Onix Oscilando Na Marcha Lenta


Posts Recomendados

Alguém poderia me ajudar,o meu carro esta oscilando na lenta,quando para em sinal ou passando em quebra mola chegando a morrer quando o ar esta ligado,com o ar desligado ele também oscila,o meu carro já tem 68000km pois trabalho com ele o dia inteiro,levei ele em uma oficina e eles limparam o TBI,coloracam o aparelho pra ver se tinha algum defeito,trocaram o cabo de vela e a vela,limparam o bico e o problema continua o meu carro tem GNV mias o carro estava bom acredito que não seja o GNV pois ele oscila na gasolina também,alguém pode me da uma ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

O meu já chegou a oscilar assim. Quando o ar está ligado, é comum essa oscilação. Chegou uma vez a quase 500 rpm e o carro quase morreu, mas em menos de dois segundos já voltou ao normal. Talvez a quantidade de GNV pode estar um pouco pobre. Não entendo de GNV, apenas que ele deixa o carro mais manco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu ocorre o seguinte:

 

Só com o AC ligado, estou andando na cidade em velocidade constante( não importa a marcha, 2°, 3° ou 4°), então chegou em um cruzamento onde preciso parar, e ao pisar na embreagem a rotação cai próximo dos 500 e volta para próximo de 1000.

 

Oque me leva a entender sobre isso, é que quando estamos acelerando a central "esquece" que esta o AC ligado, não necessitando aumentar a aceleração para compensar essa carga, mas ao pisar na embreagem e liberar o acelerador, devido a essa carga a mais no compressor, a rotação cai a baixo do normal, onde só neste momento a centrar "lembra" que o AC esta acionado e volta a compensar a carga acelerando e mantendo a rotação normal.

 

Nunca morreu devido a isso, só noto o ponteiro dar uma caída mas volta no mesmo instante, não fica nem um segundo , apenas cai e volta.

 

Outra coisa que comecei a fazer como teste, e por coincidência ou não, nestes momentos não ocorreu essa queda:

 

Na embreagem existe um interruptor(talvez seja o culpado), essa queda ocorria sempre q mantinha o pedal da embreagem acionado enquanto os RPM caiam. Oque fiz foi sempre que precisava parar, rapidamente pisava na embreagem colocava em neutro e retirava o pé da embreagem antes da rotação cair, até o momento não lembro de ela cair abaixo do normal sempre q lembro de fazer essa manobra.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Meus caros e amigos que possuem esse carro topzão onix.

O meu também encontra-se na mesma situação....ele andando é uma maravilha....cheio de forças....não falha, não oscila nem nada......agora quando eu paro o carro em semáforos (COM O AC LIGADO OU NÃO).....percebo uma queda no RPM muito rapida, como se ele fosse morrer, mas em segundos volta a o normal....não chega a dar nem 3 segundos essa queda. 

Já fiz a limpeza do TBI
Troquei cabos e velas próprios da GM 
Fiz a reprogramação da central, devido ter tirado o TBI do local.

E mesmo assim, continua essa oscilação que para muitos pode ser besteiras...mas para gente que percebe tudo não. 

o que pode ta ocorrendo? 

Editado por Elvis da Silva Nascimento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 3 meses depois...
Em 11/03/2019 at 20:40, igornsaldanha disse:

BOA nOITE Estou com o mesmo problema, na gasolina no gnv, e o compressor do ar ainda fica armando e desarmando.

Boa noite! Mano, tenho um LTZ automático que tá fzdo a mesma coisa. Além de tudo que falaram de morrer, o ar cond fica armando e desarmando e a luz da injeção fica acesa direto. Levei em um mecânico que tinha um scanner gigantesco, que me falou que o problema era o sincronismo. Perguntou se eu tinha trocado a correia e sim, eu tinha trocado, mas já tá com 30k, mas falta 30k pra troca, então vou esperar um tempo.

Ele fez a sincronização pelo scanner, apagou a luz e o carro ficou show, parou de oscilar a rotação. Ele falou que se voltasse a oscilar, teria quetirar a correia e recolocar pois o sincronismo fica por conta de um possivel pulo de dente, pois a polia de baixo desgasta e pode causar isso.

Em fim, se alguem for trocar a correia, pede para fazer a sincronização na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Fala galera!

Estou precisando de uma opinião de vocês antes de começar a tomar decisões.

