Som Automotivo - Passagem Dos Fios Por Dentro Do Carro


Posts Recomendados

E aí galera, estou montando o som do meu prisma, e amanhã já vou colocar a caixa na mala do carro e estou com algumas dificuldades...

 

Equipamentos do som:

Taramps TS1200

2 D250 x

2 ST400

1 bravox uxp bobina dupla de 4 ohms

Disjuntor de 80a

cabo da bateria de 16mm bitola real

 

 

e um pioneer que não me lembro a referência, porém é um dos mais simples, só tem entrada aux e usb pois ele vai ficar no porta luvas do carro.

 

Gostaria de ajuda de vocês na questão de onde passar o cabeamento pelo carro, da bateria e o cabo rca, pois não tenho conhecimento de onde passar os cabos.

 

esse som não terá ligação nenhuma com o som de dentro do carro, nem com o mylink, deixe o mais independente possível para que a gm não me encha o saco em questões de garantia.

 

Alguém pode me ajudar quanto a isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Andre, fiz a instalação do meu ontem e é tranquilo a passagem do positivo pra dentro do carro, utilize o mesmo acesso do chicote que sai da bateria (aquele conduíte preto)...tem uma borracha no painel corta-fogo atrás da bateria. no meu caso passei o rca pelo lado do passageiro e o positivo pelo lado do motorista!

Dica: Dê uma pesquisada aqui no fórum que já tem fotos do local por onde passar...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ptz.. Acho q não tenho foto disso..

Mas a borracha fica bem atrás da bateria (um pouco mais pra baixo)..

Para passas o meu cabo 33mm deu um trabalho do Kct Hahha..

Tive que fazer um rasgo com o estilete, passei um arame no furo e usei como guia.. Aí é muita paciência e força que vai!! Talvez com cabo mais fino seja mais fácil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ptz.. Acho q não tenho foto disso..

Mas a borracha fica bem atrás da bateria (um pouco mais pra baixo)..

Para passas o meu cabo 33mm deu um trabalho do Kct Hahha..

Tive que fazer um rasgo com o estilete, passei um arame no furo e usei como guia.. Aí é muita paciência e força que vai!! Talvez com cabo mais fino seja mais fácil

33 mm ? Que exagero ! Kkkk colocou o terra na mesma bitola ? Seu som tem quantos RMS ? Faca as contas, um cabo de 16 mm suporta ate 60 amperes, um som de 600 w RMS, tem 600/14.4 = 42 amperes, e com o carro desligado, 600/12 = 50 amperes, você esta usando um fio com o dobro da bitola, ele suportaria maos de 1200 watts RMS, OO kkkkk se usar tudo isso blza, se não é dinheiro "jogado fora", mas com crtza é uma bela fiação de dar inveja kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terra na mesma bitola no cinto do banco traseiro..

Os cabos estão um pouco acima do total do meu som.. Mas é melhor sobrar do que faltar!!

Cabo fino ou na medida certa gera maior aquecimento.. Já vi muitos cabos quase pegar fogo por ser fino demais ou queimar o modulo..

O cabo de 33mm vai até um distribuidor 2 vias em baixo do banco.. Desse distribuidor sai um cabo de 21mm pra alimentar um SD1000 rms e outro de 16mm para alimentar um Mosconi de 350 rms classe AB (que gasta mais que digital)

Teoricamente tenho 1350 rms com o som no TALO e uma bateria de 96ah.. Mas difícimente uso td isso..

Mas em se tratando de som com potências altas uma margem de segurança é sempre bem vinda

Mas o cabo é Grosso hahaha foi difícil de passar!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, eu ia utilizar esse mesmo princípio de margem de segurança porém, não encontrei o cabo de 33mm entao fiquei com o de 16 mesmo. se você puder tirar as fotos de como passou o cabo por dentro do carro, e a passagem pelo banco traseiro para mala eu ficaria mto agradecido pois irá facilitar na hora do instalador fazer o procedimento.

 

Ficarei grato também se lembrar e contar algumas peculiaridades que o seu onix teve durante a instalação, como por exemplo se é necessário tirar o banco traseiro, onde ligar o negativo do módulo para o carro etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, eu ia utilizar esse mesmo princípio de margem de segurança porém, não encontrei o cabo de 33mm entao fiquei com o de 16 mesmo. se você puder tirar as fotos de como passou o cabo por dentro do carro, e a passagem pelo banco traseiro para mala eu ficaria mto agradecido pois irá facilitar na hora do instalador fazer o procedimento.

 

Ficarei grato também se lembrar e contar algumas peculiaridades que o seu onix teve durante a instalação, como por exemplo se é necessário tirar o banco traseiro, onde ligar o negativo do módulo para o carro etc..

