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Eu tinha observado isso da água voltando pro reservatório. Acredito ser normal, vide que a bomba d'água está ligada a correia de distribuição. Assim que toda vez que o carro for ligado, a bomba será também e com isso a água irá percorrer todo o bloco do motor.

Mas fiquei com uma dúvida, será que é normal mesmo? Porque a água tá fria, o bloco frio, logo o motor irá demorar para esquentar. Então nesse caso a água só passa por um certo local e não pelo bloco todo correto?

Uma coisa tão simples era ter instalado uma **** de um medidor de temperatura do motor. Para que inovar se anda pra trás?

PQP hein, mais um problema do Onix.

Será que foi por isso que não instalaram medidor de temperatura? SQN...

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Fala cara blza ?

Então como eu disse no post acima, abri meu capo e realmente reparei que a agua "escorre" para dentro do reservatório o tempo todo, mas não chega a mexer a agua nao, ela fica lá parada, mas fica escorrendo agua da entrada do reservatório o tempo todo, esperei ate ligar a ventoinha, e quando liga ai sim a agua entra com mais "pressão", me equivoquei no comeco do post falando que não entrava agua nenhuma, ate porque nao estava com o carro para conferir ! soh se eu fizer um video do meu e postar pra gente ver se ta "igual" kkk sei lá talvez estejamos falando a mesma coisa kkkk

 

Blza,

Bem, como falei, fui ontem cedo verificar isso, e realmente acontece como vc falou agora: a mangueira de cima está constantemente jogando água dentro do reservatório (e claro, deve está saindo por baixo, criando assim um ciclo), independente de está frio ou quente. Quanto a essa ventoinha que vc falou, se refere a aquela grande do radiador, que fica bem na frente? Pois quanto a ela, é uma raridade eu vê-la em funcionamento ou mesmo escutar o barulho dela, e mais difícil ainda quando desligo o carro (pois já vi muito carro quando se desliga ela ficar la fazendo barulho por um bom tempo).

 

 

 

Eu tinha observado isso da água voltando pro reservatório. Acredito ser normal, vide que a bomba d'água está ligada a correia de distribuição. Assim que toda vez que o carro for ligado, a bomba será também e com isso a água irá percorrer todo o bloco do motor.

Mas fiquei com uma dúvida, será que é normal mesmo? Porque a água tá fria, o bloco frio, logo o motor irá demorar para esquentar. Então nesse caso a água só passa por um certo local e não pelo bloco todo correto?

Uma coisa tão simples era ter instalado uma **** de um medidor de temperatura do motor. Para que inovar se anda pra trás?

PQP hein, mais um problema do Onix.

 

Será que foi por isso que não instalaram medidor de temperatura? SQN...

Colegas, COM CERTEZA tem o sensor de temperatura. O que falta é o mostrador digital em tempo real no painel, como na maioria dos carros. Até pq o módulo, além de uma gama de outros sensores que ele precisa receber informações a todo instante, não poderia ficar sem esta informação tão crucial tbm! No onix, apenas tem a luz de temperatura, quando ela atinge um nível elevado de calor, aí sim, já eh hora de procurar a css pra reparar o problema.

 

Fort abraço

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Exatamente. O que eu falei tá certo Thersyw. Você entendeu errado quando eu falei que o Onix não tem medidor de temperatura. O sensor claro que ele tem, o que ele não tem é o medidor no painel.

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Exatamente. O que eu falei tá certo Thersyw. Você entendeu errado quando eu falei que o Onix não tem medidor de temperatura. O sensor claro que ele tem, o que ele não tem é o medidor no painel.

ah ta, realmente...rsrs foi mau, mas sinceramente, não sei se é pelo fato de eu ser leigo na questão da mecanica mais a fundo, mas vejo muita gente se queixando da ausência desse medidor no painel, mas, na minha opinião, não entendo o pq d tanta discussão, pois o mais importante já tem: A LUZ INDICADORA de quando o temperatura chega num nível crítico, acredito que isso já baste pra sabermos que ali tem um superaquecimento.

 

Abç!

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ah ta, realmente...rsrs foi mau, mas sinceramente, não sei se é pelo fato de eu ser leigo na questão da mecanica mais a fundo, mas vejo muita gente se queixando da ausência desse medidor no painel, mas, na minha opinião, não entendo o pq d tanta discussão, pois o mais importante já tem: A LUZ INDICADORA de quando o temperatura chega num nível crítico, acredito que isso já baste pra sabermos que ali tem um superaquecimento.

Abç!

É que as vezes é bom saber se a ventoinha esta funcionando corretamente, e se o veiculo ja esta em temperatura de trabalho, você liga o carro e anda um pouco você não sabe se ele ja esquentou e você pode sair acelerando 100%, tudo bem você pode fazer isso com o motor frio, mas vai gerar um desgaste prematuro das pecas, e isso não custava colocar, tendo em vista que todos os carros antigos da GM tinha, o sensor tem, o painel é digital, nao custava nada colocar o indicador ali, nem que for no botão que troca o odômetro...

