Medidor De Combustivel, Computador De Bordo Ou Consumo?


Ricardo Perez Navarro

Posts Recomendados

Caros colegas, boa noite! Me chamo Ricardo e não sei se é aqui que devo postar minhas dúvidas, se não for, peço desculpas.

Tenho algumas dúvidas e meu carro é um prisma, acho semelhante ao ônix em termos tecnicos e por isso agradeço se puderem me orientar, já que faço parte do prismaclube e lá o pessoal está meio parado.

Há quase 4 meses troquei meu prisma LT 1.4 2013 por um Ltz 2015. Nesses 4 meses já levei meu carro para 3 concessionárias aqui em São Paulo, Carreira, Absoluta e Palazzo para verificarem meu medidor de combustivel que a cada 20km na gasolina abaixo um pontinho do medidor, um tanque de gasolina não ando 400km na cidade,já foram trocadas 2 bóias e nada, hj enchi o tanque com gasolina e o computador de bordo marca de autonomia 395km, acho estranho pq meu LT fazia 500km com gasolina na cidade. Na quarta passada levei na Palazzo e o mecânico me disse que a caixa de fusível estava solta e que iria oscilar mesmo, aí passou o computador e me pediu para esgotar o combustível que estava usando, estava 62% de álcool e fazendo uma média de 7.1, aí hj abastecimento e marca na gasolina 6.8. Alguém por favor se puder me dar uma luz e eu poder voltar na concessionária com os toques de vcs, serei grato.

Abs a todos os colegas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Isso não tem nada a ver com a boia e sim consumo. Qual a Km do seu carro? Se for novo pode esperar pelo menos a primeira troca de oleo. O meu gastava muito no alcool, em torno de 6 a 7 km/l, agora está em 9km/l. Na gasolina não melhorou, fica entre 12 a 13 km/l, na estrada ele faz quase 15km.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não tem nada a ver com a boia e sim consumo. Qual a Km do seu carro? Se for novo pode esperar pelo menos a primeira troca de oleo. O meu gastava muito no alcool, em torno de 6 a 7 km/l, agora está em 9km/l. Na gasolina não melhorou, fica entre 12 a 13 km/l, na estrada ele faz quase 15km.

Mesmo caso do meu, ate os 15k consumo tava elevado, depois do motor amaciado se comportou na cana 8/9 na cidade e 11 estrada, e na gasolina aditivada 12 na cidade e 14/15 na estrada, depende do pe.

Hoje meu carro ta com 60k, consumo so se alterou perto da revisao de 30k por causa das velas sujas que foi trocadas.

Editado por salespilot
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas, meu prisma está com 7300km, já fiz a troca do oleo nos 5000km sim.

Não digo o consumo e sim a autonomia dele. Se eu encho com alcool ele faz 7.3 na cidade e no computador de bordo marca a autonomia de 400 km com o tanque.

Na gasolina, na cidade, faz 10.5 e na autonomia está 395 com um tanque de gasolina. Como pode isso??/

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora estou começando a entender. O computador de bordo está marcando errado, provavelmente você terá que zerar ele ao colocar o novo combustível, se já fez, demora uns minutos para o novo calculo. Se mesmo assim ele ainda marca 395, seu computador de bordo está desconfigurado, já que o consumo está dentro do aceitável para cidade.

 

Se ele faz 10,5 na cidade com gasolina, a autonomia deveria ser em média 560 km

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso meu amigo, matou a charada

 

Mais uma desse carro, enchi o tanque de gasolina, rodei 120km na cidade, diz o computador de bordo que ta fazendo agora 9.6 e faltam 2 pontinhos para chegar no meio tanque

Mais uma desse carro, enchi o tanque de gasolina, rodei 120km na cidade, diz o computador de bordo que ta fazendo agora 9.6 e faltam 2 pontinhos para chegar no meio tanque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara o prisma 1.4 faz na media 550km ate acender a reserva aqui na cidade com ar toda hora, mas logo que abasteço a autonomia vai pra uns 400km e conforme vou dirigindo vai variando e quando entra na reserva acusa 60km ainda, quando aos pontinhos ele é meio maluco, tem vez que desce rapido mas chegando no fim demora mais, tem vez que é ao contrario segura em cima e despenca, me guio mais pela km mais seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc quiser saber a autonomia aproximada, deve zerar a média sempre que abastecer, caso contrário ela informará errado.

