Válvula Termostática


Posts Recomendados

Bom dia a todos

 

Me tirem uma dúvida: Eh claro que o onix/prisma possuem válvula termostática, certo?  Pois bem, é normal neste motor o liquido de arrefecimento manter a circulação constante mesmo logo na primeira partida de manha com o motor totalmente frio? A válvula não deveria bloquear a circulação do motor até que o mesmo chegue na temperatura de trabalho?

 

O pessoal que entende poderia me tirar essa dúvida por favor.

 

Aproveitando o gancho, esses carros possuem acelerador por cabo ou eletrônico? tava ouvindo um zunido estranho parecendo rolamento quando esta indo pro saco e com o capô aperto fui acelerar e não encontrei rsrs

 

Fico no aguardo

 

Abraço amigos

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Bom dia a todos

 

Me tirem uma dúvida: Eh claro que o onix/prisma possuem válvula termostática, certo?  Pois bem, é normal neste motor o liquido de arrefecimento manter a circulação constante mesmo logo na primeira partida de manha com o motor totalmente frio? A válvula não deveria bloquear a circulação do motor até que o mesmo chegue na temperatura de trabalho?

 

O pessoal que entende poderia me tirar essa dúvida por favor.

 

Aproveitando o gancho, esses carros possuem acelerador por cabo ou eletrônico? tava ouvindo um zunido estranho parecendo rolamento quando esta indo pro saco e com o capô aperto fui acelerar e não encontrei rsrs

 

Fico no aguardo

 

Abraço amigos

 

 

a vávlvula termostatica, alem de outros sensores, servem sim para liberar o liquido apenas quando o motor esquenta, ai a agua corre pelo radiador e a ventoinha entra em funcionamento, ao ligar o carro o liquido do arrefecimento permanece no reservatorio ! o seu esta circulando ? se sim, agenda uma ida à CSS ! isso nao vai te trazer problemas, é ate melhor porque vai manter o motor frio kkkkk brincadeira =p

não é o correto não, a ventoinha esta ligando direto tambem ? OO

 

quanto ao acelerador, é eletronico sim ! não sei se isso é bom ou ruim, eu preferia o por cabo ! kkk acho que com o eletronico dá um leve delay entre o pedal e o motor responder, ouvi dizer que é para aumentar a linearidade da aceleração....tem um onix de teste no youtube que canta varias musicas, só com o barulho do motor kkkkk eles acionam o acelerador em diversas faixas por computador, e ele vai "cantando " hino nacional e tudo kkkk

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a vávlvula termostatica, alem de outros sensores, servem sim para liberar o liquido apenas quando o motor esquenta, ai a agua corre pelo radiador e a ventoinha entra em funcionamento, ao ligar o carro o liquido do arrefecimento permanece no reservatorio ! o seu esta circulando ? se sim, agenda uma ida à CSS ! isso nao vai te trazer problemas, é ate melhor porque vai manter o motor frio kkkkk brincadeira =p

não é o correto não, a ventoinha esta ligando direto tambem ? OO

 

quanto ao acelerador, é eletronico sim ! não sei se isso é bom ou ruim, eu preferia o por cabo ! kkk acho que com o eletronico dá um leve delay entre o pedal e o motor responder, ouvi dizer que é para aumentar a linearidade da aceleração....tem um onix de teste no youtube que canta varias musicas, só com o barulho do motor kkkkk eles acionam o acelerador em diversas faixas por computador, e ele vai "cantando " hino nacional e tudo kkkk

 

Bem, quanto ao acelerador. Não me importo que seja eletrônico neste caso por o delay é bem baixo se comparado com alguns carros que era de quase 2 horas kk, assim mesmo, se fosse por cabo seria melhor mesmo sabendo que há algum benefício em ser eletrônico.

