O Que É E Para Que Serve A Luz De Neblina?


wda

Posts Recomendados

O que é e para que serve a luz de neblina?

 

20130222212908571174u-545x200.jpg

 

A luz de neblina fica instalada no para-choque do veículo, próximo ao solo e é utilizada em casos de pouca visibilidade à noite, quando há neblina e chuva intensa, sendo chamado farol de neblina na frente e a lanterna de neblina na traseira. Ela permite que outros motoristas vejam o seu carro a uma distância segura, evitando acidentes. No Brasil este item ainda é considerado um acessório, mas na realidade é um item de segurança.

 

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a luz de neblina não pode ser usada sozinha à noite, é necessário que o farol baixo também esteja ligado; e também o uso não é permitido na cidade, a não ser em casos de chuva torrencial, o descumprimento pode causar multa é de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na carteira.

Em dias normais não é aconselhável utilizar a lanterna de neblina, pois incomoda a visão dos motoristas que estão atrás.

Para saber mais sobre os requisitos do conselho nacional de trânsito leia a resolução nº 227 de 9 de fevereiro de 2007.

Fonte: Blog Capricho

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Já fui advertido por um Pm porque estava usando na cidade HUEIAHEIUEHIUA!

e olha que nem xênon eu tinha.

mas pelo que ele me disse, se eu usasse em conjunto com o farol baixo não teria problema...

na época eu tinha pingos super brancos, ai só ligava a meia luz e os de neblina, por isso não usava a baixa, já que na cidade de noite dava pra enxergar de boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente andar apenas com o neblina aceso e o farol apagado pode dar multa, concordo que em algumas vias dá para rodar de boa com o baixo desligado, mas é mais seguro e prudente acender o farol baixo... Mas durante o dia, só uso neblina e lanterna, hehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente andar apenas com o neblina aceso e o farol apagado pode dar multa, concordo que em algumas vias dá para rodar de boa com o baixo desligado, mas é mais seguro e prudente acender o farol baixo... Mas durante o dia, só uso neblina e lanterna, hehe...

Mas a questão a qual eu entendi e não sabia, é de q o uso dos neblinas é proibido na cidade independentemente de estar com o farol baixo ligado ou não. Lá só tem uma ressalva, onde diz q só pode ser usada em circunstância de chuva torrencial. Ou entendi mal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a questão a qual eu entendi e não sabia, é de q o uso dos neblinas é proibido na cidade independentemente de estar com o farol baixo ligado ou não. Lá só tem uma ressalva, onde diz q só pode ser usada em circunstância de chuva torrencial. Ou entendi mal?

É isso mesmo, pela Lei, é proibido usar o neblina em situações que ele não se faz necessário, mas acho que se o farol baixo estiver aceso é dificil ter problema, complicado é andar com neblina e lanterna somente durante a noite...

 

Na minha opinião o farol de neblina não atrapalha ninguém, já a lanterna de neblina é terrível ficar atrás de um veículo que está com elas acesas sem necessidade, isso eu acho um absurdo, quando encontro alguém assim, ligo o farol alto, hehe... Também não é o certo, mas assim quem sabe, ele se toca... 

 

Quando estou num carro com neblina traseiro, uso para "assustar" o "piloto adesivo", que gosta de andar colocado, duas piscadas na lanterna de neblina e logo o cara se afasta, hehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.