Posts Recomendados

Postado

Hatch tem nada menos do que sete configurações que vão de R$ 42.990 até R$ 66.890; Descubra qual é a melhor para você

 
Chevrolet Onix (Foto: Fábio Aro)

O Chevrolet Onix possui nada menos do que sete versões, duas equipados com motor 1.0 e cinco com motor 1.4. O câmbio pode ser o manual de seis velocidades ou o automático de seis marchas. O preço vai de R$ 43 mil até R$ 67 mil. São tantas opções que decidimos listar as principais características de cada configuração. Descubra qual é a melhor para você.

Onix 1.0 Joy R$ 42.990

Essa é a versão “pé de boi” do Onix, voltada para frotistas. É a única configuração que manteve o visual antigo do hatch compacto e exibe o acabamento mais simples da gama. Entre os pontos negativos estão a ausência de itens importantes, como a central multimídia MyLink e a mudança dos comandos dos vidros elétricos das portas dianteiras para o console central.

A versão tem apenas previsão para instalação de rádio, não incluso fiação para alto-falantes nas portas. É oferecido uma central multimídia, vendida como acessório, de aspecto simples e funcionamento ruim. Itens como ar-condicionado, alarme, trava elétrica das portas, vidro elétrico nas portas dianteiras e direção elétrica são de série, mas há pouco mais do que isso na enxuta lista de equipamentos, desprovida de ajuste de altura e profundidade do volante e de ajuste elétrico dos retrovisores. 

A transmissão manual de seis velocidades possui sexta marcha mais longa, o que garante um bom índice de consumo em velocidade de cruzeiro. Já o escalonamento mais curto das primeiras relações ajuda na agilidade do dia a dia. O consumo declarado é de 8,9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, 12,9 km/l no trecho urbano e 15,3 km/l no rodoviário.

Chevrolet Onix Joy (Foto: Divulgação)

Com 80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque, o atual motor 1.0 flex do Onix não está entre os motores mais modernos no segmento. No geral, ele dá conta do recado no dia a dia, mas sofre para encarar um ladeira mais íncrime ou mesmo desenvolver velocidade na estrada. A boa notícia é que os números de desempenho melhoraram no último ano, graças a algumas atualizações.

No nosso teste, a versão Joy foi de zero a 100 km/h em 13,8 segundos, contra os 14,9 segundos necessários antes das mudanças aplicadas à linha. Vale lembrar que, para aumentar a segurança, toda as configurações ganharam reforços de estrutura. As mudanças garantiram três estrelas no teste de segurança do Latin NCAP para adultos e para crianças.

Onix 1.0 LT R$ 47.590

Com o mesmo conjunto mecânico do Onix Joy, mas já com o visual reestilizado, a versão LT ganha: chave tipo canivete dobrável, acionamento por "um toque" do vidro elétrico nas portas dianteiras, anti esmagamento e abertura pela chave, rádio AM / FM, MP3, Bluetooth, entrada auxiliar e leitor USB e banco do motorista com regulagem de altura. As rodas continuam a ser de aço de 14 polegadas. Comparada a Joy, a diferença é de R$ 4.600.

Um pacote de R$ 1.400 acrescenta abertura do porta malas por controle remoto, volante multifuncional, MyLink com tela sensível ao toque de sete polegadas e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay e sensor de estacionamento traseiro. Por mais R$ 400, é possível adicionar OnStar, um sistema com serviços de segurança, navegação, diagnóstico e concierge.

Onix 1.4 LT R$ 52.790

Essa é a configuração mais barata vendida com motor 1.4. Além do desempenho extra, ela já é equipada com uma tela sensível ao toque de sete polegadas de série. A versão LT ganha ainda rodas de aço de 15 polegadas, abertura do porta malas por controle remoto, regulagem de altura do volante e sensor de estacionamento traseiro de fábrica. O pacote OnStar é oferecido por R$ 600. O câmbio é o manual de seis velocidades, mas é possível equipar a versão com o câmbio automático de seis marchas por mais R$ 5.200, o que totaliza R$ 57.990.

