Câmbio Automático


Posts Recomendados

Queridos colegas,

 

Estou criando esse tópico para trocarmos informações a respeito do Cambio AT. Presentes no nossos onix/prismas. Eu até sei usa-lo. Mas tenho um monte de dúvida sobre a manutenção e até mesmo o bom uso do mesmo. Quando devemos usar o N (descobri a pouco tempo q se estiver em movimento e vc colocar a alavanca no N pode ocorrer avarias no carro)? Estraga o motor/câmbio quando desligamos antes de colocar o cambio no P? Como se faz a manutenção?

 

Pra começar vou postar um video falando sobre a troca de óleo do cambio:

 

http://youtu.be/qI_TdeQp9VI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Possuo um prisma AT e tenho algumas dúvidas quanto ao cambio também.

Isso que você citou já vi em alguns vídeos, também a questão de quando parar em locais íngrimes, deve-se primeiro colocar em N puxar o freio de mão para depois colocar em P e após isso desligar o carro, pq assim a tensão das rodas travadas não fica no câmbio e sim no freio. Não sei se isso procede, eu faço isso pois parece ter verdade nisso rsss

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possuo um prisma AT e tenho algumas dúvidas quanto ao cambio também.

Isso que você citou já vi em alguns vídeos, também a questão de quando parar em locais íngrimes, deve-se primeiro colocar em N puxar o freio de mão para depois colocar em P e após isso desligar o carro, pq assim a tensão das rodas travadas não fica no câmbio e sim no freio. Não sei se isso procede, eu faço isso pois parece ter verdade nisso rsss

Exato, para na subida ou decida, cola em

N puxa o freio de mão, tira o pé do freio põem e P e desliga !!

Os novos câmbios at são muito difíceis de quebra !

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, eu tb tenho um prisma AT, e é o meu segundo carro AT , o primeiro foi um sonic e é igual ao prisma, não coloque em N com o carro em movimento pq vc vai ficar sem a tração das rodas é igual ao ponto morto dos manuais, e P só se coloca depois de puxar o freio de mão em N para o peso do carro não ficar dando pressão no oleo da CX AT , não adianta vc querer dirigir esportivamente pq ele não vai obedecer, o AT tem vontade própria ele só trabalha dentro das faixas em que foi programado, o mais é só felicidade e menos esforço e descanso do pé esquerdo, e do braço direito passando marcha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então estou cuidando bem do meu câmbio. sobre a manutenção do cambio automatico, quando fazemos a revisão eles analisam algo? existe uma quilometragem correta para fazer a substituição do óleo como disse no vídeo desse tópico?

 

Queria saber disso também... eu acho que não se troca o óleo do automático não, mas era bom confirmar!

 

Sobre usar o N... eu uso sempre que paro em algum sinal. Não é obrigatório pelo que eu entenda, mas força menos o freio!

 

Sobre usar o P, eu sempre faço assim: piso no freio, coloco no P com o freio pisado, puxo o freio de mão, solto o freio (do pé) e desligo! Acho que está certo, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

^^

Tá errado.

 

Parou  --->  N ----> Puxa freio de mão ----> P -----> Desliga.

 

O que você está fazendo, destrói o câmbio aos poucos, porque seu carro dá um tranco. Esse tranco desgasta os componentes internos.

 

E outra, colocar no "N" em sinaleiras pode ser usado, mas desnecessário. É mais indicado para uma parada razoavelmente longa (um grande congestionamento, por exemplo, uma parada para esperar alguém...)

Editado por Cecilio Junior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

^^

Tá errado.

 

Parou  --->  N ----> Puxa freio de mão ----> P -----> Desliga.

 

O que você está fazendo, destrói o câmbio aos poucos, porque seu carro dá um tranco. Esse tranco desgasta os componentes internos.

 

E outra, colocar no "N" em sinaleiras pode ser usado, mas desnecessário. É mais indicado para uma parada razoavelmente longa (um grande congestionamento, por exemplo, uma parada para esperar alguém...)

 

Sobre o uso do "N" em semáforos/sinais/sinaleiras, realmente não é necessário. Mas os sinais aqui onde eu ando ficam entre 40-70 segundos parados. Haja paciência com o carro querendo andar! kkkkk

 

Sobre o "P", eu faço assim:

 

Estou no D ---> piso no freio ---> mudo do D para o P ---> mantenho o pé no freio ---> puxo o freio de mão ---> solto o pé do freio ---> desligo

 

Está errado? Pode causar problemas na minha transmissão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o uso do "N" em semáforos/sinais/sinaleiras, realmente não é necessário. Mas os sinais aqui onde eu ando ficam entre 40-70 segundos parados. Haja paciência com o carro querendo andar! kkkkk

Sobre o "P", eu faço assim:

Estou no D ---> piso no freio ---> mudo do D para o P ---> mantenho o pé no freio ---> puxo o freio de mão ---> solto o pé do freio ---> desligo

Está errado? Pode causar problemas na minha transmissão?