Meu Ônix (1.4, LTZ, Manual) está me deixando com um certo incômodo. Com o ar-condicionado ligado ao efetuar uma desaceleração (redução de marchas), pisando na embreagem a rotação cai a 500, 400 RPM, depois a rotação vai a 1.100 RPM e retorna a 1.000 RPM (uma oscilação, a rotação cai muito e depois retorna). E com o tempo percebi que isso ocorre geralmente quando o motor está com grande volume de vácuo (tirando o pé do acelerador e deixando engrenado) e com o motor quente. Umas das coisas que me veio a mente foi alguma irregularidade com a admissão, sensor MAP, sistema de alimentação de combustível obstruído, bobinas, parte elétricas incluindo aterramentos.

Antes de começar a efetuar trocas, gostaria de uma opinião de vocês.

E um adendo, estou com o coxim do lado do motorista e o restritor de torque ruins, o câmbio balança um pouco. Teria algum efeito, relação com o problema descrito acima?

Desde já agradeço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, SPFCFelipe disse:

Fala galera!

Estou precisando de uma opinião de vocês antes de começar a tomar decisões.

Meu Ônix (1.4, LTZ, Manual) está me deixando com um certo incômodo. Com o ar-condicionado ligado ao efetuar uma desaceleração (redução de marchas), pisando na embreagem a rotação cai a 500, 400 RPM, depois a rotação vai a 1.100 RPM e retorna a 1.000 RPM (uma oscilação, a rotação cai muito e depois retorna). E com o tempo percebi que isso ocorre geralmente quando o motor está com grande volume de vácuo (tirando o pé do acelerador e deixando engrenado) e com o motor quente. Umas das coisas que me veio a mente foi alguma irregularidade com a admissão, sensor MAP, sistema de alimentação de combustível obstruído, bobinas, parte elétricas incluindo aterramentos.

Antes de começar a efetuar trocas, gostaria de uma opinião de vocês.

E um adendo, estou com o coxim do lado do motorista e o restritor de torque ruins, o câmbio balança um pouco. Teria algum efeito, relação com o problema descrito acima?

Desde já agradeço a todos!

Quanto a oscilação, é normal, o meu fazia isso. Oq EU imagino, como quando o carro esta usando o "freio motor" (situação a qual vc comentou) o mesmo corta 100% do combustível, e ao pressionar a embreagem, a central leva um certo tempo para identificar e voltar a enviar combustível ao motor, por isso dessa queda de rotação. Faça o seguinte teste, antes de acionar a embreagem, de um leve toque no acelerador ( isso fará a central achar q precisa de força e voltará a alimentar o motor).

Isso é mais perceptível com o AC ligado, pois o mesmo pesa fazendo o motor cair de rotação mais rapidamente.

Mas qualquer solução, deixe nos cometários.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mano disse:

Quanto a oscilação, é normal, o meu fazia isso. Oq EU imagino, como quando o carro esta usando o "freio motor" (situação a qual vc comentou) o mesmo corta 100% do combustível, e ao pressionar a embreagem, a central leva um certo tempo para identificar e voltar a enviar combustível ao motor, por isso dessa queda de rotação. Faça o seguinte teste, antes de acionar a embreagem, de um leve toque no acelerador ( isso fará a central achar q precisa de força e voltará a alimentar o motor).

Isso é mais perceptível com o AC ligado, pois o mesmo pesa fazendo o motor cair de rotação mais rapidamente.

Mas qualquer solução, deixe nos cometários.

Abs

Então, eu também imagino isso. O peso do compressor, o corte de combustível no "freio motor", realmente teria uma queda e logo após a correção da central, porém, isso só ocorre depois de uma certa temperatura do motor, no caso como não há mostrador de temperatura no painel, uso como parâmetro o tempo de rodagem. 

Primeira partida do dia, espero uns 3 minutos até a rotação estabilizar e chegar a certo ponto de aquecimento do motor. Rodo uns 20 minutos com o carro e o ar-condicionado ligado. Piso na embreagem, faço reduções normais e a rotação não cai. O "cut-off" funciona normalmente, a rotação vai diminuindo suavemente. Após um certo tempo de uso, tenho a sensação que o motor vai ficando mais "áspero" e começa as quedas de rotações. Principalmente parado em um semáforo, o compressor quando liga novamente para manter a temperatura térmica da cabine, a rotação cai novamente e sente-se um tremor, uma vibração em todo o veículo. E sem contar que quando o compressor do ar está ligado, percebe-se um "atraso" no acelerador, como se fosse um "delay" de 1 ou 2 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, SPFCFelipe disse:

Então, eu também imagino isso. O peso do compressor, o corte de combustível no "freio motor", realmente teria uma queda e logo após a correção da central, porém, isso só ocorre depois de uma certa temperatura do motor, no caso como não há mostrador de temperatura no painel, uso como parâmetro o tempo de rodagem. 