O Onix 1.4 entrega um conjunto mecânico bem competente e econômico. O propulsor flex desenvolve até 106 cv e 13,9 kgfm. O consumo declarado fica em 8,6 km/l de etanol na cidade e 10,2 km/l na estrada. Quando abastecido com gasolina, o Onix manual chega a 12,5 km/l em circuito urbano e 14,9 km/l no rodoviário.

Novo Chevrolet Onix LTZ (Foto: Divulgação)

Onix 1.4 Advantage R$ 53.990

Se você procura por um Onix automático, essa é a versão mais barata da gama. O ponto negativo? Comparada a versão LT, perde o sistema multimídia MyLink e o volante multifuncional. O conjunto mecânico desta versão também satisfaz. O motor 1.4 casa bem com o câmbio automático de seis velocidades, proporcionando um bom desempenho tanto em trechos rodoviários como em perímetros urbanos.

As trocas são efetuadas com rapidez e suavidade, embora haja pequenos vacilos em algumas retomadas. Na alavanca, o botão para passagens manuais propicia agilidade e controle, mas poderia estar mais bem localizado. Se fosse por toques na alavanca ou por aletas no volante, as trocas sequenciais seriam mais intuitivas. O consumo declarado fica em 7,9 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, 11,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.

Chevrolet Onix Advantage 1.4 automático (Foto: Divulgação)

Onix 1.4 LTZ R$ R$ 58.390

Com o câmbio manual, a versão LTZ ganha faróis de neblina, luz de posição em LED, bancos de tecido com revestimento de couro, vidro elétrico nas portas traseiras, volante multifuncional com revestimento de couro e volta a ter a central multimídia MyLink. Por
R$ 5.400, um pacote acrescenta controlador de velocidade de cruzeiro com comandos no volante e o câmbio automático, o que totaliza R$ 63.790.

Onix 1.4 Effect R$ 56.590

Essa versão traz detalhes esportivos para tentar atrair clientes mais ousados, mas não oferece nada de novo na mecânica. O conjunto é o 1.4 com câmbio manual de seis velocidades. Disponível apenas nas cores branca e vermelha, a configuração vem com spoilers frontal, traseiro e laterais, e teto pintado de preto brilhante. A cor escura também está na moldura da grade frontal, nos adesivos da coluna central e nas capas dos retrovisores externos.

Há novidades também no conjunto óptico: faróis auxiliares com moldura preta e lanternas com lente vermelho-rubi. No interior, o ambiente escuro ganha detalhes em vermelho acetinado nas molduras das saídas de ar do painel e no contorno dos aros do volante. O volante multifuncional tem desenho exclusivo, mais esportivo. Essa versão é boa para quem quer comprar um carro um pouco diferente dos outros, mesmo que seja o modelo mais vendido do país, tão comum nas ruas.

Chevrolet Onix Effect 2018 (Foto: Divulgação)

Onix 1.4 Activ R$ 61.490

Essa configuração é para quem busca um Onix completão, ela é a única a ter câmera de ré e espelhos retrovisores elétricos, por exemplo. Comparada a Effect, o hatch com apelo aventureiro acrescenta para-choques exclusivos da versão Activ pintados na cor do veículo, porta-óculos, rack de teto, rodas de alumínio de 15 polegadas com superfície usinada e design exclusivo Activ, câmera de ré, espelhos retrovisores elétricos e sensor de chuva com ajuste automático de intensidade do limpador de para-brisa.

O interior bicolor apresenta as cores preto e laranja, única opção, no painel e nas forrações de porta. Os bancos também trazem a tonalidade laranja. O Activ também é um carro para quem quer exclusividade no visual, bem diferente dos demais. Para ter a mesma versão com câmbio automático será necessário gastar R$ 5.400, ou seja, o montante de R$ 66.890.

Chevrolet Onix Activ (Foto: Divulgação)

Melhor custo-benefício: Onix 1.4 LT Automático R$ 57.990

O Onix LT automático pode ser considerada hoje a opção com o melhor custo-benefício da gama. Apesar da ausência de alguns equipamentos, é uma das únicas opções do mercado com câmbio automático e central multimídia com um valor abaixo dos R$ 60 mil.

Fonte: Auto Esporte


Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.