Dath Wagner Postado Maio 31, 2024 Postado Maio 31, 2024 Olá, boa tarde a todos! Sou novo aqui no fórum, mas dei uma boa pesquisada por aqui e não achei nada semelhante nos tópicos sobre "barulhos". Meu carro é um Onix Premier Turbo 1.0 ano 2020 com 62.000 km rodados (todas as manutenções feitas rigorosamente no prazo e sempre com peças/componentes originais. Há cerca de 2 meses notei que o carro começou a fazer um barulho de "sopro" continuo audível na cabine do veículo. O barulho cessa ao pisar no freio, e recomeça alguns segundos após a liberação completa do pedal. Já pesquisei um monte na Internet e não achei queixa semelhante, porém tentando entender a origem do problema, meu palpite foi algum vazamento/problema na bomba de vácuo do ABS. Pedi para o mecânico dar uma olhada na última troca de óleo e ele disse que poderia ser o caso de um ressecamento da borracha de vedação justamente dessa bomba, mas que isso não oferecia risco e que inclusive passou o scanner na central eletrônica do veículo e não acusou nenhum erro ou problema. Vale ressaltar que o veículo até o momento não apresentou nenhum problema perceptível na frenagem, nem parcialmente, mas o barulho está me deixando maluco! Hahaha. Gostaria de saber se alguém já teve algum problema semelhante e se tem alguma ideia de como reparar isso e valores. Desde já obrigado a todos que se manifestarem! PS: Pode ser "neura" minha, mas cerca de 4 ou 5 meses atrás eu fiz a troca do fluído de freio do veículo (pelo tempo orientado pelo fabricante), porém também coloquei o fluído AC Delco DOT 4 e o procedimento foi feito por um mecânico "de confianca", então não sei se uma troca mal feita desse fluído poderia ter causado o surgimento do ruído. Citar
Sekiya Postado Junho 13, 2024 Postado Junho 13, 2024 Normalmente barulho de sopro em freio é problema no hidrovácuo. Se o procedimento de sangria do fluido de freio foi feito por bombeamento, pode ser que tenha uma ligação, uma vez que se bombeia o pedal várias vezes para expulsar o fluido antigo. Não que o procedimento danifique a membrana do hidrovácuo, mas se houver algum defeito na fabricação da peça pode ser que a troca tenha acelerado o processo. Já afirmo que o processo de troca do fluido por bombeamento é normal e é descrito em manual técnico da própria Chevrolet. Pelo que eu dei uma estudada, o Onix Turbo utiliza bomba de vácuo mecânica para acionar o servo freio e a waste gate da turbina. Segundo relatos, esta bomba dá muito problema quando a correia dentada banhada no óleo começa a se desintegrar. Citar
Armando Costa Postado Janeiro 6 Postado Janeiro 6 Fala meu querido. Vc descobriu o problema do seu carro? Tenho um onix e está exatamente com esse problema. O barulho de sopro, e quando pisa no freio ele para. Levei no mecânico e ele disse que deveria trocar o hidrovácuo. Quero ter a certeza que é esse o problema, afinal o hidrovácuo é bem caro. Fico no aguardo. Citar
Posts Recomendados