 

Quanto a válvula, então, a água esta circulando o tempo todo. Isso não é bom, se meu motor estiver ficando frio vou ter mais consumo de combustível e desgaste prematuro no meu motor... vou ter que ver isso direito e se tiver mesmo com problema agendar css.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, quanto ao acelerador. Não me importo que seja eletrônico neste caso por o delay é bem baixo se comparado com alguns carros que era de quase 2 horas kk, assim mesmo, se fosse por cabo seria melhor mesmo sabendo que há algum benefício em ser eletrônico.

 

Quanto a válvula, então, a água esta circulando o tempo todo. Isso não é bom, se meu motor estiver ficando frio vou ter mais consumo de combustível e desgaste prematuro no meu motor... vou ter que ver isso direito e se tiver mesmo com problema agendar css.

 

 

se esta circulando o tempo todo está errado com certeza ! e o problema vai ser esse mesmo, demorar para esquentar o motor e entrar na temperatura de trabalho, se usar alcool entao ferrou tudo kkkkkk

espera mais alguem responder, porque nao estou com meu onix aqui para te dar certeza absoluta, tenho 99% de certeza que o liquido nao se movimenta quando liga o carro, mas só olhando agora para te falar kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como vc sabe que ele esta circulando direto???

 

Se é devido ao barulho de água circulando ao dar a partida, isso é normal, pois independente de a termostática estar fechada, a água dentro do bloco fica circulando, a termostática interrompe apenas o fluxo do radiador, fazendo circular água pelo mesmo quando a temperatura atinge XX°C.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como vc sabe que ele esta circulando direto???

 

Se é devido ao barulho de água circulando ao dar a partida, isso é normal, pois independente de a termostática estar fechada, a água dentro do bloco fica circulando, a termostática interrompe apenas o fluxo do radiador, fazendo circular água pelo mesmo quando a temperatura atinge XX°C.

 

Abs.

 

 

é, precisa ver com ele o que ele quis dizer com agua circulando kkkk

a agua circula o tempo todo pelo motor ? achei que funcionava assim, ela preenche o espaço, o motor funciona ate chegar em um limite de temperatura, ai a valvula abre, e a agua quente do motor sai do bloco passa no radiador e entra agua "nova" e fria para o bloco, a valvula fecha e a agua nao circula mais, ate que o motor esquente novamente, estou errado ? oo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se esta circulando o tempo todo está errado com certeza ! e o problema vai ser esse mesmo, demorar para esquentar o motor e entrar na temperatura de trabalho, se usar alcool entao ferrou tudo kkkkkk

espera mais alguem responder, porque nao estou com meu onix aqui para te dar certeza absoluta, tenho 99% de certeza que o liquido nao se movimenta quando liga o carro, mas só olhando agora para te falar kkkkk

Assim que conseguir, dê uma olhada lá pra mim e me fala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como vc sabe que ele esta circulando direto???

 

Se é devido ao barulho de água circulando ao dar a partida, isso é normal, pois independente de a termostática estar fechada, a água dentro do bloco fica circulando, a termostática interrompe apenas o fluxo do radiador, fazendo circular água pelo mesmo quando a temperatura atinge XX°C.

 

Abs.

Não pelo barulho, eh que simplesmente vejo o líquido retornando para o reservatório, por isso fiquei com essa dúvida. Na minha opinião, se estava voltando pra reservatório, esta circulando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

abri o capô com o carro ligado varias vezes e o liquido do arrefecimento estava lá, paradinho ! ele fica o tempo todo circulando ou só quando liga o carro ? agora voces me deixaram confuso kkkkkkk o Mano disse que ele fica circulando o tempo todo, bom , assim que eu chegar em casa eu te confirmo ! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dentro do bloco ele fica circulando desde a partida, pois a bomba d'água é acionada por correia e não para nunca, fazendo a água circular. Conforme a água vai esquentando, (física pura) ela tende a aumentar seu volume, fazendo retornar para o reservatório.

