Limitador de velocidade


fabio oliveira

Posts Recomendados

Meu ltz 1.4 corta nos 180 pra cima, difícil passar dos 185.<br />Minha mãe tem um corsa sedã 2008 motor 1.4, aquele sim chega nos 200 facíl<br />e tem 2 cavalos a menos que o onix

<br /><br />Também senti essa diferença de final se comparado ao corsa, analisando que a diferença de peso entre eles é nula, o corsa sedã 1.4 pesa 1040, o 1.0 hatch pesa 1020, e o ônix varia de 1012 a 1060 quilos, ou aproximadamente 20 quilos para ser mais preciso, talvez tenha algum limitador no nosso ônix ?! Ou é questão de amaciar mais ?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Pessoal existem (que eu saiba) 2 tipos de limitadores, o de velocidade e o de corte de giro do motor. Usualmente carros mais potentes como o camaro por exemplo vêm com limitadores de velocidade em 250km/h, ou seja, o carro pode andar mais do que isso só que ao atingir essa velocidade ele é limitado eletronicamente e o acelerador é cortado não passando disso (podem fazer o teste, tem varios videos no Youtube). O que as lojas fazem com esse tipo de limitção é apenas aboli-la dos chips do carro proporcionando que ele alcance realmente sua velocidade final. O segundo tipo de limitação é a de giros do motor. Quando falamos de carros com motores menores (1.0 1.4 e 1.6) isto é muito mais facilmente evidenciado, por 2 motivos 1- a presença de cambios manuais mais rotineiramente onde exige que o motorista faça as trocas (os automaticos mesmo quando na opção "manual", quando você alcança o ponto de corte das RPM do seu motor ele automaticamente sobe para a marcha acima mesmo sem o acionamento pelo motorista na alavanca ou borboleta) 2- atingimos mais facilmente o limite e as velocidades finais destes motores. Esse limitador é uma zona LIMITE para evitar danos ao seu motor, é uma proteção que a fábrica impõe aos seus carros para que desavisados não ultrapassem os giros de segurança e "estourem" seus motores brincando por aí. 

Nestes motores pequenos a velocidade final do carro é concomitante com este corte de giros. Portanto quando você alcançar o limite maximo de giros (geralmente em 5ª marcha, mas nem sempre, visto que a velocidade final maximo do polo GT é atingida em 4ª e a quinta é mais para consumo!) você terá seu acelerador eletronico interrompido e limitando a velocidade (dá até pra sentir o vento segurando o carro e quando a velocidade baixar o acelerador entrando novamente).

Tive uma S10 2.4 (2001) gasolina você via claramente o limite do motor em 160km/h da maneira que falei, ao atingir esta velocidade (o que ja era quase impossivel! tinha que jogá-la de um penhasco! hahahhaa) o acelarador "falhava" e o vento segurava o carro novamente, ao voltar pra 155 o acelerador entrava e novamente a bichona voltava a sofrer hehehehhe.

 

Não sou nenhum expert em carros nem é minha área de atuação (sou estudante de medicina) porém meu hobby é carros e quando vi a limitação da camionete na época eu fui atrás para entender como funcionava, então posso ter falado alguma besteira ou até muitas aí pra cima hehehhehe nesse caso me desculpem!

 

Falando do nosso foguete, eu tenho um recém comprado onix LTZ 1.4 manual, não estiquei ele até o corte mas ele chega tranquilo ao 160km/h e na estrada você mantém 120km/h sem nenhum esforço tendo até q segurar o pé nas descidas. Me surpreendi com o rendimento dele, não esperava tanto de um 1.4.

 

