Posts Recomendados

Postado

Boa noite a todos, recentemente adquiri um Onix LT 1.4 2019 Automático e no geral estou satisfeito com o carro mas sinto uma certa estranheza no câmbio.

Meu carro anterior (também automático) tinha trocas de marchas super rápidas, precisas e suaves (também era sequencial, com tecnologia semelhante apesar de outro fabricante), agora este Onix quando estou pisando um pouquinho mais (não "chumando o pé"), em outras palavras com o giro um pouco mais alto - uns 4k RPM, eu sinto que as trocas da primeira para segunda e segunda para terceira parece que tem um "delay". É difícil de descrever com palavras mas leva quase 1 segundo a troca, é como se ele segurasse o giro, engatasse a próxima marcha e depois vai sem tranco ou desconforto...

No meu veículo anterior era instantâneo, o máximo que sentia era um leve "tranquinho". Neste existe essa leve demora entre estas primeiras 3 marchas, depois delas a troca é suave e instantânea assim como os outro que tinha.

Bom, isso é normal?

• 3 semanas depois...

Postado

Sim, é normal. Cada carro tem uma calibragem diferente para motor e câmbio e no Onix é assim mesmo. Problema seria caso houvesse trancos fortes durante as trocas.

• 1 mês depois...
Postado
Em 03/12/2021 at 16:14, Sekiya disse:

Sim, é normal. Cada carro tem uma calibragem diferente para motor e câmbio e no Onix é assim mesmo. Problema seria caso houvesse trancos fortes durante as trocas.

Não, a troca é bem suave apesar de lenta. Gostei de vários fatores neste carro viu, mas confesso que este câmbio deixa bem a desejar comparado com outros carros de fabricantes que já tive. Quem sabe um dia eu acostumo com ele LoL

Postado

A calibragem da transmissão faz muita diferença mesmo. Um Cruze 1.8 que tem o mesmo câmbio (de gerações diferentes) não passa essa sensação. Isso porque dizem que o câmbio dos últimos Onix/Prisma AT possuem engates mais rápidos que os anteriores. Talvez o motor menor com menos torque e potência cause este "transtorno".

Eu mesmo, não gostei da calibragem adotada dos modelos 2017 em diante. Ele troca a marcha muito cedo e demora para reduzir quando se anda "tranquilo". Isso acaba forçando um pouco o motor, causando ruídos indesejáveis.

• 2 anos depois...
Postado
Em 18/01/2022 at 16:41, Sekiya disse:

A calibragem da transmissão faz muita diferença mesmo. Um Cruze 1.8 que tem o mesmo câmbio (de gerações diferentes) não passa essa sensação. Isso porque dizem que o câmbio dos últimos Onix/Prisma AT possuem engates mais rápidos que os anteriores. Talvez o motor menor com menos torque e potência cause este "transtorno".

Eu mesmo, não gostei da calibragem adotada dos modelos 2017 em diante. Ele troca a marcha muito cedo e demora para reduzir quando se anda "tranquilo". Isso acaba forçando um pouco o motor, causando ruídos indesejáveis.

vc parece o cara que mais entende de Chevrolet aqui , pois bem meu ônix estava com 65k eu resolvi fazer  a troca do óleo da transmissão ai o calvário começou  troquei o TCM duas vezes e agora fiz a parte hidráulica do cambio mas o carro continua dando tranco parado no semáforo , não sei o que fazer?  alguma ideia ?

• 4 semanas depois...
Postado

@jbln, sinceramente não sei lhe dizer.

Digo isso pois eu tenho um Cruze 1.8 e o Prisma com o mesmo câmbio. O do Prisma, nunca deu nenhum problema. O do Cruze, tem uns sintomas de tranco bem esporádico ao engatar a Ré e ao acelerar forte, normalmente da 3ª para 4ª. Imagino eu que possa ser aquele problema clássico da mola trava, mas não estou muito animado para gastar abrindo o câmbio. Nunca tive nenhum problema de trancos parado.

Já abriram o câmbio completo para verificar?

• 1 ano depois...
Postado

Bom dia, tranquilo? O seu problema persistiu? Adotou alguma medida para sanar esse ponto? Estou "namorando" um onix active 2019, motor 1.4 transmissão automática. Fiz uns testes drivers mas percebi essa questão, uma espécie de delay na troca das marchas iniciais. Em diversos fóruns e vídeos, vi que se trata de um ponto inerente ao modelo, que o certo seria o motorista adequar o seu modo condução ao câmbio, porém temo que isso possa vir a ser um problema ao pegar estradas e fazer alguma ultrapassagem ou algo do tipo. Qual é a sua sugestão? A despeito disso, o carro vale a pena? O modelo que estou olhando está muito conservado, somente 70 mil km, o dono da revenda ainda efetuou a troca do óleo do câmbio para tentar sanar meu medo, mas ainda sim fico receoso. Agradeço a atenção. 

• 2 meses depois...
Postado
Em 17/11/2025 at 09:29, Procopiojr disse:

Bom dia, tranquilo? O seu problema persistiu? Adotou alguma medida para sanar esse ponto? Estou "namorando" um onix active 2019, motor 1.4 transmissão automática. Fiz uns testes drivers mas percebi essa questão, uma espécie de delay na troca das marchas iniciais. Em diversos fóruns e vídeos, vi que se trata de um ponto inerente ao modelo, que o certo seria o motorista adequar o seu modo condução ao câmbio, porém temo que isso possa vir a ser um problema ao pegar estradas e fazer alguma ultrapassagem ou algo do tipo. Qual é a sua sugestão? A despeito disso, o carro vale a pena? O modelo que estou olhando está muito conservado, somente 70 mil km, o dono da revenda ainda efetuou a troca do óleo do câmbio para tentar sanar meu medo, mas ainda sim fico receoso. Agradeço a atenção. 

Bom dia, Procópio.
Adquiri um Onix LTZ 1.4 8V automático, ano 2019/2019, com 57 mil km, e estou bastante satisfeito com o conjunto.
É importante considerar que a proposta do conjunto mecânico (motor 1.4 8V + câmbio automático GF6) é diferente da de um câmbio CVT, tanto em comportamento quanto em entrega.
Minha sugestão é que você faça uma comparação prática alugando um Onix com esse conjunto, ainda que por um dia, para testar e tirar suas próprias conclusões.