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Fala galera. Beleza?

Tenho um GM Ônix 13/14 1.4 LTZ. Faz algum tempo que ele estava trepidando um pouco em arrancadas (aplicando o torque do motor para a movimentação, saindo da inércia). A trepidação aumentou de intensidade algumas semanas atrás, o painel começa a vibrar muito, principalmente com o motor frio e o ar condicionado ligado. Quando tento sair em primeira marcha com o motor frio, parece que o motor vai sair do cofre. Literalmente vibra muito o painel e a manopla do câmbio. Quando o motor está em temperatura ideal de trabalho a vibração diminui, porém, entre 1.000 e 1.300 RPM, a vibração volta com intensidade. Quando o ar condicionado está ligado e tento sair da inércia, parece que o câmbio e a embreagem vão cair do motor, trepidação muito forte. Quando eu dou partida, a sensação é de que o motor está solto, balança, vibra.

Gravei um vídeo para melhor ilustração.

Verifiquei valores de peças que poderiam ser um dos problemas (e me surpreendi, os valores de peças na concessionária é bem mais barato que em auto peças), mas gostaria de uma opinião de vocês.
 

 


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Olá Felipe

O seu carro vibra bastante (painel, cambio, bancos) com o carro parado em ponto morto? O meu fazia toda essa vibração nessas condições e acabei resolvendo o problema após a troca de dois coxins: o do motor e superior do cambio. Gastei R$520,00 incluindo as duas peças originais GM junto com a mão de obra.

 

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4 minutos atrás, KelvinSilva94 disse:

Olá Felipe

O seu carro vibra bastante (painel, cambio, bancos) com o carro parado em ponto morto? O meu fazia toda essa vibração nessas condições e acabei resolvendo o problema após a troca de dois coxins: o do motor e superior do cambio. Gastei R$520,00 incluindo as duas peças originais GM junto com a mão de obra.

 

Exatamente Kelvin, toda essa vibração com o carro em neutro. Em determinadas faixas de giros a vibração é mínima, porém, sempre com o carro frio, ou com ele aquecido na faixa de 1.000 a 1.300 RPM gera toda a vibração representada no vídeo.

Fiz uma pesquisa pelos preços dos coxins, e está muito viável os originais GM. Creio que minha embreagem está com um desgaste acentuado também, pois já está com 82.300 Km.

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@SPFCFelipe é bem provável que o problema sejam os coxins do motor/câmbio. Quando chega a este ponto, pode ser que tenha quebrado o elemento de borracha.

Só para deixar registrado aqui:

O coxim do motor tem 2 códigos: 95405221 para transmissão manual e 52068329 para transmissão automática.
O coxim do câmbio 95032352 para manual; 95190896 para automática nos anos 14/16 e 95265891 para automática a partir de 2017.

Tem ainda um tirante que é chamado de amortecedor do coxim da transmissão de código 95493722  que pode ser que seja preciso trocar também. Ele segura a torção do motor e transmissão.

Já a embreagem, talvez vale a pena aproveitar o momento (e a mão de obra) e fazer a troca, pois parte da trepidação na arrancada pode ser por patinação do disco de embreagem ou por empenamento da superfície do volante do motor.

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Vai de originais da GM, não são tão caros e são de boa qualidade, agora o seu mecânico tem que descobrir qual deles está apresentando problemas, pode ser apenas 1 ou até mais (no meu caso foi 2 dos 3).

  • 2 semanas depois...
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Fala galera.

Me desculpem por ressucitar esse tópico KKK.

Mas gostaria de fazer um feedback referente aos problemas que foram citados. 

Foi realizado a troca do coxim esquerdo (embaixo do filtro de ar), troca do kit de embreagem (platô, disco e atuador), retífica do volante do motor, limpeza do TBI, e a reprogramação do sensor de abertura do corpo de borboleta (TPS).

Simplesmente meus problemas acabaram, parece que eu acabei de retirar o carro da GM, muito macio, sem ruídos e vibrações. A sensação dentro do carro é de que o motor nem está ligado.

As peças foram todas originais GM.

Para quem quiser uma noção de valores e uma prévia de quanto em média poderá gastar:

Embreagem: R$ 384,00;

Retífica do volante: R$ 60,00;

Coxim lado esquerdo: R$ 148,00.

Todas as peças adquiridas na concessionária GM.

Muito obrigado a todos pelas informações, foram muito úteis.

Postado (editado)

@SPFCFelipe que bom que resolveu o problema e voltou para um feedback. Normalmente as pessoas não voltam para dizer ao menos se resolveu ou não ou o que era. Ajudaria mais se todos fizessem como você!

Editado por Sekiya
Postado (editado)
Em 03/09/2019 at 21:06, SPFCFelipe disse:

Fala galera.

Me desculpem por ressucitar esse tópico KKK.

Mas gostaria de fazer um feedback referente aos problemas que foram citados. 

Foi realizado a troca do coxim esquerdo (embaixo do filtro de ar), troca do kit de embreagem (platô, disco e atuador), retífica do volante do motor, limpeza do TBI, e a reprogramação do sensor de abertura do corpo de borboleta (TPS).

Simplesmente meus problemas acabaram, parece que eu acabei de retirar o carro da GM, muito macio, sem ruídos e vibrações. A sensação dentro do carro é de que o motor nem está ligado.

As peças foram todas originais GM.

Para quem quiser uma noção de valores e uma prévia de quanto em média poderá gastar:

Embreagem: R$ 384,00;

Retífica do volante: R$ 60,00;

Coxim lado esquerdo: R$ 148,00.

Todas as peças adquiridas na concessionária GM.

Muito obrigado a todos pelas informações, foram muito úteis.

Felipe, Em relação a limpeza do TBI, e a reprogramação do sensor TPS, quanto ficaram esses serviços? E a MO da parte mecânica? Obrigado.

E vc ressuscitou este tópico numa hr bem oportuna.  

Editado por leonardoaa@yahoo.com.br
  • Like 1
  • 4 anos depois...
Postado
Em 20/08/2019 at 13:03, Sekiya disse:

@SPFCFelipe é bem provável que o problema sejam os coxins do motor/câmbio. Quando chega a este ponto, pode ser que tenha quebrado o elemento de borracha.

Só para deixar registrado aqui:

O coxim do motor tem 2 códigos: 95405221 para transmissão manual e 52068329 para transmissão automática.
O coxim do câmbio 95032352 para manual; 95190896 para automática nos anos 14/16 e 95265891 para automática a partir de 2017.

Tem ainda um tirante que é chamado de amortecedor do coxim da transmissão de código 95493722  que pode ser que seja preciso trocar também. Ele segura a torção do motor e transmissão.

Já a embreagem, talvez vale a pena aproveitar o momento (e a mão de obra) e fazer a troca, pois parte da trepidação na arrancada pode ser por patinação do disco de embreagem ou por empenamento da superfície do volante do motor.

Felipe,

Comprei o Coxim do motor para o meu cobalt elite 2017/2018 automático com código 95190896.

Como passou do prazo de troca, confirme se a peça com esse código não serve de jeito nenhum no meu cobalt, pois neste caso teria que comprar outra.

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