Dath Wagner Postado Maio 31, 2024 Postado Maio 31, 2024 Olá, boa tarde a todos! Sou novo aqui no fórum, mas dei uma boa pesquisada por aqui e não achei nada semelhante nos tópicos sobre "barulhos". Meu carro é um Onix Premier Turbo 1.0 ano 2020 com 62.000 km rodados (todas as manutenções feitas rigorosamente no prazo e sempre com peças/componentes originais. Há cerca de 2 meses notei que o carro começou a fazer um barulho de "sopro" continuo audível na cabine do veículo. O barulho cessa ao pisar no freio, e recomeça alguns segundos após a liberação completa do pedal. Já pesquisei um monte na Internet e não achei queixa semelhante, porém tentando entender a origem do problema, meu palpite foi algum vazamento/problema na bomba de vácuo do ABS. Pedi para o mecânico dar uma olhada na última troca de óleo e ele disse que poderia ser o caso de um ressecamento da borracha de vedação justamente dessa bomba, mas que isso não oferecia risco e que inclusive passou o scanner na central eletrônica do veículo e não acusou nenhum erro ou problema. Vale ressaltar que o veículo até o momento não apresentou nenhum problema perceptível na frenagem, nem parcialmente, mas o barulho está me deixando maluco! Hahaha. Gostaria de saber se alguém já teve algum problema semelhante e se tem alguma ideia de como reparar isso e valores. Desde já obrigado a todos que se manifestarem! PS: Pode ser "neura" minha, mas cerca de 4 ou 5 meses atrás eu fiz a troca do fluído de freio do veículo (pelo tempo orientado pelo fabricante), porém também coloquei o fluído AC Delco DOT 4 e o procedimento foi feito por um mecânico "de confianca", então não sei se uma troca mal feita desse fluído poderia ter causado o surgimento do ruído. Citar
Sekiya Postado Junho 13, 2024 Postado Junho 13, 2024 Normalmente barulho de sopro em freio é problema no hidrovácuo. Se o procedimento de sangria do fluido de freio foi feito por bombeamento, pode ser que tenha uma ligação, uma vez que se bombeia o pedal várias vezes para expulsar o fluido antigo. Não que o procedimento danifique a membrana do hidrovácuo, mas se houver algum defeito na fabricação da peça pode ser que a troca tenha acelerado o processo. Já afirmo que o processo de troca do fluido por bombeamento é normal e é descrito em manual técnico da própria Chevrolet. Pelo que eu dei uma estudada, o Onix Turbo utiliza bomba de vácuo mecânica para acionar o servo freio e a waste gate da turbina. Segundo relatos, esta bomba dá muito problema quando a correia dentada banhada no óleo começa a se desintegrar. Citar
Armando Costa Postado Janeiro 6 Postado Janeiro 6 Fala meu querido. Vc descobriu o problema do seu carro? Tenho um onix e está exatamente com esse problema. O barulho de sopro, e quando pisa no freio ele para. Levei no mecânico e ele disse que deveria trocar o hidrovácuo. Quero ter a certeza que é esse o problema, afinal o hidrovácuo é bem caro. Fico no aguardo. Citar
Posts Recomendados
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.