fabriciogcbh Postado Abril 15 Compartilhar Postado Abril 15 Olá a todos. Tive um onix 1.4 2013/2014 e o conforto dele me surpreendia, quando os amortecedores começaram a vazar, troquei os 4 de uma vez, achei que melhorou mais ainda o conforto. Resolvi trocar de carro e peguei um mais novo, 1.4 2017/2018. Este carro era de um amigo, conhecia o histórico desde zero km. Mas para a minha decepção, achei o carro extremamente duro, sinto toda vibração do asfalto, esta calibração da suspensão que a GM fez, na verdade (minha opinião), matou o conforto do carro. Como o carro já está com 80mil Km, fui fazer uma revisão nos amortecedores, troquei os 4. Acabei colocando o mesmo código do modelo 2013 (o mesmo código que troquei no passado), pensando que poderia ficar mais confortável (mesmo sabendo que o carro é 1cm mais baixo que o anterior), pois bem, não melhorou em nada o conforto, imagino que este conforto possa ser mais definido pelo modelo das molas do que dos amortecedores. Estou pensando em trocar as molas pelo do onix 2013, o problema é que todo anúncio que vejo, as pessoas colocam compatíveis com onix 2013 à 2020. Mas não é assim que funciona, 2013/1016 é diferente do 2017 à 2019, assim tb como tem a especificação diferente se o carro tem câmbio automático. Comprar uma mola usada é jogar na loteria, nunca se sabe qual código da peça. Aí me vem a dúvida, alguém teve estes dois modelos, a diferença no conforto é visível entre os veículos, ou será que o meu antigo era mais confortável que o tradicional, ou será que o atual (2017) está mais duro que o normal. Alguém que tenha o onix do primeiro modelo (2012 à 2016) câmbio manual, poderia por gentileza medir a espessura das molas com um parquímetro. Ou se conseguir, ver o código da peça, tem uma etiqueta colada na mola, de um lado o código numérico, do outro lado um código de barras (que é o mesmo número), as duas molas dianteiras são as mesmas, as duas molas traseiras tb são as mesmas. Queria esta referência com a intenção de pegar o mesmo código e trocar. Sei que o carro vai ficar mais alto, acho até melhor, bom que para de raspar. Obrigado pela ajuda e compreensão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sekiya Postado Abril 17 Compartilhar Postado Abril 17 @fabriciogcbh, posso apenas te ajudar com os códigos das peças: O Onix tem vários códigos de molas dianteiras e traseiras, mas vou citar apenas algumas que acredito que sejam as que você procura. Dianteira: - 52093292/52085068 (2017/2019 MT) o do AT 17/19 é 52085069/52093293 - 94743534 (2013/2016 MT) o do AT 2014/2016 é 52058800 Traseira: - 52085067/52093297 (2017/2019) - 52038942 (2013/2016) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
SP_Felipe Postado Agosto 19 Compartilhar Postado Agosto 19 Fala galera! Me perdoe por reviver este tópico, mas alguém realizou a troca das molas e sentiu alguma diferença no conforto do carro? Me refiro principalmente aos pavimentos com ondulações e desníveis. Estou extremamente tentado a trocar essas molas para tentar sanar o meu problema. Detalhe: levantei o carro e detectei na parte traseira os isoladores (coxins) das molas com uma certa deterioração (trincas). Afim de constatar a parte dianteira, me deparo com o prato e mola sem borracha . Tentei buscar a peça na internet e não achei. Não há isoladores na dianteira? Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sekiya Postado Setembro 10 Compartilhar Postado Setembro 10 @SP_Felipe, na dianteira não há isoladores nas molas. Nem nos elos da mola. Não sei qual é o problema que você está sentindo, mas a função básica das molas é sustentar o peso do carro. Só ela em si, não afeta tanto o conforto. O que mais influencia são as cargas dos amortecedores. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
SP_Felipe Postado Setembro 11 Compartilhar Postado Setembro 11 @Sekiya, a sensação de desconforto em lombadas, qualquer imperfeição ou desnível no solo o carro balança e pula de forma excessiva. Fazer uma curva mais acentuada é bem desconfortável (o carro "deita" além do normal). Houve duas trocas de amortecedores, mas nunca os profissionais mencionaram em substituir as molas (são originais de fábrica). Me veio a questão das molas justamente ao verificar os isoladores traseiros, há trincas. A função desses isoladores seria intrínseco ao seu nome, correto? Isolar vibrações e afins. Trocando todo o conjunto (molas dianteiras, molas traseiras e isoladores traseiros) resultaria em um melhor conforto e reduções desses impactos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sekiya Postado Setembro 12 Compartilhar Postado Setembro 12 Normalmente se fala em troca de molas quando elas estão "cansadas". Os elos começam a se encostar e a altura do carro diminui principalmente quando se coloca carga no carro (5 pessoas + carga, por exemplo). Talvez não encontraram nenhum sinal evidente disso e por isso nenhum profissional comentou sobre a troca. Pelos sintomas que você relata, eu apostaria em amortecedores com carga baixa. Não sei a marca utilizada e nem se foi trocado há muito tempo, mas pode ser a fonte dos problemas, principalmente pelo fato de pular de forma excessiva. Pneus também influenciam bastante. Seja na medida, marca, e calibragem utilizada. Eu acredito que se fizer a troca das molas, o carro poderá ficar mais firme nas curvas, talvez diminuindo essa sensação de rolagem. Os isoladores das molas traseiras existem mais para evitar o atrito do elo de contato da mola com a base do eixo, o que causaria ruídos. Eles existem lá pelo ângulo de trabalho do eixo traseiro. Assim como aquelas mangueiras que se coloca nas pontas das molas dianteiras, elas diminuem a chance de rangidos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados