Posts Recomendados

Postado

Fala galera. Beleza?

Tenho um GM Ônix 13/14 1.4 LTZ. Faz algum tempo que ele estava trepidando um pouco em arrancadas (aplicando o torque do motor para a movimentação, saindo da inércia). A trepidação aumentou de intensidade algumas semanas atrás, o painel começa a vibrar muito, principalmente com o motor frio e o ar condicionado ligado. Quando tento sair em primeira marcha com o motor frio, parece que o motor vai sair do cofre. Literalmente vibra muito o painel e a manopla do câmbio. Quando o motor está em temperatura ideal de trabalho a vibração diminui, porém, entre 1.000 e 1.300 RPM, a vibração volta com intensidade. Quando o ar condicionado está ligado e tento sair da inércia, parece que o câmbio e a embreagem vão cair do motor, trepidação muito forte. Quando eu dou partida, a sensação é de que o motor está solto, balança, vibra.

Gravei um vídeo para melhor ilustração.

Verifiquei valores de peças que poderiam ser um dos problemas (e me surpreendi, os valores de peças na concessionária é bem mais barato que em auto peças), mas gostaria de uma opinião de vocês.

Postado

Olá Felipe

O seu carro vibra bastante (painel, cambio, bancos) com o carro parado em ponto morto? O meu fazia toda essa vibração nessas condições e acabei resolvendo o problema após a troca de dois coxins: o do motor e superior do cambio. Gastei R$520,00 incluindo as duas peças originais GM junto com a mão de obra.

Postado
4 minutos atrás, KelvinSilva94 disse:

Olá Felipe

O seu carro vibra bastante (painel, cambio, bancos) com o carro parado em ponto morto? O meu fazia toda essa vibração nessas condições e acabei resolvendo o problema após a troca de dois coxins: o do motor e superior do cambio. Gastei R$520,00 incluindo as duas peças originais GM junto com a mão de obra.

Exatamente Kelvin, toda essa vibração com o carro em neutro. Em determinadas faixas de giros a vibração é mínima, porém, sempre com o carro frio, ou com ele aquecido na faixa de 1.000 a 1.300 RPM gera toda a vibração representada no vídeo.

Fiz uma pesquisa pelos preços dos coxins, e está muito viável os originais GM. Creio que minha embreagem está com um desgaste acentuado também, pois já está com 82.300 Km.

Postado

@SPFCFelipe é bem provável que o problema sejam os coxins do motor/câmbio. Quando chega a este ponto, pode ser que tenha quebrado o elemento de borracha.

Só para deixar registrado aqui:

O coxim do motor tem 2 códigos: 95405221 para transmissão manual e 52068329 para transmissão automática.
O coxim do câmbio 95032352 para manual; 95190896 para automática nos anos 14/16 e 95265891 para automática a partir de 2017.

Tem ainda um tirante que é chamado de amortecedor do coxim da transmissão de código 95493722  que pode ser que seja preciso trocar também. Ele segura a torção do motor e transmissão.

Já a embreagem, talvez vale a pena aproveitar o momento (e a mão de obra) e fazer a troca, pois parte da trepidação na arrancada pode ser por patinação do disco de embreagem ou por empenamento da superfície do volante do motor.

Postado

Vai de originais da GM, não são tão caros e são de boa qualidade, agora o seu mecânico tem que descobrir qual deles está apresentando problemas, pode ser apenas 1 ou até mais (no meu caso foi 2 dos 3).

• 2 semanas depois...
Postado

Fala galera.

Me desculpem por ressucitar esse tópico KKK.

Mas gostaria de fazer um feedback referente aos problemas que foram citados. 

Foi realizado a troca do coxim esquerdo (embaixo do filtro de ar), troca do kit de embreagem (platô, disco e atuador), retífica do volante do motor, limpeza do TBI, e a reprogramação do sensor de abertura do corpo de borboleta (TPS).

Simplesmente meus problemas acabaram, parece que eu acabei de retirar o carro da GM, muito macio, sem ruídos e vibrações. A sensação dentro do carro é de que o motor nem está ligado.

As peças foram todas originais GM.

Para quem quiser uma noção de valores e uma prévia de quanto em média poderá gastar:

Embreagem: R$ 384,00;

Retífica do volante: R$ 60,00;

Coxim lado esquerdo: R$ 148,00.

Todas as peças adquiridas na concessionária GM.

Muito obrigado a todos pelas informações, foram muito úteis.

Postado (editado)

@SPFCFelipe que bom que resolveu o problema e voltou para um feedback. Normalmente as pessoas não voltam para dizer ao menos se resolveu ou não ou o que era. Ajudaria mais se todos fizessem como você!

Editado por Sekiya
Postado (editado)
Em 03/09/2019 at 21:06, SPFCFelipe disse:

Fala galera.

Me desculpem por ressucitar esse tópico KKK.

Mas gostaria de fazer um feedback referente aos problemas que foram citados. 

Foi realizado a troca do coxim esquerdo (embaixo do filtro de ar), troca do kit de embreagem (platô, disco e atuador), retífica do volante do motor, limpeza do TBI, e a reprogramação do sensor de abertura do corpo de borboleta (TPS).

Simplesmente meus problemas acabaram, parece que eu acabei de retirar o carro da GM, muito macio, sem ruídos e vibrações. A sensação dentro do carro é de que o motor nem está ligado.

As peças foram todas originais GM.

Para quem quiser uma noção de valores e uma prévia de quanto em média poderá gastar:

Embreagem: R$ 384,00;

Retífica do volante: R$ 60,00;

Coxim lado esquerdo: R$ 148,00.

Todas as peças adquiridas na concessionária GM.

Muito obrigado a todos pelas informações, foram muito úteis.

Felipe, Em relação a limpeza do TBI, e a reprogramação do sensor TPS, quanto ficaram esses serviços? E a MO da parte mecânica? Obrigado.

E vc ressuscitou este tópico numa hr bem oportuna.  

Editado por leonardoaa@yahoo.com.br
  • Like 1
  • 4 anos depois...
Postado
Em 20/08/2019 at 13:03, Sekiya disse:

@SPFCFelipe é bem provável que o problema sejam os coxins do motor/câmbio. Quando chega a este ponto, pode ser que tenha quebrado o elemento de borracha.

Só para deixar registrado aqui:

O coxim do motor tem 2 códigos: 95405221 para transmissão manual e 52068329 para transmissão automática.
O coxim do câmbio 95032352 para manual; 95190896 para automática nos anos 14/16 e 95265891 para automática a partir de 2017.

Tem ainda um tirante que é chamado de amortecedor do coxim da transmissão de código 95493722  que pode ser que seja preciso trocar também. Ele segura a torção do motor e transmissão.

Já a embreagem, talvez vale a pena aproveitar o momento (e a mão de obra) e fazer a troca, pois parte da trepidação na arrancada pode ser por patinação do disco de embreagem ou por empenamento da superfície do volante do motor.

Felipe,

Comprei o Coxim do motor para o meu cobalt elite 2017/2018 automático com código 95190896.

Como passou do prazo de troca, confirme se a peça com esse código não serve de jeito nenhum no meu cobalt, pois neste caso teria que comprar outra.