Fernando DF Postado Outubro 21, 2023 Postado Outubro 21, 2023 Estou com um problema na direção hidráulica complicado, pois ninguém descobre a causa ou como corrigir o problema. O carro esta com a direção hidráulica pesada ou dura e não volta ao centro sozinho e isso acontece para os dois lados. O problema começou quando troquei algumas peças da suspensão (Bandeja completa com as buchas, terminal de direção e bieletas) Depois disso já troquei as seguintes peças tentando resolver o problema: 1 - Buchas superiores dos amortecedores dianteiros 2 - Caixa de direção foi feito o reparo e como não resolveu foi trocada por outra 3 - A oficina especializada em direção hidráulica alega que testou a pressão da bomba e verificou os dutos e estão ok e também informou não ter encontrado nenhum problema na coluna de direção 4 - Correias e tensor e da correia de acessórios (Alternador, bomba da direção hidráulica e ar condicionado) 5 - Trocada a bandeja novamente na tentativa de verificar se a que foi colocada estava com defeito Todas as trocas de peças foram seguidas por alinhamento (pelo menos umas 5 vezes) Todas as peças foram originais Não foi trocado: Barra de direção e barra axial Por favor, alguém me ajude porque nem a concessionaria sabe qual o problema! Citar
Sekiya Postado Outubro 23, 2023 Postado Outubro 23, 2023 Eu imagino o quanto é ruim mexer em tanta coisa e não resolver o problema. Eu, faria primeiro uns testes simples: - Levantaria a frente e soltaria os 2 terminais de direção: Se a ao movimentar a direção, ela ficar mais leve, é sinal que o problema pode estar em pivôs, rolamento de batente de amortecedor, até bieletas (difícil). Como já foi trocado, pode ser que não mude muita coisa. Se a direção continuar pesada, é sinal que o problema esteja na caixa ou coluna de direção. - Soltaria o final do acoplamento da coluna de direção (perto dos pedais/assoalho) : Isso para sentir se o problema está na coluna de direção ou na caixa. Se o volante movimentar livre, é a caixa. Caso contrário, pode ser algum rolamento da coluna de direção. Foi relatado que a caixa de direção foi trocada. Mas por uma 100% nova ou recondicionada? Pois quando se recondiciona a caixa, normalmente as oficinas deixam a regulagem do pinhão muito justa (para mascarar qualquer possível folga - elas até dizem que aos poucos o sistema "se ajusta") o que a deixa exatamente com esta sensação de pesada e com o retorno lento. Pode ser a causa principal. Ar no sistema, também poderia deixar a direção pesada. Mas com o tanto que já foi mexido, bem provável que não seja isso. Outra coisa é defeito colocado: durante alguma etapa da manutenção, podem ter amassado alguma mangueira e isso criar uma restrição na de pressão ou na mangueira de retorno. Bomba é mais difícil de dar problema. Quanto a barra axial, que não foi trocada, ela não causa esse tipo de sintoma. Citar
Fernando DF Postado Outubro 31, 2023 Autor Postado Outubro 31, 2023 É complicado mesmo já estou até desanimando do carro! Parece defeito colocado mesmo! O carro tinha buchas da bandeja ressecadas e após trocar a bandeja inteira com as buchas e terminais e também a bieleta é que o problema começou Ai troquei os batentes do amortecedor, tensor e correias de acessórios e ar condicionado e como não resolveu indicaram a caixa. Na oficina eu perguntei se verificaram ou testaram a pressão da bomba, tubulações, coluna de direção e disseram que tudo estava normal. Como o reparo na minha caixa não resolveu trocaram por outra recondicionada, mas como o problema não foi resolvido eles não cobraram nada pelo serviço! Tenho desconfiança que existe alguma tubulação amassada e não foi observado na oficina de direção hidráulica Desconfio da bomba porque quando viro o volante parado o giro do carro cai A barra de direção torta ou com buchas ressecadas pode ser a causa? Vou seguir o seu conselho e levar o carro em outro lugar para conferir tudo novamente Muito obrigado pela ajuda! Citar
Sekiya Postado Novembro 7, 2023 Postado Novembro 7, 2023 Qualquer barra torta acho que não conseguiria causar tanta restrição. Os componentes de direção são bem resistentes e um empenamento só poderia aparecer em caso de colisão ou algo muito forte. Buchas ressecadas causam mais ruídos que restrição ao movimento, uma vez desgastadas elas criam folgas que até facilitariam o movimento. Numa troca de bandeja completa, o único componente que restringe a direção seria o pivô. A bieleta também pode atrapalhar, mas em menor nível (testar seria fácil, pois só retirar as duas e rodar com o carro). Como a troca é um serviço simples, não consigo imaginar uma possibilidade de ter erro em montagem. Mas como nada é impossível, quando conseguir resolver o problema, nos conte o que realmente aconteceu. Citar
Fernando DF Postado Novembro 9, 2023 Autor Postado Novembro 9, 2023 Obrigado pelas observações sobre a barra de direção, vou verificar então a coluna de direção pois aparentemente o retorno do volante a posição normal restringe no final quando esta quase reto Quando o mecânico trocou a primeira vez a caixa de direção ele fez uma regulagem que deixou o volante bem leve parecendo carro com direção elétrica, mas mesmo assim apesar do volante estar bem mole ele não voltava totalmente Quanto a troca das peças da suspensão eu vi que o correto é montar os componentes no elevador, mas fazer o aperto final com o carro no chão Ele não fez dessa forma, mas não sei dizer se isso se aplica ao Onix A segunda troca de bandeja com as buchas e pivô também não mudou nada! Citar
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