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https://youtu.be/wevJjLoWtR0 Vídeo, demonstrando o problema...

 

Alguém sabe a causa desse barulho? Quando ligo o ventilador e/ou ar condicionado, ao acelerar, ele fica fazendo esse barulho. O carro está com aproximadamente 23 mil km.

Editado por gabrielp

Postado

ta parecendo barulho de correia patinando, ou o próprio compressor do AC que esta patinando a elétro-embreagem...

Se descobrir e solucionar, nos deixe informado.

Abs

  • 3 semanas depois...
Postado
18 horas atrás, Willian Terres disse:

O meu LT 1.4 2013 também ta igualzinho... Gela bem, mais faz barulho...

Se conseguir resolver o problema posta aqui por favor irmão!

Postado (editado)

@gabrielp, este ruído é característico de correia patinando. Ela deve estar frouxa, por isso fica "cantando".

O fato de fazer barulho ao acionar o sistema de AC ou o ventilador é porque a correia toca o compressor do ar e o alternador. O compressor é sabido que ao acionar, ele "pesa" no motor. Da mesma forma o alternador, que "pesa" quando se liga componentes elétricos que consomem muita corrente elétrica.

Se você trocou a correia por uma do tamanho idêntico ao original, então o problema possivelmente está no tensionador da correia de acessórios (código 94702968).

Talvez poderia testar colocando uma correia poly-V menor. Como a original é a 5PK1031 (cód. 24579488), talvez colocando uma 5PK1025 ou uma 5PK1020 (o número final é o tamanho da correia), pode ser que a correia fique mais tensionada e pare de ficar fazendo ruídos, mas pode ser também que fique apertada demais e não dê para ser instalada. Esta alternativa seria um tipo de recurso técnico alternativo, mais conhecido como gambiarra.

Editado por Sekiya
  • 3 meses depois...
Postado (editado)
Em 09/06/2018 at 19:16, Sekiya disse:

@gabrielp, este ruído é característico de correia patinando. Ela deve estar frouxa, por isso fica "cantando".

O fato de fazer barulho ao acionar o sistema de AC ou o ventilador é porque a correia toca o compressor do ar e o alternador. O compressor é sabido que ao acionar, ele "pesa" no motor. Da mesma forma o alternador, que "pesa" quando se liga componentes elétricos que consomem muita corrente elétrica.

Se você trocou a correia por uma do tamanho idêntico ao original, então o problema possivelmente está no tensionador da correia de acessórios (código 94702968).

Talvez poderia testar colocando uma correia poly-V menor. Como a original é a 5PK1031 (cód. 24579488), talvez colocando uma 5PK1025 ou uma 5PK1020 (o número final é o tamanho da correia), pode ser que a correia fique mais tensionada e pare de ficar fazendo ruídos, mas pode ser também que fique apertada demais e não dê para ser instalada. Esta alternativa seria um tipo de recurso técnico alternativo, mais conhecido como gambiarra.

A que estava no meu carro era a 5pk 1050. Troquei pela 5pk1030 e o barulho acabou.

Muito obrigado pela orientação!

Problema resolvido!

Editado por gabrielp

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