Onix019 Postado Outubro 12, 2021 Postado Outubro 12, 2021 Fala pessoal tudo bem? Estou querendo sair de um Celta para um Onix e estou cotando as peças de manutenção preventiva e corretiva. No Celta já troquei bastante coisa, por isso segue uma lista grande ai embaixo. Porém o Onix tem peças à mais em relação ao Celta, devido ABS, Embreagem com Atuador, etc. Alguém consegue listar peças que eu devo considerar em diferença do Celta? Percebi que não encontro apenas os rolamentos de roda traseira, apenas o cubo com rolamento. Não se troca apenas o rolamento? Embreagem, quando resolveria trocar apenas o atuador? Obrigado!! Bomba de agua Válvula termostática Tampa válvula Correia dentada (kit com tensor) Correia de Acessórios Tensor correia Sensor de nível boia Filtro de combustível amortecedor dianteiro (par) amortecedor traseiro (par) kit batentes Rolamentos dianteiro Rolamento traseiro Cubo com Rolamento diant ou tras Velas Cabo de velas Bobina individual Bico injeção Kit embreagem Atuador embreagem Cilindro mestre Embreagem Disco freio dianteiro Pastilha freio dianteiro Sapata freio traseiro Tambor freio traseiro Cilindro roda traseiro Cilindro mestre Motor de Arranque Alternador Reservatório agua radiador Reservatório fluido de freio com tampa Cabo embreagem Óleo cambio (manual) Óleo Tampa reservatório radiador Braço axial LE LD Bucha tensor calços molas inferiores Terminal de direção Morcego Pivô Bieleta Citar
Sekiya Postado Novembro 12, 2021 Postado Novembro 12, 2021 @Onix019 a única coisa que une o Onix e o Celta é o motor. O resto é basicamente outro carro. Mesmo o motor possui diferenças, comparando o VHC ou até mesmo os últimos Econoflex com o SPE4 do Onix existem diferenças de componentes internos, tal como comando de válvulas, bielas, pistões, a gaiola e tampa de válvulas, sistema de injeção, as bobinas individuais. Porém a maioria dos itens de manutenção periódica é igual/semelhante, tal como correia dentada, tensionador, bomba d'água, filtros de combustível e óleo, entre outros. Quanto a embreagem, o Celta utiliza comando a cabo e o Onix é hidráulico. O sistema do Celta é bem mais simples de reparar e tem o custo bem mais baixo. Dificilmente dá problema no garfo da embreagem ou até mesmo no cabo. No caso do Onix, tem o atuador mestre que fica no pedal e o "escravo" que é conjugado com rolamento da embreagem. Caso haja vazamento em qualquer atuador, normalmente somente a troca resolve. E inclua na conta o fluido de freio, que trabalha em conjunto para que tudo funcione. Pode parecer mais oneroso, mas os sistemas hidráulicos tem suas vantagens e não há nada que o desabone, a não ser um custo um pouco mais elevado e ausência de regulagem de altura do pedal. O ABS nos freios não muda nada. A não ser que o dono seja uma pessoa que não sabe que fluido de freio existe e que há a necessidade de troca a cada 2 anos. Quanto ao rolamento traseiro é isso mesmo. Em caso de folga ou rolamento roncando, troca-se o cubo completo. Em compensação não há necessidade de lubrificação dos rolamentos e muito menos regulagem de folga. Tem muitos carros que abandonaram o sistema de rolamentos cônicos com roletes em prol do blindado. Talvez a economia de tempo na hora da montagem na fábrica compense. Uma coisa que eu percebi é que o Onix utiliza vários componentes importados. Se você priorizar peças originais, pode ser que a conta saia mais cara por conta disso. Citar
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