 

Mas apenas quando atingir XX°C a válvula se abrirá e fará a água do radiador circule no bloco, e se fechando caso a temperatura baixe de YY°C, fazendo com que o motor trabalhe dentro de uma temperatura ideal...

 

 

Abs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

abri o capô com o carro ligado varias vezes e o liquido do arrefecimento estava lá, paradinho ! ele fica o tempo todo circulando ou só quando liga o carro ? agora voces me deixaram confuso kkkkkkk o Mano disse que ele fica circulando o tempo todo, bom , assim que eu chegar em casa eu te confirmo ! =D

kkkk independente da válvula estar ou não funcionando, não teria como o líquido circular com o carro desligado :) 

Mas enfim, no meu caso, se o motor estiver ligado o liquido fica retornando pro reservatório

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dentro do bloco ele fica circulando desde a partida, pois a bomba d'água é acionada por correia e não para nunca, fazendo a água circular. Conforme a água vai esquentando, (física pura) ela tende a aumentar seu volume, fazendo retornar para o reservatório.

 

Mas apenas quando atingir XX°C a válvula se abrirá e fará a água do radiador circule no bloco, e se fechando caso a temperatura baixe de YY°C, fazendo com que o motor trabalhe dentro de uma temperatura ideal...

 

 

Abs

Pois eh, vou checar outras vezes... Mas é a segunda vez que, mesmo frio, vejo o líquido retornando...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkk independente da válvula estar ou não funcionando, não teria como o líquido circular com o carro desligado

Mas enfim, no meu caso, se o motor estiver ligado o liquido fica retornando pro reservatório

 

kkkkkkkkk sim pow, mas eu disse ao contrario, abri o capô com o carro ligado e a agua estava la parada, nao tinha nada retornando pro reservatório nao !

 

 

dentro do bloco ele fica circulando desde a partida, pois a bomba d'água é acionada por correia e não para nunca, fazendo a água circular. Conforme a água vai esquentando, (física pura) ela tende a aumentar seu volume, fazendo retornar para o reservatório.

 

Mas apenas quando atingir XX°C a válvula se abrirá e fará a água do radiador circule no bloco, e se fechando caso a temperatura baixe de YY°C, fazendo com que o motor trabalhe dentro de uma temperatura ideal...

 

 

Abs

 

 

aaaaah verdade, tem razão ! de qualquer forma, a agua não deveria voltar para o reservatorio justamente por causa da valvula termostatica, que só permitiria isso acontecer quando atingir a temperatura X não é ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkk independente da válvula estar ou não funcionando, não teria como o líquido circular com o carro desligado :)

Mas enfim, no meu caso, se o motor estiver ligado o liquido fica retornando pro reservatório

 

 

Pois eh, vou checar outras vezes... Mas é a segunda vez que, mesmo frio, vejo o líquido retornando...  

 

 

Atenção, para responder várias perguntas em um único post utilize o botão "Multicitação"
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, estarei mais atento  :blush:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio fora, na verdade tolamente fora só contexto. Olha o onix cantor aí:

http://youtu.be/uI3eEarQ0v8

 

 

kkk ja tinha visto esse video Heberth ate tinha comentado em outro topico, bem legal né ? kkkk esses eng da GM inventam cada uma kkkkkkkk

 

a respeito do topico, abri meu capo novamente e reparei que retorna um pouco de agua sim, bem bem pouco mas retorna, e fica assim escorrendo para dentro do reservatorio, ai sim quando liga a ventoinha a agua "bomba" kkkkkk

Editado por engcolombo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava lendo a discussão e achei interessante, se não me engano, tenho quase 100% de certeza que no meu se movimenta (não sei até onde essa água vai) mas independemente de ser a primeira ligada do dia ou se o motor já estiver "pegando fogo", ela sempre fica movimentando e fazendo o "borborigo". Achei estranho o colega Colombo ressaltar que o dele fica "paradinho". Agora são 5:30 da manhã, logo mais às 6:30 estarei ligando o meu e confirmando realmente o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava lendo a discussão e achei interessante, se não me engano, tenho quase 100% de certeza que no meu se movimenta (não sei até onde essa água vai) mas independemente de ser a primeira ligada do dia ou se o motor já estiver "pegando fogo", ela sempre fica movimentando e fazendo o "borborigo". Achei estranho o colega Colombo ressaltar que o dele fica "paradinho". Agora são 5:30 da manhã, logo mais às 6:30 estarei ligando o meu e confirmando realmente o que acontece.

