Posts Recomendados

Olá pessoal sou novato aqui no Clube do Onix.

Eu recentemente comprei um Onix 0 km Ltz automatico 2018 e tenho uma dúvida.

Eu moro em João Pessoa/PB e a cidade faz calor, utilizo apenas gasolina pq o preço do etanol não compensa.

Tenho duas dúvidas:

1. Eu sou obrigado a colocar gasolina aditivada no tanquinho de partida a frio, utilizando apenas gasolina e já que na cidade que moro não faz frio?

2.causa algum problema no carro não colocar gasolina aditivada no tanquinho para rodar apenas com gasolina?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Ao comprar o meu veículo, a responsável pela entrega me disse que não era obrigatório encher o tanquinho para quem mora em lugares "quentes", como no meu caso.

Como não ando na gasolina, apenas no etanol, resolvi colocar. Achei a fala dela estranha, já que tive um Celta VHCE e frequentemente tinha que encher o tanquinho.

Estou completando 11 meses com o veículo e o sistema do meu Prisma nunca, nunca funcionou! Já devo ter trocado a gasolina de lá umas 4 vezes.

Já ouvi dizer que é bom ter gasolina lá mesmo quando o clima esta quente pois quando não tem, pode ressecar ou queimar o sistema. Não sei se é verdade. Na dúvida, eu sempre deixo.

Lembrando que vc deve colocar gasolina premium como exige o manual. Eu coloco somente a Podium. A OCTAPRO envelheceu mais rápido na minha opinião, e a Shell V Power Racing não tem a octanagem tão alta quanto as demais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rapid Fire disse:

Ao comprar o meu veículo, a responsável pela entrega me disse que não era obrigatório encher o tanquinho para quem mora em lugares "quentes", como no meu caso.

Como não ando na gasolina, apenas no etanol, resolvi colocar. Achei a fala dela estranha, já que tive um Celta VHCE e frequentemente tinha que encher o tanquinho.

Estou completando 11 meses com o veículo e o sistema do meu Prisma nunca, nunca funcionou! Já devo ter trocado a gasolina de lá umas 4 vezes.

Já ouvi dizer que é bom ter gasolina lá mesmo quando o clima esta quente pois quando não tem, pode ressecar ou queimar o sistema. Não sei se é verdade. Na dúvida, eu sempre deixo.

Lembrando que vc deve colocar gasolina premium como exige o manual. Eu coloco somente a Podium. A OCTAPRO envelheceu mais rápido na minha opinião, e a Shell V Power Racing não tem a octanagem tão alta quanto as demais.

 

Também ando sempre com o tanquinho cheio. Apesar de nunca baixar pra menos de 20º a temperatura aqui na minha cidade (nem no dia mais frio do inverno), tive dificuldade uma vez pra o carro pegar quando tava todo abastecido com álcool. Foi só botar a gasosa no tanquinho que nunca mais tive esse problema. Só uso Podium e troco a cada 4 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marques1982,  sempre ouvi dizer que se deixar o tanquinho vazio ressecava o sistema, provocava vazamento e sei lá mais quantos dramas. Considero isso um baita exagero. O sistema nada mais é que o mesmo dos carros a álcool dos anos 80. A bomba elétrica continua igual. Só muda a existência do controle de acionamento dela pela central e uso de uma válvula solenoide para evitar que o vácuo do motor sugue a gasolina do tanque (pois a entrada fica pós borboleta de aceleração).

Se deixar vazio, a única coisa que vai acontecer é você não ter a dor de cabeça de drenar o sistema, limpar possíveis depósitos de gasolina velha que possa acontecer. Ou seja, no seu caso é só vantagem. A bomba, mesmo sem combustível não sofrerá nada, pois ela não é refrigerada pelo combustível como é no tanque normal (fora que o acionamento dela dura apenas segundos). O que pode acontecer é travar a válvula solenoide fechada por falta de uso. Mas até aí, o sistema nunca vai funcionar mesmo, tanto pela temperatura ambiente quanto pela gasolina.

Mas lembre-se de retirar totalmente a gasolina do tanquinho, sem nenhum resquício.

Quanto a trocar gasolina do tanquinho, não precisam fazer isso com tanta frequência não. Aquela história de que gasolina comum/aditivada dura apenas 3 meses é antiga. Hoje ela tem menos enxofre e dizem que aguenta pelo menos 6 meses (1 ano a do tipo premium). Mesmo assim, como ela é usada apenas para auxiliar a partida, mesmo velha ela ainda funciona. De qualquer forma, cada um faz o que achar melhor e o que lhe convier.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.