jordan Postado Março 28, 2019 Compartilhar Postado Março 28, 2019 O Onix LTZ é a versão topo de linha do hatch compacto da General Motors, que é o carro mais vendido do mercado nacional há três anos e que ajudou a colocar a marca Chevrolet no topo dos emplacamentos por aqui. Essa opção tem um conjunto bem completo e serve de referência do produto no mercado, apesar do layout mais elaborado da versão Activ. Lançado em 2012, o Chevrolet Onix surgiu como um sucessor do antigo Corsa C e utilizou uma variante localizada e de custo reduzido da plataforma global Gamma II da General Motors. O modelo veio acompanhado posteriormente do sedã compacto Prisma, que substituiu o anterior, derivado do Celta que, por sua vez, era um desenvolvimento do Corsa B. Embora de início quase discreto, o Onix demorou a se impor no mercado. Apostando não só num visual diferenciado, o hatch trouxe alguns itens de personalização, melhoria no acabamento e conectividade com o sistema MyLink, que colocou a Chevrolet na vanguarda da interatividade homem-máquina no Brasil. No topo de tudo isso, estava o Onix LTZ, que concentrava a maior parte das novidades e dava ao Onix o pacote que muitos desejavam. Conforme o tempo foi passando, este conteúdo melhor foi parcialmente distribuído para outras versões, como o Onix Effect, por exemplo. Ainda assim, no geral, mesmo com o Onix Activ, o Onix LTZ ainda é o “suprassumo” do compacto, por enquanto… Onix LTZ O Chevrolet Onix chegou em outubro de 2012 e nas versões LS, LT e LTZ, sendo que esta última era a mais completa, bem como motores 1.0 e 1.4, com a segunda opção tendo câmbio automático como alternativa ao manual. O Onix LTZ só foi disponibilizado com propulsor 1.4 e opção automática. Na época, o Onix LTZ chegou custando R$ 43.090 sem pintura metálica e com transmissão manual de cinco marchas. Mais adiante, receberia o câmbio automático com seis velocidades. Com o passar do tempo, essa versão recebeu alguns melhoramentos, ganhando ainda uma atualização visual de meia vida. Onix LTZ – Design O Onix LTZ chegou com design diferenciado. O hatch compacto e topo de linha, tinha faróis com lentes azuladas, dando um aspecto personalizado ao modelo, que também vinha com grade cromada. O para-choque tinha detalhes em preto brilhante e faróis de neblina circulares. As rodas de liga leve de 15 polegadas tinha acabamento em preto brilhante com partes diamantadas, antena no teto e lanternas escurecidas. O Onix LTZ chamava atenção por não ter frisos cromados no restante do carro, assim como qualquer acabamento extra nas laterais e traseira. Por dentro, o ambiente do Onix LTZ trazia um visual bem diferenciado, tendo cluster análogo-digital em cor Ice Blue, com computador de bordo e velocímetro digital. O volante de três raios não tinha ainda comandos remotos, mas o hatch já portava a multimídia MyLink. Essa central de entretenimento tinha tela de 7 polegadas e sensível ao toque, portando os sistemas Google Android Auto e Apple Car Play. Na ocasião, o aplicativo Waze não estava disponível, somente o Google Maps. A conexão era feita por meio da entrada USB. Os difusores de ar tinham detalhes cromados e o acabamento geral era preto. Outro destaque era a tampa do porta-luvas, iluminado, que tinha abertura invertida, não tocando nas pernas do passageiro. Já os bancos eram bem envolventes e com costuras contrastantes, mas o banco traseiro bipartido tinha apenas dois apoios de cabeça e cinto de 2 pontos centralizado. As portas dianteiras não tinham puxadores em forma de alça, dificultando o manuseio. Onix LTZ – Conteúdo e motorização O Onix LTZ 2013 media 3,93 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,48 m de altura e 2,53 m de entre eixos. O hatch da Chevrolet tem 280 litros no porta-malas e tanque de 54 litros. Pesando 1.067 kg, o modelo chegou com motor 1.4 SPE/4, uma atualização do velho Família I da GM e com 8 válvulas por cilindro. Com 1.389 cm3, o propulsor entregava 98 cavalos na gasolina e 