Sensor de pressão dos pneus (TPMS)


Posts Recomendados

Bom dia pessoal.

Comprei um Onix JOY 2016/2017 recentemente, e fui efetuar a troca dos pneus. Percebi que havia sensor de pressão (TPMS) apenas nos pneus dianteiros. A luz de indicação de TPMS estava acesa desde o dia em que peguei, porém achei que era só uma questão de calibração, mas não é! Efetuei o reset no painel e recalibrei, mas não resolveu, a luz continua piscando.

Porém, apesar de haver apenas sensores nas rodas dianteiras, quando é feito a programação no painel, apenas a lâmpada da seta traseira esquerda acende. Como é possível a do lado direito estar calibrado se não tem sensor?

A pergunta é: É possível retirar e desinstalar esses sensores, sem que a luz fique indicando no painel? Ou alguém sabe alguma outra solução?

Editado por Rafael Pereira
Adicionando informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


3 horas atrás, Rafael Pereira disse:

Bom dia pessoal.

Comprei um Onix JOY 2016/2017 recentemente, e fui efetuar a troca dos pneus. Percebi que havia sensor de pressão (TPMS) apenas nos pneus dianteiros. A luz de indicação de TPMS estava acesa desde o dia em que peguei, porém achei que era só uma questão de calibração, mas não é! Efetuei o reset no painel e recalibrei, mas não resolveu, a luz continua piscando.

Porém, apesar de haver apenas sensores nas rodas dianteiras, quando é feito a programação no painel, apenas a lâmpada da seta traseira esquerda acende. Como é possível a do lado direito estar calibrado se não tem sensor?

A pergunta é: É possível retirar e desinstalar esses sensores, sem que a luz fique indicando no painel? Ou alguém sabe alguma outra solução?

"Porém, apesar de haver apenas sensores nas rodas dianteiras, quando é feito a programação no painel, apenas a lâmpada da seta traseira esquerda acende. Como é possível a do lado direito estar calibrado se não tem sensor?" Oque deve estar acontecendo é que a central jé tem programado os dois sensores existentes, e esta identificando que vc deve continuar a programação (fazer o procedimento de esvaziar o pneu para identificar na programação) do pneu traseiro esquerdo, e DEPOIS de programado esse pneu( como não tem sensor não será possível até adquirir um para dar continuidade na programação) , a central indicará acendendo a lâmpada traseira do lado direito.

A programação é feita uma de cada vez, por isso apenas um lado esta sendo indicado neste primeiro momento.

 

"A pergunta é: É possível retirar e desinstalar esses sensores, sem que a luz fique indicando no painel? Ou alguém sabe alguma outra solução?" Acho que só levando na CSS e pedindo para desabilitar via scaner, mas não tenho certeza se é possível isso. Seria melhor vc comprar 2 novos sensores para ter o monitoramento completo.

Se conseguir fazer a desabilitação ou se instalar novos sensores, nos deixe informado.

Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 09/04/2018 at 06:04, Rafael Pereira disse:

Bom dia pessoal.

Comprei um Onix JOY 2016/2017 recentemente, e fui efetuar a troca dos pneus. Percebi que havia sensor de pressão (TPMS) apenas nos pneus dianteiros. A luz de indicação de TPMS estava acesa desde o dia em que peguei, porém achei que era só uma questão de calibração, mas não é! Efetuei o reset no painel e recalibrei, mas não resolveu, a luz continua piscando.

Porém, apesar de haver apenas sensores nas rodas dianteiras, quando é feito a programação no painel, apenas a lâmpada da seta traseira esquerda acende. Como é possível a do lado direito estar calibrado se não tem sensor?

A pergunta é: É possível retirar e desinstalar esses sensores, sem que a luz fique indicando no painel? Ou alguém sabe alguma outra solução?

Boa tarde,Rafael Pereira!

