Condensação V.s. Infiltração


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Boa tarde a todos.

 

O embaçamento em Faróis e Lanternas é algo que pode ocorrer em qualquer veículo, e é tema de recorrentes discussões entre todas as montadoras.

 

Existem algumas tecnologias que são chamadas de "ventilação" para reduzir a quantidade de condensação nos faróis, desde simples tubos, ou respiros (estes permitem a entrada de água e sujeira), membranas porosas que normalmente são bastante eficientes quanto a entrada de sujeira e líquidos, e até mesmo outros produtos como sílica, que funcionam como "absorventes" para umidade.

 

Também existem tecnologia chamada de "Anti-Fog Coating" que é excelente, porém caro e somente alguns carros no Brasil possuem esse tipo de tratamento nos faróis, mas depois de 3 ou 4 anos, o farol começa a amarelar.

 

Não há o que fazer com a umidade, uma vez que a mesma pode acontecer por alta concentração e diferentes temperaturas, mas a principal causa de umidade dentro de faróis e lanternas acontece pelo próprio material plástico.

 

Quando há condensação, normalmente em 15-30 minutos a mesma deve desaparecer, e o carro em funcionamento ajuda, já que o aquecimento do compartimento de motor auxilia na remoção da umidade proveniente do plástico.

 

Em caso de Infiltração ou Condensação frequente, em tempo maior que 15 minutos, a sugestão é comunicar a CSS e também a Montadora.

 

Abraços a todos.

 

FarolExpert

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