marques1982 Postado Junho 25, 2018 Postado Junho 25, 2018 Olá pessoal sou novato aqui no Clube do Onix. Eu recentemente comprei um Onix 0 km Ltz automatico 2018 e tenho uma dúvida. Eu moro em João Pessoa/PB e a cidade faz calor, utilizo apenas gasolina pq o preço do etanol não compensa. Tenho duas dúvidas: 1. Eu sou obrigado a colocar gasolina aditivada no tanquinho de partida a frio, utilizando apenas gasolina e já que na cidade que moro não faz frio? 2.causa algum problema no carro não colocar gasolina aditivada no tanquinho para rodar apenas com gasolina? Citar
Rapid Fire Postado Junho 26, 2018 Postado Junho 26, 2018 Ao comprar o meu veículo, a responsável pela entrega me disse que não era obrigatório encher o tanquinho para quem mora em lugares "quentes", como no meu caso. Como não ando na gasolina, apenas no etanol, resolvi colocar. Achei a fala dela estranha, já que tive um Celta VHCE e frequentemente tinha que encher o tanquinho. Estou completando 11 meses com o veículo e o sistema do meu Prisma nunca, nunca funcionou! Já devo ter trocado a gasolina de lá umas 4 vezes. Já ouvi dizer que é bom ter gasolina lá mesmo quando o clima esta quente pois quando não tem, pode ressecar ou queimar o sistema. Não sei se é verdade. Na dúvida, eu sempre deixo. Lembrando que vc deve colocar gasolina premium como exige o manual. Eu coloco somente a Podium. A OCTAPRO envelheceu mais rápido na minha opinião, e a Shell V Power Racing não tem a octanagem tão alta quanto as demais. Citar
jfss Postado Junho 26, 2018 Postado Junho 26, 2018 1 hora atrás, Rapid Fire disse: Ao comprar o meu veículo, a responsável pela entrega me disse que não era obrigatório encher o tanquinho para quem mora em lugares "quentes", como no meu caso. Como não ando na gasolina, apenas no etanol, resolvi colocar. Achei a fala dela estranha, já que tive um Celta VHCE e frequentemente tinha que encher o tanquinho. Estou completando 11 meses com o veículo e o sistema do meu Prisma nunca, nunca funcionou! Já devo ter trocado a gasolina de lá umas 4 vezes. Já ouvi dizer que é bom ter gasolina lá mesmo quando o clima esta quente pois quando não tem, pode ressecar ou queimar o sistema. Não sei se é verdade. Na dúvida, eu sempre deixo. Lembrando que vc deve colocar gasolina premium como exige o manual. Eu coloco somente a Podium. A OCTAPRO envelheceu mais rápido na minha opinião, e a Shell V Power Racing não tem a octanagem tão alta quanto as demais. Também ando sempre com o tanquinho cheio. Apesar de nunca baixar pra menos de 20º a temperatura aqui na minha cidade (nem no dia mais frio do inverno), tive dificuldade uma vez pra o carro pegar quando tava todo abastecido com álcool. Foi só botar a gasosa no tanquinho que nunca mais tive esse problema. Só uso Podium e troco a cada 4 meses. Citar
Sekiya Postado Junho 26, 2018 Postado Junho 26, 2018 @marques1982, sempre ouvi dizer que se deixar o tanquinho vazio ressecava o sistema, provocava vazamento e sei lá mais quantos dramas. Considero isso um baita exagero. O sistema nada mais é que o mesmo dos carros a álcool dos anos 80. A bomba elétrica continua igual. Só muda a existência do controle de acionamento dela pela central e uso de uma válvula solenoide para evitar que o vácuo do motor sugue a gasolina do tanque (pois a entrada fica pós borboleta de aceleração). Se deixar vazio, a única coisa que vai acontecer é você não ter a dor de cabeça de drenar o sistema, limpar possíveis depósitos de gasolina velha que possa acontecer. Ou seja, no seu caso é só vantagem. A bomba, mesmo sem combustível não sofrerá nada, pois ela não é refrigerada pelo combustível como é no tanque normal (fora que o acionamento dela dura apenas segundos). O que pode acontecer é travar a válvula solenoide fechada por falta de uso. Mas até aí, o sistema nunca vai funcionar mesmo, tanto pela temperatura ambiente quanto pela gasolina. Mas lembre-se de retirar totalmente a gasolina do tanquinho, sem nenhum resquício. Quanto a trocar gasolina do tanquinho, não precisam fazer isso com tanta frequência não. Aquela história de que gasolina comum/aditivada dura apenas 3 meses é antiga. Hoje ela tem menos enxofre e dizem que aguenta pelo menos 6 meses (1 ano a do tipo premium). Mesmo assim, como ela é usada apenas para auxiliar a partida, mesmo velha ela ainda funciona. De qualquer forma, cada um faz o que achar melhor e o que lhe convier. Citar
Posts Recomendados