Abraços!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal existem (que eu saiba) 2 tipos de limitadores, o de velocidade e o de corte de giro do motor. Usualmente carros mais potentes como o camaro por exemplo vêm com limitadores de velocidade em 250km/h, ou seja, o carro pode andar mais do que isso só que ao atingir essa velocidade ele é limitado eletronicamente e o acelerador é cortado não passando disso (podem fazer o teste, tem varios videos no Youtube). O que as lojas fazem com esse tipo de limitção é apenas aboli-la dos chips do carro proporcionando que ele alcance realmente sua velocidade final. O segundo tipo de limitação é a de giros do motor. Quando falamos de carros com motores menores (1.0 1.4 e 1.6) isto é muito mais facilmente evidenciado, por 2 motivos 1- a presença de cambios manuais mais rotineiramente onde exige que o motorista faça as trocas (os automaticos mesmo quando na opção "manual", quando você alcança o ponto de corte das RPM do seu motor ele automaticamente sobe para a marcha acima mesmo sem o acionamento pelo motorista na alavanca ou borboleta) 2- atingimos mais facilmente o limite e as velocidades finais destes motores. Esse limitador é uma zona LIMITE para evitar danos ao seu motor, é uma proteção que a fábrica impõe aos seus carros para que desavisados não ultrapassem os giros de segurança e "estourem" seus motores brincando por aí. <br />Nestes motores pequenos a velocidade final do carro é concomitante com este corte de giros. Portanto quando você alcançar o limite maximo de giros (geralmente em 5ª marcha, mas nem sempre, visto que a velocidade final maximo do polo GT é atingida em 4ª e a quinta é mais para consumo!) você terá seu acelerador eletronico interrompido e limitando a velocidade (dá até pra sentir o vento segurando o carro e quando a velocidade baixar o acelerador entrando novamente).<br />Tive uma S10 2.4 (2001) gasolina você via claramente o limite do motor em 160km/h da maneira que falei, ao atingir esta velocidade (o que ja era quase impossivel! tinha que jogá-la de um penhasco! hahahhaa) o acelarador "falhava" e o vento segurava o carro novamente, ao voltar pra 155 o acelerador entrava e novamente a bichona voltava a sofrer hehehehhe.<br /><br />Não sou nenhum expert em carros nem é minha área de atuação (sou estudante de medicina) porém meu hobby é carros e quando vi a limitação da camionete na época eu fui atrás para entender como funcionava, então posso ter falado alguma besteira ou até muitas aí pra cima hehehhehe nesse caso me desculpem!<br /><br />Falando do nosso foguete, eu tenho um recém comprado onix LTZ 1.4 manual, não estiquei ele até o corte mas ele chega tranquilo ao 160km/h e na estrada você mantém 120km/h sem nenhum esforço tendo até q segurar o pé nas descidas. Me surpreendi com o rendimento dele, não esperava tanto de um 1.4.<br /><br />Abraços!

<br /><br />Legal seu relato amigo ! Não conheço nada de limitador mesmo fazendo eng mecânica acredita ? Kkkkk nunca pesquisei nada disso, o 1.0 também tem um rendimento muito bom a 120, viajo para o centro de são Paulo frequentemente e sempre vou nessa velocidade ( limite da via ), e ele vai tranquilo, sem barulho e na moleza ! Kkkk mas se tentar pisar mais acima desse 120, vera que esta em cima de um 1.0 de 8 válvulas kkkk mas uma coisa curiosa acelerei o meu corsa hoje parado, ele ultrapassa o inicio do vermelho no conta giro, e quando bate lá no fim do vermelho ele corta o giro e faz um barulho tipo das motos kkk ( quem mora em vila sabe do que estou falando kkk ) no caso do onix ele corta ja no inicio do vermelho....fica a minha pergunta, pq tem todo aquele resto de conta giro vermelho ? O de vocês também é assim ? Talvez seja esse um limitador realmente como você disse, acho que isso da pra mexer facinho, vou me informar melhor !
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal seu relato amigo ! Não conheço nada de limitador mesmo fazendo eng mecânica acredita ? Kkkkk nunca pesquisei nada disso, o 1.0 também tem um rendimento muito bom a 120, viajo para o centro de são Paulo frequentemente e sempre vou nessa velocidade ( limite da via ), e ele vai tranquilo, sem barulho e na moleza ! Kkkk mas se tentar pisar mais acima desse 120, vera que esta em cima de um 1.0 de 8 válvulas kkkk mas uma coisa curiosa acelerei o meu corsa hoje parado, ele ultrapassa o inicio do vermelho no conta giro, e quando bate lá no fim do vermelho ele corta o giro e faz um barulho tipo das motos kkk ( quem mora em vila sabe do que estou falando kkk ) no caso do onix ele corta ja no inicio do vermelho....fica a minha pergunta, pq tem todo aquele resto de conta giro vermelho ? O de vocês também é assim ? Talvez seja esse um limitador realmente como você disse, acho que isso da pra mexer facinho, vou me informar melhor !

