jordan Postado Novembro 6, 2019 Postado Novembro 6, 2019 QUATRO RODAS teve acesso a boletins internos, tratados por concessionários como recalls, que já estão sendo comunicados a donos do carro O Chevrolet Onix Plus não teve nenhum comunicado de recall anunciado. Pelo menos não oficialmente nos órgãos competentes do governo. Só que, em meio a relatos de incêndios de unidades do Onix Plus, a Chevrolet vem orientando concessionários a promover pelo menos três tipos diferentes de reparo em unidades já produzidas (e, em muitos casos, já entregues a seus donos). QUATRO RODAS teve acesso com exclusividade a três boletins de serviço relacionados ao novo sedã compacto, e que podem ser comunicados aos proprietários da mesma forma que os recalls. No dia 27 de setembro (duas semanas após o lançamento) foi emitido o primeiro deles, uma ação de campo para verificação de estoque de todas as unidades produzidas até o momento (4.860 unidades). Uma possível interferência no chicote do painel de instrumentos era a causa. A solução apresentada era a inspeção do chicote do painel de instrumentos antes de sua conexão com o sistema de carregamento de celular sem fio, da tomada de carga USB e da tomada 12V. Para ter acesso ao local, seria necessário desmontar o console central e o controle do sistema de ar-condicionado. Em 21 de outubro foi emitido um recall de não-conformidade para “compatibilizar o número de série físico do motor com o número de série no documento do veículo”. Para isso, seria necessário corrigir o número de série do motor no documento do veículo. Vale observar que um conflito nesse código pode dificultar o rastreamento interno de unidades que eventualmente apresentem falhas. Pior do que isso, se as numerações conflituosas forem constatadas por uma autoridade, o proprietário poderá ser punido com multa de R$ 130,16 por infração média, além de cinco pontos na CNH e possível retenção do veículo. No dia seguinte, surgiu um novo boletim, este para 1.621 unidades, para que fosse feita a inspeção e eventual substituição da porca de aterramento do veículo. Existiria a possibilidade de utilização de porca incorreta na fixação do aterramento do cabo negativo na longarina dianteira esquerda. Desta forma, o aterramento não teria fixação adequada. QUATRO RODAS contatou concessionárias de São Paulo e Minas Gerais, que confirmaram estes chamados. Uma revenda de Piracicaba (SP) disse, inclusive, que “os clientes dos carros envolvidos estão recebendo as cartas em casa para levarem os carros às concessionárias”. Uma concessionária de Minas Gerais relatou, ainda, que o boletim relacionado ao chicote estava bloqueando a entrega dos Onix Plus a seus compradores. Todas concessionárias chamam de recall esses chamados. O que não há ainda, porém, são indícios de que as falhas relatadas nos três boletins estejam relacionadas aos dois casos de incêndio já registrados. Contudo, vale ressaltar que dois dos chamados envolvem o sistema elétrico do veículo, passíveis de curto circuito em caso de falha. Nossa reportagem consultou os canais oficiais de registros de recall e também o site oficial da Chevrolet, mas não encontrou até a publicação desta reportagem nenhuma convocação a respeito dos boletins relatados. Entretanto, no aplicativo Meu Chevrolet, dedicado a donos do veículo, é possível encontrar alertas a respeito. Também procuramos a GM do Brasil para um posicionamento oficial, mas a fabricante não respondeu às ligações e e-mails até a publicação desta reportagem. Fonte: Quatro Rodas Citar
F. Fiaes Postado Novembro 6, 2019 Postado Novembro 6, 2019 Chevrolet Onix Plus tem entregas suspensas por risco de incêndio Modelo se tornou o sedã mais vendido do país em outubro, logo após o lançamento. Suspensão consta de comunicado interno da GM obtido pelo G1. Fabricante foi procurada mas não se pronunciou. No documento, diz que fará recall e oferecerá veículos alugados aos clientes. A General Motors determinou a suas revendedoras que suspendam a entrega aos clientes do novo Chevrolet Onix Plus pela possibilidade de incêndio no modelo. A ordem consta de um comunicado interno da companhia obtido pelo G1. Lançado em setembro, o modelo foi o sedã mais vendido do país em outubro, com 7.140 unidades emplacadas. O G1 procurou a assessoria da Chevrolet nesta quarta-feira (6), que afirmou que vai convocar um recall de todas as unidades vendidas do veículo. Os proprietários dos modelos envolvidos serão chamados a comparecer a uma concessionária da marca para realizar de forma gratuita o serviço de reparo no software de gerenciamento do motor. A GM diz disponibilizará para todos os clientes um veículo reserva alugado até que o procedimento de atualização do software em seu veículo seja efetuado. Segundo a empresa, o agendamento para recall estará disponível em toda a Rede Chevrolet e na Central de Relacionamento Chevrolet pelo 0800-702-4200 assim que a atualização de software estiver disponível. De acordo com o comunicado, "em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, (...) o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio". Caso o veículo apresente o problema, um alerta visual será emitido no painel de instrumentos, com o acendimento da luz de injeção, ou do motor. Veículos serão recolhidos De acordo com a fabricante, todas as unidades do Onix Plus vendidas até o momento serão convocadas para retornarem às concessionárias e ficarão imobilizadas, já que não há previsão para a atualização do sistema que corrige o problema. A partir daí, os clientes terão à disposição os veículos alugados prometidos pela GM no comunicado. Incêndios no Onix Plus Ainda em setembro, mês de lançamento do Onix Plus, uma imagem de uma unidade do modelo pegando fogo no pátio da GM em Gravataí (RS) surgiu nas redes sociais. Em seguida, outras passaram a ser publicadas já com os proprietários dos veículos. O G1 questionou a companhia sobre esses registros, mas também não obteve resposta. A GM lançou o Onix Plus como sucessor do Prisma, que já era o sedã mais vendido do país em 2019. Desde o lançamento, em setembro, até outubro, o novo modelo teve 8.775 unidades emplacadas, de acordo com a Fenabrave, associação das concessionárias. Fonte: Auto Esporte Citar
adriano goro Postado Novembro 6, 2019 Postado Novembro 6, 2019 Boa noite amigos Hoje à tarde a css entrou em contato informando para levar o veiculo para recall urgente, que tenho direito a carro reserva. Questionei o motivo, foi dito possível incêndio no motor do veiculo. Medidas provisórias abastecer com etanol, não usar motor com giros muitos elevados, condução moderada. Felizmente a GM mostrou que não é omissa encara suas responsabilidades, Citar
Posts Recomendados
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.