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É que as vezes é bom saber se a ventoinha esta funcionando corretamente, e se o veiculo ja esta em temperatura de trabalho, você liga o carro e anda um pouco você não sabe se ele ja esquentou e você pode sair acelerando 100%, tudo bem você pode fazer isso com o motor frio, mas vai gerar um desgaste prematuro das pecas, e isso não custava colocar, tendo em vista que todos os carros antigos da GM tinha, o sensor tem, o painel é digital, nao custava nada colocar o indicador ali, nem que for no botão que troca o odômetro...

 

 

Faço as palavras do engcolombo as minhas.

Entendo perfeitamente o lado de vcs, mas continuo com minha opinião, vou explicar:

Como o companheiro Colombo falou, é de suma importância esta informação, CLARO QUE PRA QM A SAIBA INTERPRETAR, é claro! Então, a maioria das pessoas, e acredito, que em especial as mulheres, nunca que vão dar bola a esta informação no painel no momento, principalmente da saída pela manhã. E já pra quem tem um "tantinho" mais de conhecimento do assunto (como eu), já basta o barulho e a rotação do RPM no painel, pois quando liga-se com o motor frio, o módulo automaticamente aumenta a rotação do motor pra se chegar numa temperatura ideal de funcionamento do motor o mais rápido possível. Tendo em vista isso, basta apenas aguardar a rotação cair (em média) pros 1000RPM, ou um pouco menos, e sair (é o que eu faço todas as vezes quando o motor está frio, principalmente pela manhã).

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Entendo perfeitamente o lado de vcs, mas continuo com minha opinião, vou explicar:

Como o companheiro Colombo falou, é de suma importância esta informação, CLARO QUE PRA QM A SAIBA INTERPRETAR, é claro! Então, a maioria das pessoas, e acredito, que em especial as mulheres, nunca que vão dar bola a esta informação no painel no momento, principalmente da saída pela manhã. E já pra quem tem um "tantinho" mais de conhecimento do assunto (como eu), já basta o barulho e a rotação do RPM no painel, pois quando liga-se com o motor frio, o módulo automaticamente aumenta a rotação do motor pra se chegar numa temperatura ideal de funcionamento do motor o mais rápido possível. Tendo em vista isso, basta apenas aguardar a rotação cair (em média) pros 1000RPM, ou um pouco menos, e sair (é o que eu faço todas as vezes quando o motor está frio, principalmente pela manhã).

Mesmo assim o motor ainda não esta na temperatura de trabalho ideal para você sair acelerando 100%, um veiculo normal, tem temperaturas ideais de funcionamento entre 60 e 90 graus mais ou menos, aquela aceleração que o carro da, realmente é para esquentar o motor mais rápido e ajudar na partida a frio, mas isso dura no maximo dos máximos uns minutinhos, e o motor ainda não esta nos 60 graus, eu acho, não sei se ta ou não ta, porque eu não tenho um indicador de temperatura no painel entende ? Kkkk foi uma economia de projeto, não foi nem de peca e fornecedor, foi de cabeca mesmo ! Kkkkk

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Mesmo assim o motor ainda não esta na temperatura de trabalho ideal para você sair acelerando 100%, um veiculo normal, tem temperaturas ideais de funcionamento entre 60 e 90 graus mais ou menos, aquela aceleração que o carro da, realmente é para esquentar o motor mais rápido e ajudar na partida a frio, mas isso dura no maximo dos máximos uns minutinhos, e o motor ainda não esta nos 60 graus, eu acho, não sei se ta ou não ta, porque eu não tenho um indicador de temperatura no painel entende ? Kkkk foi uma economia de projeto, não foi nem de peca e fornecedor, foi de cabeca mesmo ! Kkkkk

td bem, colega Colombo, mas... agora sejamos bem honestos:

De acordo com o que vc falou, então, acredito que 10 minutos ainda seriam poucos pra o motor entrar numa temperatura ideal, certo?

Então, gostaria d ver alguém aki se pronunciar que aguarda isso, ou pior ainda, mais que isso antes de sair com um carro pela manhã! rsrsrsrs (salvo uma vezinha ou outra perdida por conta de ter esquecido algo antes de partir)

E digo mais, e aos colegas q passam ao menos 1 minuto (contadinho no relógio) com o carro ligado parado, já são uns heróis! rsrsrs

 

Apenas faço referência da diferença entre a TEORIA (ou como é que se tinha q fazer), e a REALIDADE, ou seja, se não usa (ou pelo menos por part da grande maioria dos condutores), pra q ter? claro que se tivesse não faria mal algum. Só ressalto, que dos vários PECADOS do onix, nesse eu não atiro pedra. kkkkkkkkkk

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td bem, colega Colombo, mas... agora sejamos bem honestos:

De acordo com o que vc falou, então, acredito que 10 minutos ainda seriam poucos pra o motor entrar numa temperatura ideal, certo?