 

Ps: quando enche o tanque, vc para ao desarmar a bomba ou enche até a boca???

 

Já tive problemas com o destravamento automático que desligou antes de completar.

 

Não confie nos "pontinhos", são imprecisos, servem apenas par informar se esta cheio ou vazio. Como exemplo, na cidade ando 60 a 70 km para baixar o primeiro, mais uns 25 a 35 para o segundo. Já na estrada o primeiro baixa entre 120 a 130 km e o segundo após mais 70 km.

 

Não se preocupe com essa autonomia indicada, encha o tanque e rode, depois complete novamente na mesma bomba e verifique quantos Lts e quantos km, assim saberá quantos ele faz com um tanque.

 

Na cidade fica entre 8-10, dependendo de fatores como transito, se para e sinais, se tem subidas, AC,.......

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, Bom dia!

Já fiz tudo isso sim. Hj pela manhã, abasteci até a boca só pra desengargo e zerei tudo, peguei a marginal e começou a fazer as leituras, está mostrando 23km com 1 litro, velocidade média de 23km e autonomia de 450. Aí chego em casa, mostra que andei 16.4km, abaixou um marcador, mostra autonomia de 397. Tem algo errado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ande uns 100 km, e volte a abastecer até a boca e verifique quantos litros foram, se for muito a baixo de 7, alguma coisa errada tem.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz isso na semana passada. Ontem a título de comparação, estava na CCS e tinha um prisma Ltz automático e fui conversar com o dono,enfim, o painel dele marcava 9 km/litro e autonomia de 560 na gasolina. O meu tanque cheio fazendo 12/litro e autonomia de 460. Tem algo errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Amigo, um prisma ltz automático. Modelo 2014. Tá fazendo 5.5lt/km... tá acabando comigo. Levei na autorizada, trocaram cabos, vela e limparam bocós, filtros... mas andei alguns km e não vi mudanças... alguém teve esse problema? Achaque pela troca tenho que esperar mais? E pra completar, com dois corocinhos, já acendeu a luz da reserva.

Em 04/07/2015 at 11:47, Mano disse:

Ande uns 100 km, e volte a abastecer até a boca e verifique quantos litros foram, se for muito a baixo de 7, alguma coisa errada tem.

 

Abs

Amigo, um prisma ltz automático. Modelo 2014. Tá fazendo 5.5lt/km... tá acabando comigo. Levei na autorizada, trocaram cabos, vela e limparam bocós, filtros... mas andei alguns km e não vi mudanças... alguém teve esse problema? Achaque pela troca tenho que esperar mais? E pra completar, com dois corocinhos, já acendeu a luz da reserva.

Em 03/07/2015 at 23:16, Mano disse:

Se vc quiser saber a autonomia aproximada, deve zerar a média sempre que abastecer, caso contrário ela informará errado.

 

Ps: quando enche o tanque, vc para ao desarmar a bomba ou enche até a boca???

 

Já tive problemas com o destravamento automático que desligou antes de completar.

 

Não confie nos "pontinhos", são imprecisos, servem apenas par informar se esta cheio ou vazio. Como exemplo, na cidade ando 60 a 70 km para baixar o primeiro, mais uns 25 a 35 para o segundo. Já na estrada o primeiro baixa entre 120 a 130 km e o segundo após mais 70 km.

 

Não se preocupe com essa autonomia indicada, encha o tanque e rode, depois complete novamente na mesma bomba e verifique quantos Lts e quantos km, assim saberá quantos ele faz com um tanque.

 

Na cidade fica entre 8-10, dependendo de fatores como transito, se para e sinais, se tem subidas, AC,.......