 

 

Se vc manter o 16mm troque seu disjuntor por um de 60A, ou coloque um cabo 25mm, pois o 16mm suporta apenas 68A,e se der algum problema (curto) o disjuntor não vai abrir e o cabo pode esquentar a ponto de até pegar fogo na pior das hipóteses..

Sempre que quizerem dimencionar o disjunto pense o seguinte, ele não serve para proteger o equipamento, e sim para proteger o cabo.

 

Sem+t%C3%ADtulo.jpg

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc manter o 16mm troque seu disjuntor por um de 60A, ou coloque um cabo 25mm, pois o 16mm suporta apenas 68A,e se der algum problema (curto) o disjuntor não vai abrir e o cabo pode esquentar a ponto de até pegar fogo na pior das hipóteses..

Sempre que quizerem dimencionar o disjunto pense o seguinte, ele não serve para proteger o equipamento, e sim para proteger o cabo.

 

Sem+t%C3%ADtulo.jpg

 

Abs

Cara, valeu pela dica, amanhã mesmo vou trocar esse disjuntor então. to pulando fora de problemas com eletricidade rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Andre, fiz a instalação do meu ontem e é tranquilo a passagem do positivo pra dentro do carro, utilize o mesmo acesso do chicote que sai da bateria (aquele conduíte preto)...tem uma borracha no painel corta-fogo atrás da bateria. no meu caso passei o rca pelo lado do passageiro e o positivo pelo lado do motorista!

Dica: Dê uma pesquisada aqui no fórum que já tem fotos do local por onde passar...

 

O digao como vc passou o cabo de energia "por" dentro do carro? Tirou o forro lateral?

Só desmontar as canaletas.. Sempre procurar passar Rca longe do positivo e cuidado para não quebrar as garrinhas que prende a canaletas!!

Aqui passei 12v pelo lado do motorista, falantes pelo lado do passageiro e rca pelo console central!

O henrique tem alguma manha para tirar essas canaletas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só um cuidado que estas tabelas não servem para muita coisa. Normalmente são para utilização comum residencial, pelo padrão teria um comprimento de 25~30metros.

Até hoje não conheci nenhum instalador que sabe calcular a bitola correta do fio, então vou passar aqui para o pessoal.

Primeiramente precisamos saber a corrente máxima que vai passar pelo condutor. Note que não dá para simplesmente pegar a potência de saída do amplificador (1000wRMS por exemplo) e dividir pela tensão da bateria, ou do alternador. Um amplificador classe AB, tem no máximo 78,5% de eficiência. Então é necessário saber quando o fabricante exige, normalmente está escrito no amplificador.

Por exemplo um amplificador que usa 80A, instalado com um cabo de 5 metros. Temos que a variação de tensão máxima nele não pode ultrapassar 10%, mas deve ser somado todas a variações. Então para queda de tensão no cabo, vamos tomar no máximo 2%. Assim 12V*2% = 0,24V.

 

A resistência máxima do cabo é então é R = U/I = 0,24V/80A = 0,003ohms = 3mohms.

Usando a fórmula da resistividade Resistência = Resistividade*Comprimento/Área, e isolando a Área temos:

Área = Resistividade*Comprimento/Resistência, a resistividade do cobre de boa qualidade é: 0,167mm²/metro

Área = 0,167mm²/metro*5metros/0,003ohms = 27,83mm²

 

Deveríamos utilizar um fator de agrupamento e de temperatura, pois o cabo está em ambiente fechado. Mas como foi calculado com queda de no máximo 2%, este fator pode ser suprimido. Mas estaria na faixa de 1,2, assim

27,83mm²*1,2 = 33,4mm².

Para ter uma ideia, com variação de 5%(ainda muito aceitável) a área da secção seria 11,13mm². Para 10% (muito), o condutor seria 5,56mm². A efeito de comparação o aquecimento do condutor em 2% é de 19,2W , para 5% é de 48W e para 10% seria 96W. Isto é energia perdida, que vai esquentar o fio.

Lembrando que é de extrema importância utilizar um circuito de proteção com fusível, e este deve ser próximo da fonte, isto é, da bateria.

Uma ótima compra são cabos de silicone, ou com alta resistência térmica (acima de 130ºC). Existem cabos de silicone para 200°C e 300°C. Lembrando que estes custam mais que o dobro de um condutor normal. Evitem fios rígidos, e cabos de PVC. São muito frágeis para montagem em um veículo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se vc for fazer uma rede de 100 metros BT, até concordo em fazer o calculo de queda de tensão, mas para 5 metros de cabo, segue a tabela e seja feliz.......

 

 

Se é para complicar, posso ajudar no calculo da corrente de dos nós ou a tensão de thevenin.... hehehhe

 

 

Abs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.