Então, gostaria d ver alguém aki se pronunciar que aguarda isso, ou pior ainda, mais que isso antes de sair com um carro pela manhã! rsrsrsrs (salvo uma vezinha ou outra perdida por conta de ter esquecido algo antes de partir)

E digo mais, e aos colegas q passam ao menos 1 minuto (contadinho no relógio) com o carro ligado parado, já são uns heróis! rsrsrs

Apenas faço referência da diferença entre a TEORIA (ou como é que se tinha q fazer), e a REALIDADE, ou seja, se não usa (ou pelo menos por part da grande maioria dos condutores), pra q ter? claro que se tivesse não faria mal algum. Só ressalto, que dos vários PECADOS do onix, nesse eu não atiro pedra. kkkkkkkkkk

Kkkkkkkkk

Não cara, eu não disse esperar o carro esquentar pra sair com ele, eu disse esperar ele esquentar pra você acelerar 100% e puxar forte ele ! Eu ligo o carro e ja saio, não espero nao, acho zelo demais esperar ele esquentar um pouco, isso servia mais para os carros antigos, e a alcool, mas não estico as marchas ate ver que ele esquentou no medidor de temperatura, opa perai, não tem medidor ! Kkkkkkkkk e outra e se a sua ventoinha não esta ligando ? Não sei se indicaria no painel que a ventoinha ta quebrada, eu acho que não, e ai em alguns casos passe dos 100 graus mas você estacionou e deixou esfriar o carro mesmo sem saber, ai você viaja e o carro acende a luz de temperatura alta e ja era, você não viu que a ventoinha estava quebrada e agora vai ter que parar e chamar o guincho pq ferveu o motor ! Kkk tudo bem, não eh um item que a gente não conseguiria viver sem, como o freio de mao e retrovisores, mas não custava a GM colocar o mostrador ali, ja tem o sensor ja tem tudo ! Kkkk economia de cerebro, faz um sisteminha e a programacao para acender os LEDs do mostrador e aparecer a temperatura lá ! Para as velinhas e pessoas leigas ( como minha mae ) isso nunca serviu para nada, deve ser algum relógio com hora errada ! Kkkkk mas é uma informação útil sim, não primordial, mas útil, o que é o mais revoltante, é ter tudo, e não colocarem o mais simples ! Mas o OBDII vai resolver meus problemas =D

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Kkkkkkkkk

Não cara, eu não disse esperar o carro esquentar pra sair com ele, eu disse esperar ele esquentar pra você acelerar 100% e puxar forte ele ! Eu ligo o carro e ja saio, não espero nao, acho zelo demais esperar ele esquentar um pouco, isso servia mais para os carros antigos, e a alcool, mas não estico as marchas ate ver que ele esquentou no medidor de temperatura, opa perai, não tem medidor ! Kkkkkkkkk e outra e se a sua ventoinha não esta ligando ? Não sei se indicaria no painel que a ventoinha ta quebrada, eu acho que não, e ai em alguns casos passe dos 100 graus mas você estacionou e deixou esfriar o carro mesmo sem saber, ai você viaja e o carro acende a luz de temperatura alta e ja era, você não viu que a ventoinha estava quebrada e agora vai ter que parar e chamar o guincho pq ferveu o motor ! Kkk tudo bem, não eh um item que a gente não conseguiria viver sem, como o freio de mao e retrovisores, mas não custava a GM colocar o mostrador ali, ja tem o sensor ja tem tudo ! Kkkk economia de cerebro, faz um sisteminha e a programacao para acender os LEDs do mostrador e aparecer a temperatura lá ! Para as velinhas e pessoas leigas ( como minha mae ) isso nunca serviu para nada, deve ser algum relógio com hora errada ! Kkkkk mas é uma informação útil sim, não primordial, mas útil, o que é o mais revoltante, é ter tudo, e não colocarem o mais simples ! Mas o OBDII vai resolver meus problemas =D

Me referindo ao comecinho do seu comentário: compreendi.

Quanto a conexão OBD2, vc instalou algum aparelho 'permanente' que faça a leitura em tempo real, ou se referiu apenas quando se é passado o computador na css, ou mesmo com seu smartphone com um aplicativo que faça a leitura?

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Me referindo ao comecinho do seu comentário: compreendi.

Quanto a conexão OBD2, vc instalou algum aparelho 'permanente' que faça a leitura em tempo real, ou se referiu apenas quando se é passado o computador na css, ou mesmo com seu smartphone com um aplicativo que faça a leitura?

A ideia é comprar um multimídia com Android, achei alguns no valor de 1000, mais barato que o mylink por sinal, mas como estou sem dinheiro vou ficar com o smartphone no painel mesmo ! Kkkk quero fazer alguns testes com o filtro inflow tambem

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A ideia é comprar um multimídia com Android, achei alguns no valor de 1000, mais barato que o mylink por sinal, mas como estou sem dinheiro vou ficar com o smartphone no painel mesmo ! Kkkk quero fazer alguns testes com o filtro inflow tambem

Legal. Da central multimídia eu não sabia. (aí já deixava o cabo conectado permanentemente, não é msmo?)

E vem k, sab me dizer o nome de um app bacana que faça a leitura?

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Legal. Da central multimídia eu não sabia. (aí já deixava o cabo conectado permanentemente, não é msmo?)

E vem k, sab me dizer o nome de um app bacana que faça a leitura?

 

 

nao é por cabo nao, é por bluetooth ! tudo sem fio, coisa chique ! kkkkk ai se voce quiser é so clicar no app la na central multimidia e as informações vao ficar la no painel o tmepo todo !

 

só conheco o app torque para usar com o android, acho que deve ser o melhor !

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nao é por cabo nao, é por bluetooth ! tudo sem fio, coisa chique ! kkkkk ai se voce quiser é so clicar no app la na central multimidia e as informações vao ficar la no painel o tmepo todo !

 

só conheco o app torque para usar com o android, acho que deve ser o melhor !

rsrs blza, mas sobre o Bluetooth, o onix já vem com ele, ou deve-se conectar um transmissor na entrada do OBD2 do carro?

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rsrs blza, mas sobre o Bluetooth, o onix já vem com ele, ou deve-se conectar um transmissor na entrada do OBD2 do carro?

Assim, o onix tem uma saída obdII com protocolo can-bus, a saída fica amostra ali perto da alavanca que abre o capo ! Você compra um aparelho, que é do tamanha de uma caixa de fosforo + ou - e a função dele, é justamente essa, ler as informações da central através da saída obdII do carro, e enviar essas informações por bluetooth para o dispositivo pareado ! Tem versões do obdII com cabo, mas ai é USB para fazer a leitura em notebook, tem a versão wifi também, que o pessoal diz funcionar no iPhone !

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Assim, o onix tem uma saída obdII com protocolo can-bus, a saída fica amostra ali perto da alavanca que abre o capo ! Você compra um aparelho, que é do tamanha de uma caixa de fosforo + ou - e a função dele, é justamente essa, ler as informações da central através da saída obdII do carro, e enviar essas informações por bluetooth para o dispositivo pareado ! Tem versões do obdII com cabo, mas ai é USB para fazer a leitura em notebook, tem a versão wifi também, que o pessoal diz funcionar no iPhone !

entendi.

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Assim, o onix tem uma saída obdII com protocolo can-bus, a saída fica amostra ali perto da alavanca que abre o capo ! Você compra um aparelho, que é do tamanha de uma caixa de fosforo + ou - e a função dele, é justamente essa, ler as informações da central através da saída obdII do carro, e enviar essas informações por bluetooth para o dispositivo pareado ! Tem versões do obdII com cabo, mas ai é USB para fazer a leitura em notebook, tem a versão wifi também, que o pessoal diz funcionar no iPhone !

 

Sera que com o USB dah pra alem de ler as informacoes de repente, programar alguma coisa?

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Sera que com o USB dah pra alem de ler as informacoes de repente, programar alguma coisa?

Nunca testei, mas olhando video na internet da para resetar os erros da injeção, e resetar os módulos, o mesmo que as CSS fazem quando por exemplo, seu carro não esta pegando pq trocou o combustível ou seu consumo esta alto, mais do que isso acho que deve ter algum bloqueio ou senha, não acho que de para mexer no mapa de injeção por exemplo .... Mas so testando pra ver ! Kkk

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  • 10 meses depois...
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Bom dia a todos

 

Me tirem uma dúvida: Eh claro que o onix/prisma possuem válvula termostática, certo?  Pois bem, é normal neste motor o liquido de arrefecimento manter a circulação constante mesmo logo na primeira partida de manha com o motor totalmente frio? A válvula não deveria bloquear a circulação do motor até que o mesmo chegue na temperatura de trabalho?

 

O pessoal que entende poderia me tirar essa dúvida por favor.

 

Aproveitando o gancho, esses carros possuem acelerador por cabo ou eletrônico? tava ouvindo um zunido estranho parecendo rolamento quando esta indo pro saco e com o capô aperto fui acelerar e não encontrei rsrs

 

Fico no aguardo

 

Abraço amigos

 

Boa noite Roberto.

Você resolveu isto?

Era realmente um defeito ou é normal?

Obrigado!

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