Vai estragar a longo prazo, pois o esforço sobre a roda é maior.

Olha essa dica!

http://youtu.be/gY2ixNr6M18

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Eu gostaria de aprender o melhor jeito de dirigir para deixar o cambio mais suaves, adiantando as passagens de marcha. Dizem q esse cambio é adaptativo e o meu, em qualquer reduzida me joga uma segunda marcha desnecessária. Esse é o meu terceiro carro automatico e isso tem me irritado um pouco... por isso tenho usado mais o modo manual. Para umadirecao mais economica, buscando suavidade, como dirugir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de aprender o melhor jeito de dirigir para deixar o cambio mais suaves, adiantando as passagens de marcha. Dizem q esse cambio é adaptativo e o meu, em qualquer reduzida me joga uma segunda marcha desnecessária. Esse é o meu terceiro carro automatico e isso tem me irritado um pouco... por isso tenho usado mais o modo manual. Para umadirecao mais economica, buscando suavidade, como dirugir?

Amigo, uma manhazinha q peguei logo de cara quando dirigi um AT (da GM), é que para ele passar de marcha, além de tornar mais suave, com a rotação mais baixa, é dando um leve RECUO no acelerador, que ele passa a marcha sem estar "nas alturas".

 

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de aprender o melhor jeito de dirigir para deixar o cambio mais suaves, adiantando as passagens de marcha. Dizem q esse cambio é adaptativo e o meu, em qualquer reduzida me joga uma segunda marcha desnecessária. Esse é o meu terceiro carro automatico e isso tem me irritado um pouco... por isso tenho usado mais o modo manual. Para umadirecao mais economica, buscando suavidade, como dirugir?

 

Eu dirijo com o acelerador por volta de 30%, se vc acelerar mais do que isso, dependendo da intensidade, ele pensa que você quer reduzir... o que costumo fazer qdo ele decide mudar de marcha por conta (para baixo) é ir para o M e mudar a marcha por conta, depois voltar para o D. Já tentei esse truque de, qdo está por volta de 2500 rpm, tirar um pouco pé, mas para mim não funcionou para mudar de marcha (para cima).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu dirijo com o acelerador por volta de 30%, se vc acelerar mais do que isso, dependendo da intensidade, ele pensa que você quer reduzir... o que costumo fazer qdo ele decide mudar de marcha por conta (para baixo) é ir para o M e mudar a marcha por conta, depois voltar para o D. Já tentei esse truque de, qdo está por volta de 2500 rpm, tirar um pouco pé, mas para mim não funcionou para mudar de marcha (para cima).

Fiz isto num Agile, será q o Onix é completamente diferente? Pois foi assim, assim q dirigi pela primeira vez este AT, pisei mais ou menos fundo e ele foi passar a marcha com a rotação muito alta. Então, depois de rodar uns 400m., voltei um pouco o pé, mantive ele numa rotação constante, então ele mudou de marcha bem levinho já com a rotação baixa. Depois disso foi só aprimorar a "técnica". rsrs Creio que possa ser isto tbm. Vamos aguardar o colega acima pra ver o que ele diz depois d ter tentado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agile não é automático, é AUTOMATIZADO. 100% diferente. O motivo de você reduzir a pressão no pedal de um automatizado é para garantir que a embreagem vá atuar direito e evitar trancos. Num automático, você não tem embreagem, então não precisa fazer isso. Não tem quase tranco num automático de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agile não é automático, é AUTOMATIZADO. 100% diferente. O motivo de você reduzir a pressão no pedal de um automatizado é para garantir que a embreagem vá atuar direito e evitar trancos. Num automático, você não tem embreagem, então não precisa fazer isso. Não tem quase tranco num automático de verdade.

Interessante... Mas creio que mesmo assim ainda possa ter uma "manhazinha" no onix para tal... Embora que diferente ou parecida da que citei. Afinal, se é "melhor" o do onix, com certeza é para ser "melhor" e não pior que o agile q dá para fazer este controle e evitar mais o alto consumo e a barulheira da rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei a técnica do "alívio-de-pé" e funcionou, sim. Por volta dos 2.500 rpm alivio o pé e percebo que o carro adianta as trocas. As trocas tem sido tal qual como se estivesse no manual. Gostei mesmo, agora está muito mais suave e econômico. Até o consumo médio melhorou...

 

Valeu mesmo, amigo. Vamos continuando nossas experiências.

