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Estou com um problema na direção hidráulica complicado, pois ninguém descobre a causa ou como corrigir o problema.

O carro esta com a direção hidráulica pesada ou dura e não volta ao centro sozinho e isso acontece para os dois lados.

O problema começou quando troquei algumas peças da suspensão (Bandeja completa com as buchas, terminal de direção e bieletas)

Depois disso já troquei as seguintes peças tentando resolver o problema:

1 - Buchas superiores dos amortecedores dianteiros

2 - Caixa de direção foi feito o reparo e como não resolveu foi trocada por outra

3 - A oficina especializada em direção hidráulica alega que testou a pressão da bomba e verificou os dutos e estão ok e também informou não ter encontrado nenhum problema na coluna de direção

4 - Correias e tensor e da correia de acessórios (Alternador, bomba da direção hidráulica e ar condicionado)

5 - Trocada a bandeja novamente na tentativa de verificar se a que foi colocada estava com defeito

Todas as trocas de peças foram seguidas por alinhamento (pelo menos umas 5 vezes)

Todas as peças foram originais

Não foi trocado:

Barra de direção e barra axial

Por favor, alguém me ajude porque nem a concessionaria sabe qual o problema!


Postado

Eu imagino o quanto é ruim mexer em tanta coisa e não resolver o problema.

Eu, faria primeiro uns testes simples:
- Levantaria a frente e soltaria os 2 terminais de direção: Se a ao movimentar a direção, ela ficar mais leve, é sinal que o problema pode estar em pivôs, rolamento de batente de amortecedor, até bieletas (difícil). Como já foi trocado, pode ser que não mude muita coisa. Se a direção continuar pesada, é sinal que o problema esteja na caixa ou coluna de direção.
- Soltaria o final do acoplamento da coluna de direção (perto dos pedais/assoalho) : Isso para sentir se o problema está na coluna de direção ou na caixa. Se o volante movimentar livre, é a caixa. Caso contrário, pode ser algum rolamento da coluna de direção.

Foi relatado que a caixa de direção foi trocada. Mas por uma 100% nova ou recondicionada? Pois quando se recondiciona a caixa, normalmente as oficinas deixam a regulagem do pinhão muito justa (para mascarar qualquer possível folga - elas até dizem que aos poucos o sistema "se ajusta") o que a deixa exatamente com esta sensação de pesada e com o retorno lento. Pode ser a causa principal.

Ar no sistema, também poderia deixar a direção pesada. Mas com o tanto que já foi mexido, bem provável que não seja isso. Outra coisa é defeito colocado: durante alguma etapa da manutenção, podem ter amassado alguma mangueira e isso criar uma restrição na de pressão ou na mangueira de retorno. Bomba é mais difícil de dar problema.

Quanto a barra axial, que não foi trocada, ela não causa esse tipo de sintoma.

  • 2 semanas depois...
Postado

É complicado mesmo já estou até desanimando do carro!
Parece defeito colocado mesmo!

O carro tinha buchas da bandeja ressecadas e após trocar a bandeja inteira com as buchas e terminais e também a bieleta é que o problema começou

Ai troquei os batentes do amortecedor, tensor e correias de acessórios e ar condicionado e como não resolveu indicaram a caixa.

Na oficina eu perguntei se verificaram ou testaram a pressão da bomba, tubulações, coluna de direção e disseram que tudo estava normal.

Como o reparo na minha caixa não resolveu trocaram por outra recondicionada, mas como o problema não foi resolvido eles não cobraram nada pelo serviço!

Tenho desconfiança que existe alguma tubulação amassada e não foi observado na oficina de direção hidráulica

Desconfio da bomba porque quando viro o volante parado o giro do carro cai
A barra de direção torta ou com buchas ressecadas pode ser a causa?

Vou seguir o seu conselho e levar o carro em outro lugar para conferir tudo novamente

Muito obrigado pela ajuda!

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Qualquer barra torta acho que não conseguiria causar tanta restrição. Os componentes de direção são bem resistentes e um empenamento só poderia aparecer em caso de colisão ou algo muito forte. Buchas ressecadas causam mais ruídos que restrição ao movimento, uma vez desgastadas elas criam folgas que até facilitariam o movimento.

Numa troca de bandeja completa, o único componente que restringe a direção seria o pivô. A bieleta também pode atrapalhar, mas em menor nível (testar seria fácil, pois só retirar as duas e rodar com o carro). Como a troca é um serviço simples, não consigo imaginar uma possibilidade de ter erro em montagem. Mas como nada é impossível, quando conseguir resolver o problema, nos conte o que realmente aconteceu.

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Obrigado pelas observações sobre a barra de direção, vou verificar então a coluna de direção pois aparentemente o retorno do volante a posição normal restringe no final quando esta quase reto

Quando o mecânico trocou a primeira vez a caixa de direção ele fez uma regulagem que deixou o volante bem leve parecendo carro com direção elétrica, mas mesmo assim apesar do volante estar bem mole ele não voltava totalmente

Quanto a troca das peças da suspensão eu vi que o correto é montar os componentes no elevador, mas fazer o aperto final com o carro no chão

Ele não fez dessa forma, mas não sei dizer se isso se aplica ao Onix

A segunda troca de bandeja com as buchas e pivô também não mudou nada!

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