Primeira partida do dia, espero uns 3 minutos até a rotação estabilizar e chegar a certo ponto de aquecimento do motor. Rodo uns 20 minutos com o carro e o ar-condicionado ligado. Piso na embreagem, faço reduções normais e a rotação não cai. O "cut-off" funciona normalmente, a rotação vai diminuindo suavemente. Após um certo tempo de uso, tenho a sensação que o motor vai ficando mais "áspero" e começa as quedas de rotações. Principalmente parado em um semáforo, o compressor quando liga novamente para manter a temperatura térmica da cabine, a rotação cai novamente e sente-se um tremor, uma vibração em todo o veículo. E sem contar que quando o compressor do ar está ligado, percebe-se um "atraso" no acelerador, como se fosse um "delay" de 1 ou 2 segundos.

Referente a não ocorrer quando na fase fria, a central precisa aquecer o motor, por isso de ficar mais acelerado, e por esse motivo seu "ponto X" ( imagina a rotação mínima para que o motor volte a ser alimentado depois de um cut-off) é mais alto que na fase quente, não sendo perceptível.( Estou supondo)

Quanto a vibração, o meu tbem vibrava mais com o AC ligado, mas não notava esse delay, ou era tão sutil que não percebia.

Eu nunca esperei, ligava e saia andando, mesmo no inverno, e nunca tive problemas..

Conforme minha postagem mais antiga, logo acima, esse "problema" só ocorria quando o AC estava ligado..

Abs

Editado por Mano
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 2 meses depois...

O meu apresenta estes mesmos sintomas, e a cada dia, se agravando mais. 

Fiz o sincronismo do meu semana passada(em referencia a este post), não resolveu em nada.
É estranho, pq quando eu faço alguma mudança grande no motor, ele fica bom por um tempo e depois volta com tudo no problema. 

Bem a cara de uma "obsolescência programada", te obriga a levar na CSS para reparo, ou seria um reset, sei la. 

A pessoa que me atendeu na oficina disse que so para fazer um diagnostico completo, era R$300,00 . Deforma alguma eu iria pagar este valor para fazer diagnóstico, sem mesmo converter o valor em mão de obra ou custo do reparo.

Andei vendo alguns videos de mecanicos mostrando um problema crítico no eixo do comando de válvula, ele torce e o cames sai da posição correta, alguns chegam a se deslocar horizontalmente. Alguns videos o pessoal diz que o carro fica falhando em marcha lenta, embolando ao acelerar (e não é bem isso que ocorre no meu).

Outro detalhe que reparei, ele vem aos poucos embolando quando saio do ponto morto e acelero, para testar, eu troquei as velas, coloquei as velas anteriores que tinha guardado, ja rodaram 30k. O carro se tornou perigoso de dirigir de tanta falha (e nada de luz de injeção). Ao arrancar ou, se passar em quebra molas, deixando engrenado, ou deixar ele reduzir velocidade engrenado, em seguida acelerar, ele embola na aceleração, sai dando trancos absurdos até estabilizar e segue perfeito. Porem, se antes disso tudo, se eu acelerar e depois engatar marcha para seguir, ele vai tranquilamente, forte e sem embolar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Revivendo o tópico...

O meu Onix LT 1.0 2019 vem apresentando essas falhas também.

Com velocidades altas, sem problema algum, ao diminuir a velocidade, as falhas começam.

Já troquei cabos, velas e uma válvula purga defeituosa.

Pelo scanner acusa P0300 e P0303.

Acreditam que possa ser problema de compressão do cilindro? Esse problema ocorreria apenas na lenta? (Esse foi um diagnóstico de um mecânico)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Compressão é só testar. Existe equipamento para isso e é bem simples. Como já tem código de avaria o negócio é ir testando.
Se foi trocado correia dentada também pode ser necessário o aprendizado do sincronismo. O Onix também tem as chances de problemas no comando de válvulas que é oco e os cames podem sair da posição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.