Posts Recomendados

Postado

Fala pessoal tudo bem?

Estou querendo sair de um Celta para um Onix e estou cotando as peças de manutenção preventiva e corretiva. No Celta já troquei bastante coisa, por isso segue uma lista grande ai embaixo. Porém o Onix tem peças à mais em relação ao Celta, devido ABS, Embreagem com Atuador, etc. Alguém consegue listar peças que eu devo considerar em diferença do Celta?

Percebi que não encontro apenas os rolamentos de roda traseira, apenas o cubo com rolamento. Não se troca apenas o rolamento?

Embreagem, quando resolveria trocar apenas o atuador?

 

Obrigado!!

Bomba de agua
Válvula termostática
Tampa válvula
Correia dentada (kit com tensor)
Correia de Acessórios
Tensor correia
Sensor de nível boia
Filtro de combustível
amortecedor dianteiro (par)
amortecedor traseiro (par)
kit batentes
Rolamentos dianteiro
Rolamento traseiro
Cubo com Rolamento diant ou tras
Velas
Cabo de velas
Bobina individual
Bico injeção
Kit embreagem
Atuador embreagem
Cilindro mestre Embreagem
Disco freio dianteiro
Pastilha freio dianteiro
Sapata freio traseiro
Tambor freio traseiro
Cilindro roda traseiro
Cilindro mestre
Motor de Arranque
Alternador
 
 
 
Reservatório agua radiador
Reservatório fluido de freio com tampa
Cabo embreagem
Óleo cambio (manual)
Óleo
Tampa reservatório radiador
Braço axial LE LD
Bucha tensor
calços molas inferiores
Terminal de direção
Morcego
Pivô

Bieleta

 

 

  • 1 mês depois...

Postado

@Onix019 a única coisa que une o Onix e o Celta é o motor. O resto é basicamente outro carro.

Mesmo o motor possui diferenças, comparando o VHC ou até mesmo os últimos Econoflex com o SPE4 do Onix existem diferenças de componentes internos, tal como comando de válvulas, bielas, pistões, a gaiola e tampa de válvulas, sistema de injeção, as bobinas individuais. Porém a maioria dos itens de manutenção periódica é igual/semelhante, tal como correia dentada, tensionador, bomba d'água, filtros de combustível e óleo, entre outros.

Quanto a embreagem, o Celta utiliza comando a cabo e o Onix é hidráulico. O sistema do Celta é bem mais simples de reparar e tem o custo bem mais baixo. Dificilmente dá problema no garfo da embreagem ou até mesmo no cabo. No caso do Onix, tem o atuador mestre que fica no pedal e o "escravo" que é conjugado com rolamento da embreagem. Caso haja vazamento em qualquer atuador, normalmente somente a troca resolve. E inclua na conta o fluido de freio, que trabalha em conjunto para que tudo funcione. Pode parecer mais oneroso, mas os sistemas hidráulicos tem suas vantagens e não há nada que o desabone, a não ser um custo um pouco mais elevado e ausência de regulagem de altura do pedal.

O ABS nos freios não muda nada. A não ser que o dono seja uma pessoa que não sabe que fluido de freio existe e que há a necessidade de troca a cada 2 anos.

Quanto ao rolamento traseiro é isso mesmo. Em caso de folga ou rolamento roncando, troca-se o cubo completo. Em compensação não há necessidade de lubrificação dos rolamentos e muito menos regulagem de folga. Tem muitos carros que abandonaram o sistema de rolamentos cônicos com roletes em prol do blindado. Talvez a economia de tempo na hora da montagem na fábrica compense.

Uma coisa que eu percebi é que o Onix utiliza vários componentes importados. Se você priorizar peças originais, pode ser que a conta saia mais cara por conta disso.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.