Onix com problema na partida após andar por um tempo.


Posts Recomendados

Olá pessoal, vim aqui como ultimo recurso, meu onix é 1.4 Ltz 2013, tive um problema com ele um tempo atras onde a bomba queimou, feita a troca ele deu problemas para se manter ligado, mas o mecânico afirmou ser problema de AF (não sei o que é ao certo), enfim acertou o carro, funcionou normalmente, andei com ele por duas semanas e troquei a bateria por uma nova, feito isso há alguns dias quando ligo o carro a primeira vez no dia ele pega normalmente, mas assim que paro ele e preciso ligar de novo, ele não pega, só consigo dar partida depois de uns 10 minutos o motor de arranque gira o motor normalmente, em algumas ocasiões ele pega outras não, um dia forcei a partida engatando a primeira, e funcionou, mas esse problema é constante, toda vez que saio com carro.

Alguém tem ideia do que possa ser? Já limpei o corpo de borboletas, as velas e cabos são novos, a válvula canister foi trocada por outra original, e o scanner não pega nenhum defeito no carro. A bomba tem feito um zumbido constante também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


@Brendon Felício, "AF" (Air Fuel) é o termo referente a razão de mistura ar-combustível. Como o carro é flex, o motor reconhece o combustível e altera os padrões de injeção/ignição. Se houver discrepância entre o combustível no tanque e o que a central eletrônica reconhece, o motor não funciona.

Como o problema do carro aparece a quente, eu acredito que existe a possibilidade de ser algum mau contato em conectores, relês, fusíveis ou até mesmo em chicotes. Já li alguns relatos aqui no fórum que relatam problemas no relê da bomba de combustível (fica na caixa de fusíveis ao lado do motor).
A bomba de combustível também pode ser o problema. Não sei qual foi instalada, mas existem diferenças de especificações de vazão e pressão entre o modelo 1.0 e o 1.4. Existem relatos também de derretimento de conector do chicote da bomba por mau contato perto da caixa de rodas traseira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 03/05/2024 at 12:12, Sekiya disse:

@Brendon Felício, "AF" (Air Fuel) é o termo referente a razão de mistura ar-combustível. Como o carro é flex, o motor reconhece o combustível e altera os padrões de injeção/ignição. Se houver discrepância entre o combustível no tanque e o que a central eletrônica reconhece, o motor não funciona.

Como o problema do carro aparece a quente, eu acredito que existe a possibilidade de ser algum mau contato em conectores, relês, fusíveis ou até mesmo em chicotes. Já li alguns relatos aqui no fórum que relatam problemas no relê da bomba de combustível (fica na caixa de fusíveis ao lado do motor).
A bomba de combustível também pode ser o problema. Não sei qual foi instalada, mas existem diferenças de especificações de vazão e pressão entre o modelo 1.0 e o 1.4. Existem relatos também de derretimento de conector do chicote da bomba por mau contato perto da caixa de rodas traseira.

Bom dia, meu amigo. 
sua resposta ajudou muito para se chegar a solução. Como você havia citado da mistura, o mecânico começou a procurar o problema por ai, na injeção, visto que estava tudo correto, foi para outras partes e chegou ao catalisador, que estava entupido. Chegou a ficar incandescente, os gases que ficavam ali atrapalhavam a partida, “sufocando” o motor, como ele não conseguia expelir os gases a partida não era feita, já fiz a compra da peça, assim que a troca for feita irei postar aqui com novidades. 
Novamente, muito obrigado e espero que essa conversa ajude outros proprietários. 
 

Bom dia, uma ótima semana! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.