 

Grande Abraço

Editado por feLIpEnOVe
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Onix troca sozinho por volta de 2500 rpm, bem baixo. Desde que vc mantenha o pé entre 30% a 40% do acelerador pisado. Isso é bem econômico, especialmente na estrada. Se vc pisar uns 70% ele acha que você está no modo de emergência, e reduz a marcha, jogando para 4000 rpm (ou mais). E não adianta tirar o pé, se vc o fizer ele mantém a rotação alta por uns 3-5 segundos antes de reduzir a marcha. O que eu faço nesses casos é mudar de D para M, aumentar a marcha manualmente, e depois voltar para o D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei a técnica do "alívio-de-pé" e funcionou, sim. Por volta dos 2.500 rpm alivio o pé e percebo que o carro adianta as trocas. As trocas tem sido tal qual como se estivesse no manual. Gostei mesmo, agora está muito mais suave e econômico. Até o consumo médio melhorou...

 

Valeu mesmo, amigo. Vamos continuando nossas experiências.

 

Grande Abraço

Q bom q deu certo! Tudo é questão de costume, adaptação...

 

Abç.

 

O Onix troca sozinho por volta de 2500 rpm, bem baixo. Desde que vc mantenha o pé entre 30% a 40% do acelerador pisado. Isso é bem econômico, especialmente na estrada. Se vc pisar uns 70% ele acha que você está no modo de emergência, e reduz a marcha, jogando para 4000 rpm (ou mais). E não adianta tirar o pé, se vc o fizer ele mantém a rotação alta por uns 3-5 segundos antes de reduzir a marcha. O que eu faço nesses casos é mudar de D para M, aumentar a marcha manualmente, e depois voltar para o D.

Acredito que ficar mexendo no câmbio manualmente aí já perde o sentido do carro AT, tornando-o desvantajoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai estragar a longo prazo, pois o esforço sobre a roda é maior.

Olha essa dica!

http://youtu.be/gY2ixNr6M18

Notei que no vídeo quando ele fala do "método errado", primeiro ele solta o freio de mão e depois muda a alavanca de posição, acredito que o correto seja mover a alavanca e então soltar o freio de mão...

 

De qualquer forma, vejam a recomendação do manual: 

 

Alavanca Seletora: P - Posição de estacionamento, as rodas estão travadas, engate somente quando o veículo está estacionado e o freio de estacionamento está acionado

Estacionamento: Acione o freio de estacionamento, engate P e remova a chave da ignição.

 

post-29672-0-34742100-1400257992_thumb.j

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar errado mas, até onde sei, esse procedimento é necessário para que o peso do carro não fique sobre o câmbio em vez de ficar sobre os freios. Ou seja, com o carro parado, colocar na posição N, puxar o freio de mão e então soltar o pé do freio (o carro volta um pouco e agora está "apoiado" nos freios). Aí acionar o pedal do freio novamente e selecionar a posição P.

 

Não sei o quão prejudicial é apoiar o peso do carro no câmbio (na posição P), mas é fato que quando isso ocorre tem que fazer uma força adicional e pode até fazer um barulho um pouco mais alto ao tirar o seletor do câmbio da posição P.

 

E não é raro eu ver pessoas só colocando no P quando estacionam (sem puxar freio de mão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou minoria aqui, rs...

Mas quando se move a alavanca de D para P tem que passar por N, e como já está com o freio acionado, não vejo porque mover para N, acionar o freio, e então mover para P, até porque, a posição P foi projetada para segurar o carro enquanto o veículo está estacionado...

Não que eu acha que fazer o procedimento sugerido seja errado, mas não minha opinião o fato de não fazer não gera prejuízo...  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "P" foi projetado para uma segurança caso falhe o freio, por isso não deve deixar o carro se apoiando no cambio. O problema na real não é o apoio do carro sobre o cambio, e sim o tranco que ele dá na hr de tirar do "P". e para evitar esse tranco, coloque na posição "P" só depois de o carro já estiver freiado( aquele momento em que ele já deu aquele movimento até a parada total).

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você NUNCA deve acionar o P com o carro em movimento. Agora, se o carro estiver PARADO, pode acionar o P sem puxar o freio de mão (não é recomendado, mas pode). O que eu faço é pressionar o freio, puxar o freio de mão (com o freio ainda pressionado), mover a alavanca para o P e então soltar o freio (ou desligar o carro). Não precisa mover para o N para só então ir para o P...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você NUNCA deve acionar o P com o carro em movimento. Agora, se o carro estiver PARADO, pode acionar o P sem puxar o freio de mão (não é recomendado, mas pode). O que eu faço é pressionar o freio, puxar o freio de mão (com o freio ainda pressionado), mover a alavanca para o P e então soltar o freio (ou desligar o carro). Não precisa mover para o N para só então ir para o P...

 

Não deixa de estar certo, mas para evitar que o carro dê aquela leve descida e se apoie no câmbio mesmo tendo puxado o preio de mão.  Antes de colocar em "P"  puxe o freio , solte o pedal, para ele descer, e se apoiar nos freios e depois coloque em "P". Com certeza vai prolongar um pouco a vida do câmbio.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.