Então... Provavelmente sim, é o limitador dele! Mas por proteção. O ganho q vc vai ter em desbloquear e aumentar o nível desse corte não compensa o esforço que vc vai fazer no motor... Eu não arriscaria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal existem (que eu saiba) 2 tipos de limitadores, o de velocidade e o de corte de giro do motor. Usualmente carros mais potentes como o camaro por exemplo vêm com limitadores de velocidade em 250km/h, ou seja, o carro pode andar mais do que isso só que ao atingir essa velocidade ele é limitado eletronicamente e o acelerador é cortado não passando disso (podem fazer o teste, tem varios videos no Youtube). O que as lojas fazem com esse tipo de limitção é apenas aboli-la dos chips do carro proporcionando que ele alcance realmente sua velocidade final. O segundo tipo de limitação é a de giros do motor. Quando falamos de carros com motores menores (1.0 1.4 e 1.6) isto é muito mais facilmente evidenciado, por 2 motivos 1- a presença de cambios manuais mais rotineiramente onde exige que o motorista faça as trocas (os automaticos mesmo quando na opção "manual", quando você alcança o ponto de corte das RPM do seu motor ele automaticamente sobe para a marcha acima mesmo sem o acionamento pelo motorista na alavanca ou borboleta) 2- atingimos mais facilmente o limite e as velocidades finais destes motores. Esse limitador é uma zona LIMITE para evitar danos ao seu motor, é uma proteção que a fábrica impõe aos seus carros para que desavisados não ultrapassem os giros de segurança e "estourem" seus motores brincando por aí. 

Nestes motores pequenos a velocidade final do carro é concomitante com este corte de giros. Portanto quando você alcançar o limite maximo de giros (geralmente em 5ª marcha, mas nem sempre, visto que a velocidade final maximo do polo GT é atingida em 4ª e a quinta é mais para consumo!) você terá seu acelerador eletronico interrompido e limitando a velocidade (dá até pra sentir o vento segurando o carro e quando a velocidade baixar o acelerador entrando novamente).

Tive uma S10 2.4 (2001) gasolina você via claramente o limite do motor em 160km/h da maneira que falei, ao atingir esta velocidade (o que ja era quase impossivel! tinha que jogá-la de um penhasco! hahahhaa) o acelarador "falhava" e o vento segurava o carro novamente, ao voltar pra 155 o acelerador entrava e novamente a bichona voltava a sofrer hehehehhe.

 

Não sou nenhum expert em carros nem é minha área de atuação (sou estudante de medicina) porém meu hobby é carros e quando vi a limitação da camionete na época eu fui atrás para entender como funcionava, então posso ter falado alguma besteira ou até muitas aí pra cima hehehhehe nesse caso me desculpem!

 

Falando do nosso foguete, eu tenho um recém comprado onix LTZ 1.4 manual, não estiquei ele até o corte mas ele chega tranquilo ao 160km/h e na estrada você mantém 120km/h sem nenhum esforço tendo até q segurar o pé nas descidas. Me surpreendi com o rendimento dele, não esperava tanto de um 1.4.

 

Abraços!

 

Realmente vc esta certo Luiz !!

 

Eu fiz o teste de velocidade, o nosso Onix tem um limitador de Velocidade, e ele chega no máximo a 187km/h..... sendo que o giro do motor estava em +- 5500rpm, ou seja, ainda tem bastante motor para usar !!

 

E o limitador de giro realmente funciona.... hahahahha outro dia eu fui fazer uma ultrapassagem, eu estava de 3ª e joguei 2ª.... dai estiquei tanto que de repente o carro deu uma "falhada" e quando fui ver, tava nos 6000rpm !!! tomei um certo susto.... pois do nada o carro deu uma "broxada" hahahahahahah...