 

Abs

Amigo, um prisma ltz automático. Modelo 2014. Tá fazendo 5.5lt/km... tá acabando comigo. Levei na autorizada, trocaram cabos, vela e limparam bocós, filtros... mas andei alguns km e não vi mudanças... alguém teve esse problema? Achaque pela troca tenho que esperar mais? E pra completar, com dois corocinhos, já acendeu a luz da reserva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Amigos, boa tarde!

comprei um onix ltz automático modelo 2019, mas o marcador do km/lt demora muito para atualizar. Já levei em duas css e sempre passam o computador e informam que está normal. Meu carro já está com 3 mil km rodados e o marcador do km/lt demora muito para atualizar. Rodei neste carnaval com gasolina cerca de 190 km e o marcador mostra 6.8 km/lt. O que devo fazer? Alguém com o mesmo problema e que possa me ajudar? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Delio disse:

Amigos, boa tarde!

comprei um onix ltz automático modelo 2019, mas o marcador do km/lt demora muito para atualizar. Já levei em duas css e sempre passam o computador e informam que está normal. Meu carro já está com 3 mil km rodados e o marcador do km/lt demora muito para atualizar. Rodei neste carnaval com gasolina cerca de 190 km e o marcador mostra 6.8 km/lt. O que devo fazer? Alguém com o mesmo problema e que possa me ajudar? Obrigado

Antes de criar um tópico, sugiro que leia as regras e use a pesquisa, pois no fórum existe vários tópicos referente a esse assunto.

Isso não é problema e sim uma característica, e esta descrito no manual..

Zera ele, pois ele não é consumo instantâneo e sim comutativo, ou seja, ele esta marcando a média dos 3 mil km, e quanto mais vc rodar mais vai demorar para atualizar..

Esse valor é o consumo total q o carro fez em um determinado período, desde a ultima vez q vc zerou o PC.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, 

ja pesquisei e o que vi mais próximo foi sobre o medidor de autonomia mas não referente ao de km/lt. Já zerei o medidor e também demorou. Meu sogro tem um lt automático e o consumo sempre bate 11.9/12.2. Fiz uma viagem de 90km na ida e 90km de volta e não passou de 6.8, quando na verdade era para marcar pelo menos uns 10.5/11.0, tendo em vista eu ter dirigido em uma velocidade constante de 80km/h e na volta ter chegado a no máximo 110km, então esse consumo de 6.8 não é o correto. Enchi o tanque do carro e na autonomia ele diz que roda ainda 300km até o próximo abastecimento, ou seja, na teoria ele está fazendo 10.6, mas não foi isso que o computador de bordo mostrou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/12/2018 at 14:29, SYELLE RABELO disse:

Amigo, um prisma ltz automático. Modelo 2014. Tá fazendo 5.5lt/km... tá acabando comigo. Levei na autorizada, trocaram cabos, vela e limparam bocós, filtros... mas andei alguns km e não vi mudanças... alguém teve esse problema? Achaque pela troca tenho que esperar mais? E pra completar, com dois corocinhos, já acendeu a luz da reserva.

Amigo, um prisma ltz automático. Modelo 2014. Tá fazendo 5.5lt/km... tá acabando comigo. Levei na autorizada, trocaram cabos, vela e limparam bocós, filtros... mas andei alguns km e não vi mudanças... alguém teve esse problema? Achaque pela troca tenho que esperar mais? E pra completar, com dois corocinhos, já acendeu a luz da reserva.

Amigo, um prisma ltz automático. Modelo 2014. Tá fazendo 5.5lt/km... tá acabando comigo. Levei na autorizada, trocaram cabos, vela e limparam bocós, filtros... mas andei alguns km e não vi mudanças... alguém teve esse problema? Achaque pela troca tenho que esperar mais? E pra completar, com dois corocinhos, já acendeu a luz da reserva.

Boa noite, tenho um onix ltz at 2014/2015 que esta na mesma situação 5.5km por litro de gasolina. já troquei cabo vela sonda lambda e nada de resolver alguém ai para ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.