Não existe programação e nem reprogramação dos pneus com sensores TPMS,pois os 4 sensores tem a mesma frequência e não interfere em nada se você trocar os pneus em qualquer ordem. O que pode está acontecendo é que um ou mais sensores pode estar com defeito(s),aí você leva numa concessionária ou compra um ou dois sensores no mercado livre(+ ou - 130,00 reais) e ao ligar o carro deixa um sensor próximo a roda,vai fazendo uma por uma,liga e depois desliga o carro toda vez que for para a próxima roda, é que quando você liga o carro, o mesmo tem um receptor que faz um cheque list que identifica as frequência transmitidas pelos 4 sensores,dando um OK para o sistema dizendo que está tudo bem. Espero ter ajudado...Abçs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/05/2018 at 15:51, Patriota disse:

Boa tarde,Rafael Pereira!

Não existe programação e nem reprogramação dos pneus com sensores TPMS,pois os 4 sensores tem a mesma frequência e não interfere em nada se você trocar os pneus em qualquer ordem. O que pode está acontecendo é que um ou mais sensores pode estar com defeito(s),aí você leva numa concessionária ou compra um ou dois sensores no mercado livre(+ ou - 130,00 reais) e ao ligar o carro deixa um sensor próximo a roda,vai fazendo uma por uma,liga e depois desliga o carro toda vez que for para a próxima roda, é que quando você liga o carro, o mesmo tem um receptor que faz um cheque list que identifica as frequência transmitidas pelos 4 sensores,dando um OK para o sistema dizendo que está tudo bem. Espero ter ajudado...Abçs 

Desculpe, mas apenas corrigindo, cada sensor é identificado individualmente sim, ele sabe qual o pneu que esta com "xx" lbs. Por esse motivo tem uma sequencia de configuração para cada vez que vc fizer o rodizio.

Segue um vídeo mostrando como programar...

Abs

Editado por Mano
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 07/05/2018 at 10:32, Mano disse:

Desculpe, mas apenas corrigindo, cada sensor é identificado individualmente sim, ele sabe qual o pneu que esta com "xx" lbs. Por esse motivo tem uma sequencia de configuração para cada vez que vc fizer o rodizio. 

Segue um vídeo mostrando como programar.

cada sensor é identificado individualmente sim, ele sabe qual o pneu que esta com "xx" lbs. Por esse motivo tem uma sequencia de configuração para cada vez que vc fizer o rodizio.

Em 07/05/2018 at 10:32, Mano disse:

Desculpe, mas apenas corrigindo, cada sensor é identificado individualmente sim, ele sabe qual o pneu que esta com "xx" lbs. Por esse motivo tem uma sequencia de configuração para cada vez que vc fizer o rodizio. 

Segue um vídeo mostrando como programar...

Abs

  Ok,Mano! Mas quis dizer que cada sensor é identificado individualmente pela distância que se encontra,mas sem posição de rodas,o receptor tem que identificar 4 sensores,pois quando uma dá problema o receptor não te informa qual é das rodas que está com problema. A sequência de configuração para cada vez que você fizer o rodízio não é verdade,pois o técnico da GM que fez o rodízio do meus pneus,me passou tudo isso e que o receptor só sabe que tem que ler quatro sensores,pois acreditei Nele porque todos os TPMS transmitem a mesma frequência,então a única coisa que o receptor vai fazer,é a leitura pela distância de cada TPMS. Espero ter ajudado, Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Patriota disse:

  Ok,Mano! Mas quis dizer que cada sensor é identificado individualmente pela distância que se encontra,mas sem posição de rodas,o receptor tem que identificar 4 sensores,pois quando uma dá problema o receptor não te informa qual é das rodas que está com problema. A sequência de configuração para cada vez que você fizer o rodízio não é verdade,pois o técnico da GM que fez o rodízio do meus pneus,me passou tudo isso e que o receptor só sabe que tem que ler quatro sensores,pois acreditei Nele porque todos os TPMS transmitem a mesma frequência,então a única coisa que o receptor vai fazer,é a leitura pela distância de cada TPMS. Espero ter ajudado, Abraço!

Não, não é pela distância, cada um tem um número próprio, caso contrário daria confusão quando parasse perto de outros carros com sensor. Eles emitem o sinal na mesma frequência (como alarmes) mas cara um tem seu "nome", seu registro próprio reconhecido na central, e por isso "ela", a BCM, sabe qual esta com qual pressão, mas só usando o APP do OnStar vc consegue identificar, pois no Onix só tem o aviso de baixa pressão com luz espia no painel, diferente de outros como o Cruze, onde mostra no painel individual cara roda.