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente vc esta certo Luiz !! Eu fiz o teste de velocidade, o nosso Onix tem um limitador de Velocidade, e ele chega no máximo a 187km/h..... sendo que o giro do motor estava em +- 5500rpm, ou seja, ainda tem bastante motor para usar !! E o limitador de giro realmente funciona.... hahahahha outro dia eu fui fazer uma ultrapassagem, eu estava de 3ª e joguei 2ª.... dai estiquei tanto que de repente o carro deu uma "falhada" e quando fui ver, tava nos 6000rpm !!! tomei um certo susto.... pois do nada o carro deu uma "broxada" hahahahahahah... Abraços
Na minha opinião o ônix não tem limitador de velocidade não, só o de giros do motor. O fato dele não atingir mais de 187 190, ja vi fotos a 193 é o limite dele mesmo! Ele não anda mais pq não da! Hahahaha lembrem-se que a velocidade final depende de muitas coisas como pressão dos pneus, condições da pista, condições de vento, combustível, litragem do motor e câmbio!!! Dentre outras coisas... Editado por Luiz Felipe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá galera, acho que para saber se tem limitador no motor do carro não precisa sair correndo não, no meu prisma AT eu piso no acelerador em N e ele so sobe a rotação até 3000 rpm. Não sei com relação ao manual,  só vcs testando.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, acho que para saber se tem limitador no motor do carro não precisa sair correndo não, no meu prisma AT eu piso no acelerador em N e ele so sobe a rotação até 3000 rpm. Não sei com relação ao manual,  só vcs testando.

Abraços

 

Isso não tem nada a ver com o limitador de velocidade.

 

Esse de ele não passar de 3000 qndo estiver no N, é um outro tipo de limitador.serve para proteger o cambio e o motor. Se não me engano, todo o GM automático quando em N, não passa de 3000 RPM.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior meu prisma, fui fazer um top speed e fiquei frustrado. Não sei se foi falta de pista ou sei lá o que, mas estiquei as marchas e a 4ª fui até mais ou menos uns 165km/h e passe a 5ª e não passou de 172km/h. Do início ao final da pista dava 2500 metros se não me engano.

 

Num outro dia, na gasolina que eu sei que era totalmente batizada, fui mais longe e mesmo assim não passou dos 170km/h (mas aqui sei q era problema com a gasolina)

 

Vou fazer outras tentativas, mas acho que deve ta com algum problema esse trem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, deve ser limitador sim, o motor tem muito giro ainda depois dos 185, ele deve corta a injeção de combustível pro motor, viajo com uma s10 lt 2012 diesel todo fim de semana e ela também corta nos 184 e a mensagem no painel acusa velocidade máxima, sendo que tem motor a cagar ainda pra empurrar a bixa, semana passada tomei um pau pra uma frontier que vo te conta viu.... Porém o onix vai mais longe que ela, em retas e descidas deixa a s10 pra traz, só perde em subida em que ela por ser turbo não cai pra menos de 165

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dando luz alta pro carro que Tava na frente.... Não ia mais não!!!! Tava na descida e ele amarra mesmo

 

 

aaah entendi ! sim, porque deve ter algum "limitador" falta mais 1000 rpm pelo menos !

 

 

já viram o video do onix 1.0 com chip de potencia ? ele bate os 197 se nao me engano, vale a pena dar uma olhada....

Editado por engcolombo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, olha o corsa da minha mãe! http://youtu.be/QNhQOzDPnbA

Esse anda a 200 tranquilo

 

 

não é 1.0 né ? porque tinha um 1.0 e nao chegava a 190, nao por causa do limitador ou coisa do tipo, porque nem acelerador eletronico tinha, mas por falta de motor mesmo kkkkkkkkkkk mas esse acho que é o modelo mais novo que o meu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta aqui o printscreen do vídeo que fiz pra ver a velocidade máxima,

travou nos 187km/h, e o Rpm tbm não subiu mais...

 

topspeed.jpg

Se não fosse a garantia, só ia dá neguinho desativando esse limitador kkk

Eh impressão minha ou sua direção esta desalinhada?

Você esta em linha reta, em alta velocidade e o volante esterçado um pouco para a direita, por isso pergunto.

Editado por Roberto Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não fosse a garantia, só ia dá neguinho desativando ele limitador kkk

Eh impressão minha ou sua direção esta desalinhada?

Você esta em linha reta, em alta velocidade e o volante esterçado um pouco para a direita, por isso pergunto.

 

Ela esta desalinhada sim.. kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.