Barulho de "sopro" que some ao pisar no freio (Onix Premier Turbo 1.0 -2020)


Posts Recomendados

Olá,  boa tarde a todos! Sou novo aqui no fórum, mas dei uma boa pesquisada por aqui e não achei nada semelhante nos tópicos sobre "barulhos".

Meu carro é um Onix Premier Turbo 1.0 ano 2020 com 62.000 km rodados (todas as manutenções feitas rigorosamente no prazo e sempre com peças/componentes originais.

Há cerca de 2 meses notei que o carro começou a fazer um barulho de "sopro" continuo audível na cabine do veículo.  O barulho cessa ao pisar no freio, e recomeça alguns segundos após a liberação completa do pedal. Já pesquisei um monte na Internet e não achei queixa semelhante, porém tentando entender a origem do problema, meu palpite foi algum vazamento/problema na bomba de vácuo do ABS.

Pedi para o mecânico dar uma olhada na última troca de óleo e ele disse que poderia ser o caso de um ressecamento da borracha de vedação justamente dessa bomba, mas que isso não oferecia risco e que inclusive passou o scanner na central eletrônica do veículo e não acusou nenhum erro ou problema. Vale ressaltar que o veículo até o momento não apresentou nenhum problema perceptível na frenagem,  nem parcialmente, mas o barulho está me deixando maluco! Hahaha.

 

Gostaria de saber se alguém já teve algum problema semelhante e se tem alguma ideia de como reparar isso e valores.

Desde já obrigado a todos que se manifestarem!

 

PS: Pode ser "neura" minha, mas cerca de 4 ou 5 meses atrás eu fiz a troca do fluído de freio do veículo (pelo tempo orientado pelo fabricante), porém também coloquei o fluído AC Delco DOT 4 e o procedimento foi feito por um mecânico "de confianca", então não sei se uma troca mal feita desse fluído poderia ter causado o surgimento do ruído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Normalmente barulho de sopro em freio é problema no hidrovácuo.

Se o procedimento de sangria do fluido de freio foi feito por bombeamento, pode ser que tenha uma ligação, uma vez que se bombeia o pedal várias vezes para expulsar o fluido antigo. Não que o procedimento danifique a membrana do hidrovácuo, mas se houver algum defeito na fabricação da peça pode ser que a troca tenha acelerado o processo.
Já afirmo que o processo de troca do fluido por bombeamento é normal e é descrito em manual técnico da própria Chevrolet.

Pelo que eu dei uma estudada, o Onix Turbo utiliza bomba de vácuo mecânica para acionar o servo freio e a waste gate da turbina. Segundo relatos, esta bomba dá muito problema quando a correia dentada banhada no óleo começa a se desintegrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.