106 cavalos no etanol, ambos a 6.000 rpm, tendo 13,0/13,9 kgfm a 4.800 rpm, respectivamente. O câmbio manual de cinco marchas tem engates suaves, curtos e precisos. O consumo era de 7,9/9,6 km/l no etanol e 11,5/13,6 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada. O Onix LTZ ia de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos com máxima de 180 km/h. No conteúdo, ar condicionado manual, direção hidráulica, pneus 185/65 R15, rodas de liga leve aro 15 polegadas, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajustes elétricos, travamento central elétrico, multimídia MyLink com Android Auto e Car Play, volante com coluna de direção ajustável, banco do motorista e cintos dianteiros com regulagem de altura, porta-luvas iluminado, bancos com tecido diferenciado, banco traseiro inteiriço, 4 apoios de cabeça, 4 cintos de 3 pontos, 1 subabdominal, faróis de neblina, sensor de estacionamento, faróis com lentes azuis, antena no teto, freios ABS com EDB, cluster análogo-digital, computador de bordo, chave canivete, entradas USB e auxiliar, Bluetooth, alarme, entre outros. Onix LTZ – Câmbio automático Na linha 2014, em julho de 2013, o Onix LTZ recebeu transmissão automática GF6-3 de seis marchas e conversor de torque, sem modo Sport. A alavanca com seletor iluminado em Ice Blue, chamou atenção por ter botão de mudança de marcha manual ao lado do pomo, em local de manuseio ruim. Além disso, o Onix LTZ 2014 ganhou também piloto automático com comando no volante. O hatch ganhou ainda indicador de marcha no painel e acabamento em couro, opcional, nos assentos. A novidade reduziu o torque para 12,9 kgfm com gasolina. Com etanol, a aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos com final de 171 km/h. O consumo era de 7,7/10,5 km/l no etanol e 8,9/13,3 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada. Onix LTZ – Atualização visual Em julho de 2016, o Onix LTZ passou por uma atualização visual e mecânica. Na mudança ocorreu na linha 2017, consistindo no rebaixamento do capô, assim como adição de uma nova grade remodelada e para-choque com molduras laterais proeminentes, mantendo os faróis de neblina anteriores. As rodas de liga leve do Onix LTZ 2017 ganharam um novo desenho, agora totalmente diamantado e com 5 raios. Na traseira, as lanternas ganharam layout diferenciado com luzes simulando LED, além de para-choque atualizado com sensores de estacionamento. Por dentro, o Onix LTZ recebeu modificação no desenho das portas, que agora possuem puxadores mais avançados. O volante multifuncional tem comandos de mídia e telefonia, assim como piloto automático e acabamento em preto brilhante, tendo couro costurado no aro. A multimídia MyLink ganha o sistema OnStar, que permite acessar central de concierge e até navegação guiada por setas e pacotes de serviço. Além dos aplicativos Waze e Google Maps, pode-se utilizar também o Spotify e o Siri da Apple. O banco recebeu novo acabamento em couro e tecido. A direção elétrica substituiu a hidráulica, mas o Onix LTZ 2017 ganhou reforço estrutural, bem como novos rolamentos, pneus de baixa resistência à rolagem, atualização nos freios, lubrificante mais fino, proteção de bateria, alternador mais potente e outros componentes, a fim de reduzir o consumo. Mas, a alteração principal foi o câmbio manual de seis marchas. Com ele, o consumo com gasolina chega a 14,9 km/l na estrada. Em 2018, o Onix LTZ finalmente recebeu três apoios de cabeça no banco traseiro e cinto de segurança de três pontos, além de sistema Isofix e Top Tether para cadeiras infantis. Os bancos do Onix LTZ 2019 foram redesenhados e ganharam acabamento “Dark Galvanized”, enquanto o cluster passa a ter novo grafismo e iluminação em LED branco do painel “True White”. O MyLink 2 atualizado tem ainda câmera de ré e as lanternas receberam lentes azuladas. Fonte: Notícias Automotivas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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