013 Compartilhar Postado Março 24, 2013 Muito interessante. Não sabia dessa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
hti Postado Março 24, 2013 Autor Compartilhar Postado Março 24, 2013 Muito interessante. Não sabia dessa. Nem eu, nem você e nem o técnico da css ... e eu estava contente que o carro não tinha catalizador junto com o escape ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vilanova Postado Março 25, 2013 Compartilhar Postado Março 25, 2013 O Underfloor eu acho que sei onde fica. Ele fica logo após o eixo dianteiro, quase que do lado da caixa de marchas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eduhst Postado Março 30, 2013 Compartilhar Postado Março 30, 2013 Sei eu não me engano, o Novo Gol tem dois também... Eles adotam dois catalisadores para que aqueça mais rápido o primeiro e já comece a atuar... além de baratear para o dono do carro e permitir que ele compre. O catalisador único é mais caro e geralmente o pessoal remove. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Primo Postado Março 30, 2013 Compartilhar Postado Março 30, 2013 Sei eu não me engano, o Novo Gol tem dois também... Eles adotam dois catalisadores para que aqueça mais rápido o primeiro e já comece a atuar... além de baratear para o dono do carro e permitir que ele compre. O catalisador único é mais caro e geralmente o pessoal remove. Anda bem que temos os experts! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
hti Postado Março 30, 2013 Autor Compartilhar Postado Março 30, 2013 Sei eu não me engano, o Novo Gol tem dois também... Eles adotam dois catalisadores para que aqueça mais rápido o primeiro e já comece a atuar... além de baratear para o dono do carro e permitir que ele compre. O catalisador único é mais caro e geralmente o pessoal remove. Isso é verdade eduhst, muitos fazem isso mas não deveriam: A retirada do catalisador é ilegal e é considerado crime ambiental. Há quatro leis e um decreto proibindo a retirada do catalisador, por ser crime ambiental sujeito a multa de R$ 1.000 a R$ 50 mil. http://www1.folha.uol.com.br/folha/classificados/veiculos/ult1670u500661.shtml Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vilanova Postado Março 30, 2013 Compartilhar Postado Março 30, 2013 Essa do catalizador é verdade. Até fiz no meu antigo Celta, pensando que ia ganhar um pouco de potência... Depois vi que fiz cagada e soldei de volta, pense na trabalheira. rsrs Agora essa questão Edu que tu colocaste sobre o catalizador esquentar, não entendi, como assim? Quando o catalizador está quente, ele ajuda no reconhecimento de O² nos gases do escapamento? Dessa questão de esquentar, pelo que eu sei, apenas a sonda lambda que é esquentada eletronicamente nos carros mais novos (por isso ela é composta por 4 fios) e as antigas eram esquentadas pelos gases do escape (2 fios). Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
hti Postado Março 30, 2013 Autor Compartilhar Postado Março 30, 2013 Vilanova, O catalisador é instalado mais próximo ao motor (close coupled = maniverter) para aumento de sua eficiência na partida a frio com o uso do álcool, devido a emissões de aldeídos e álcool não queimado na partida. A reação química conversora de gases é mais efetiva, devido ao calor do motor que aquece o conversor mais rapidamente. Localizando-se próximo do motor, este demora menos tempo para aquecer, ajudando a reduzir os níveis de emissões de gases poluentes. A sonda lambda é instalada após o catalisador e para funcionar, deve ser aquecida a temperaturas acima de 300 ºC. Atualmente, 100% dos veículos recebem a sonda aquecida eletricamente (4 fios). Quer saber mais sobre a relação entre sonda lambda e catalisador: http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/conteudo_262424.shtml Leitura técnica muito interessante: 20121207-1.pdf abraços 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vilanova Postado Março 30, 2013 Compartilhar Postado Março 30, 2013 Muito bom hti, valeu pela informação. Mas só uma correção, a primeira sonda lambda é instalada logo depois do coletor do escapamento e antes do maniverter. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
hti Postado Março 30, 2013 Autor Compartilhar Postado Março 30, 2013 Muito bom hti, valeu pela informação. Mas só uma correção, a primeira sonda lambda é instalada logo depois do coletor do escapamento e antes do maniverter. Abraços É verdade, Vilanova. Vou corrigir, obrigado ! O que eu não tinha entendido era pra que aquecer eletronicamente a sonda se ela está tão próxima do coletor. Com esse recurso de aquecimento ela chega na temperatura ideal em 10 segundos ... tá aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonda_lambda Pelo que eu li alguns carros possuem 2 sondas, uma antes do catalisador e a outra depois. É isso mesmo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vilanova Postado Março 30, 2013 Compartilhar Postado Março 30, 2013 Ela é colocada próximo do coletor e antes do catalizador justamente por ali haver um acumulo dos gases. Já que a passagem no catalizador não é total, e sim parcial. Existe esses 2 fios a mais justamente assim que você ligar o carro ela já está aquecida. Porque caso não exista o aquecimento eletronicamente, ela só irá aquecer com os gases do escapamento e isso leva um certo tempo. Imagine você em uma temperatura de 10ºC. Daqui que a sonda venha a aquecer... rsrs Correto, no nosso caso pelo que eu pude perceber quando levei o carro na CSS para averiguar eventuais problemas no Cânister, vi que lá no software deles que o nosso Onix tem sim 2 sondas. A primeira que eu falei anteriormente e a outra eu não sei onde está. Talvez esteja logo antes do pós-catalisador. Esse sistema de 2 sondas é muito bom por causa da precisão em que é feita a contagem de O² nos gases. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eduhst Postado Março 30, 2013 Compartilhar Postado Março 30, 2013 Duas sondas... maior precisão na definição do combustível sendo queimado. Eu não cheguei a detalhar sobre a necessidade do catalisador estar aquecido para atuar... mas o HTI completou bem minha resposta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
WESLLEN Postado Julho 14, 2014 Compartilhar Postado Julho 14, 2014 alguém sabe onde fica o segundo catalizador do ônix? eu posso tirar o escapamento e colocar um abafador? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vilanova Postado Julho 14, 2014 Compartilhar Postado Julho 14, 2014 Eu sei que o nosso carro tem duas sondas, agora dois catalizadores? Eu acho que não. Onde que tu viu essa informação Wesllen? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eduhst Postado Agosto 1, 2014 Compartilhar Postado Agosto 1, 2014 (editado) Olha o esquema do Onix... o primeiro catalisador fica no coletor (16854) e o outro logo após o flexível (16737). Tem uma sonda entre o motor e o primeiro catalisador e uma segunda sonda entre o primeiro catalisador e o flexível (10787). Fonte: http://www.tuperescapamentos.com.br/produtos/catalogo/marca/4/modelo/86/tipo/332 Editado Agosto 1, 2014 por Eduardo Henrique Teixeira 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vilanova Postado Agosto 1, 2014 Compartilhar Postado Agosto 1, 2014 Show de bola hein? Pense que leitura e emissões corretas!!! kkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
wirly Postado Agosto 1, 2014 Compartilhar Postado Agosto 1, 2014 O sistema de catalisador falando de uma linguagem para o povo entender nada mais é que uma micro- usina.Como assim? Vamos lá... Para que o motor funcione, tem que haver uma "explosão" interna, nos cilindros do motor. Toda queima de qualquer coisa, gera liberação de fumaça, ex: se nós queimarmos algum material, seja ele qual for, vai provocar a liberação de gases ( fumaças ). Esses gases ( vários tipos ), são altamente poluentes e como ha uma grande preocupação com o meio ambiente, os automóveis tem alguns componentes que reduzem as emissões de poluentes e a principal peça é o catalisador, que transforma a os gases da queima do combustível em gases inofensivos, que passando pelos matérias internos do catalisador, acabam sofrendo uma 'transformação" química interna, onde na saída final do escapamento se observa a liberação de água. Isso mesmo, água!Claro que não da pra beber. A quantidade de catalisadores depende de muitas características técnicas do motor, em resumo é para que o controle de poluentes seja 100% eficaz. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leomeloq Postado Agosto 2, 2014 Compartilhar Postado Agosto 2, 2014 Olha o esquema do Onix... o primeiro catalisador fica no coletor (16854) e o outro logo após o flexível (16737). Tem uma sonda entre o motor e o primeiro catalisador e uma segunda sonda entre o primeiro catalisador e o flexível (10787). Fonte: http://www.tuperescapamentos.com.br/produtos/catalogo/marca/4/modelo/86/tipo/332 Com essa imagem ficou bem clara à distribuição dos catalizadores e das sondas. Show! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vilanova Postado Agosto 2, 2014 Compartilhar Postado Agosto 2, 2014 A título de informação o site mostra a diferença da distribuição do escape pra 1.0 e 1.4. Essa da imagem que o amigo postou é a da 1.0. A 1.4 tem o silenciador traseiro ligeiramente maior. Acredito que os catalisadores também, vide o número do produto ser diferente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thersyw Postado Agosto 3, 2014 Compartilhar Postado Agosto 3, 2014 A título de informação o site mostra a diferença da distribuição do escape pra 1.0 e 1.4. Essa da imagem que o amigo postou é a da 1.0. A 1.4 tem o silenciador traseiro ligeiramente maior. Acredito que os catalisadores também, vide o número do produto ser diferente. Pra galera entender melhor, aqui está a imagem do 1.4: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
gutemberg pereira Postado Outubro 16, 2021 Compartilhar Postado Outubro 16, 2021 boa tarde galera do onix! gostaria de obter uma informação estou com um obd no veiculo me meu catalizador esta chegando a 800°c, este e o valor normal do onix? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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