Se vc não usa o APP, não tem pq configurar, pois assim q identificar alguma anomalia (baixa pressão), a luz espia acenderá no painel, mas se vc usa o APP e quer saber em qual esta essa diferença, há necessidade de programação.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Mano,tudo bem! Quando fui fazer o rodízio das rodas (As duas dianteira pelas duas traseiras),o técnico não precisou fazer nada porque quando você liga o carro,automaticamente a central já reconhece que está tudo ok. Eu acompanhei o serviço e posso dizer que se algum sensor TPMS for avariado,você pode comprar outro até mesmo no Mercado Livre (custa + ou - 140,00) a frequência é única de 433mhz, ou você pode fazer o serviço numa css que é muito mais caro,fora mão de obra. Aí você pode pedir para o borracheiro fazer a substituição no pneu que o TPMS estiver avariado normalmente sem problemas. Eu acho que o técnico da GM não me passou informação falsa,pois ele é um amigo. Mas só terei certeza absoluta quando vier a dá problemas,mas no rodízio das rodas não teve nenhuma configuração por meio de qualquer equipamento,acredite. Um forte abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Patriota disse:

Mano,tudo bem! Quando fui fazer o rodízio das rodas (As duas dianteira pelas duas traseiras),o técnico não precisou fazer nada porque quando você liga o carro,automaticamente a central já reconhece que está tudo ok. Eu acompanhei o serviço e posso dizer que se algum sensor TPMS for avariado,você pode comprar outro até mesmo no Mercado Livre (custa + ou - 140,00) a frequência é única de 433mhz, ou você pode fazer o serviço numa css que é muito mais caro,fora mão de obra. Aí você pode pedir para o borracheiro fazer a substituição no pneu que o TPMS estiver avariado normalmente sem problemas. Eu acho que o técnico da GM não me passou informação falsa,pois ele é um amigo. Mas só terei certeza absoluta quando vier a dá problemas,mas no rodízio das rodas não teve nenhuma configuração por meio de qualquer equipamento,acredite. Um forte abraço. 

Não, desculpe, ou seu amigo mentiu ou ele é um dos meXânicos da GM que não entende nada.

cada sensor por mais q trabalhe na mesma frequência, cada um informa uma coisa para a central, um exemplo, seu telefone sem fio, trabalha a 2.4Ghz, ou se for mais antigo a 900Ghz, mas vc não consegue ouvir o telefone do vizinho que trabalha na mesma frequência, isso pq ele tem um "código" único de identificação com a sua base, mesmo principio dos sensores..

Casa sensor tem seu "código" interno, se vc compra um novo do ML, ele só funcionará depois que vc fizer a programação conforme o vídeo, ou seja, informar a central que ela tem que ler este novo sensor ao invés do que vc trocou.. Imagina como ficaria a central quando vc andar em um estacionamento, onde muitos carros usam sensor, ela ficaria louca pois identificaria todos os sensores.....

No seu caso como não tem como ver no painel qual pneu esta baixo, não há necessidade de programar em cada rodízio, só se usar o OnStar.

Outro exemplo, eu e minha esposa temos cada um um cruze, e ambos tem sensor e ficam um ao lado do outro na garagem, e se um dia um pneu ou mais murchar , pensando como seu amigo falou e como vc esta pensando, meu comp. de bordo só informará que tenho problema de pressão quando sair do alcance do carro da minha esposa.... não, não é assim. Cada central sabe exatamente quem são os 4 sensores que ela tem q monitorar, e se eu trocar de conjunto e rodas com ela, e não fizer a programação, a central não identificará e acusará a falta ou pneu vazio..

Como falei a cima, no seu caso não há necessidade de programação, a não ser q troque ou de problema no sensor, se não ocorrer nem uma das duas coisas é só fazer o rodízio ou troca do pneu que estes 4 sensores já são reconhecidos pena central do SEU carro.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Tenho um onix joy 2017 e não aparece a opção de pneu prog no painel, seria algum outro defeito? Porque eu troquei os 4 sensores e levei na concessionária para reprogramar mas no outro dia voltou o defeito no painel. A luz de tpms pisca por 1 minuto e permanece acesa. Alguém pode me ajudar?

Editado por Claudinei Pessoa Pereira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.