Fala cara blza ?

Então como eu disse no post acima, abri meu capo e realmente reparei que a agua "escorre" para dentro do reservatório o tempo todo, mas não chega a mexer a agua nao, ela fica lá parada, mas fica escorrendo agua da entrada do reservatório o tempo todo, esperei ate ligar a ventoinha, e quando liga ai sim a agua entra com mais "pressão", sei lá talvez estejamos falando a mesma coisa kkkkk soh se eu fizer um video do meu e postar pra gente ver se ta "igual" kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava lendo a discussão e achei interessante, se não me engano, tenho quase 100% de certeza que no meu se movimenta (não sei até onde essa água vai) mas independemente de ser a primeira ligada do dia ou se o motor já estiver "pegando fogo", ela sempre fica movimentando e fazendo o "borborigo". Achei estranho o colega Colombo ressaltar que o dele fica "paradinho". Agora são 5:30 da manhã, logo mais às 6:30 estarei ligando o meu e confirmando realmente o que acontece.

Fala cara blza ?

Então como eu disse no post acima, abri meu capo e realmente reparei que a agua "escorre" para dentro do reservatório o tempo todo, mas não chega a mexer a agua nao, ela fica lá parada, mas fica escorrendo agua da entrada do reservatório o tempo todo, esperei ate ligar a ventoinha, e quando liga ai sim a agua entra com mais "pressão", me equivoquei no comeco do post falando que não entrava agua nenhuma, ate porque nao estava com o carro para conferir ! soh se eu fizer um video do meu e postar pra gente ver se ta "igual" kkk sei lá talvez estejamos falando a mesma coisa kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala cara blza ?

Então como eu disse no post acima, abri meu capo e realmente reparei que a agua "escorre" para dentro do reservatório o tempo todo, mas não chega a mexer a agua nao, ela fica lá parada, mas fica escorrendo agua da entrada do reservatório o tempo todo, esperei ate ligar a ventoinha, e quando liga ai sim a agua entra com mais "pressão", sei lá talvez estejamos falando a mesma coisa kkkkk soh se eu fizer um video do meu e postar pra gente ver se ta "igual" kkk

 

 

Fala cara blza ?

Então como eu disse no post acima, abri meu capo e realmente reparei que a agua "escorre" para dentro do reservatório o tempo todo, mas não chega a mexer a agua nao, ela fica lá parada, mas fica escorrendo agua da entrada do reservatório o tempo todo, esperei ate ligar a ventoinha, e quando liga ai sim a agua entra com mais "pressão", me equivoquei no comeco do post falando que não entrava agua nenhuma, ate porque nao estava com o carro para conferir ! soh se eu fizer um video do meu e postar pra gente ver se ta "igual" kkk sei lá talvez estejamos falando a mesma coisa kkkk

 

Atenção com os post duplos...
 
Poderia editar o primeiro post.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade Ney eu não enviei duas vezes não ! Estou no metro e cliquei em enviar, ai travou no carregando, ai aproveitei editei e depois cliquei de novo achei que não tinha ido ! Desculpa ! Pode apagar o primeiro post

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio fora, na verdade tolamente fora só contexto. Olha o onix cantor aí:

http://youtu.be/uI3eEarQ0v8

 

Muito legal na verdade, mas não pude deixar de gargalhar quando em alguns momentos parecia um bêbado cantando kkkk

 

Rachei kk

 

Deve ter dado mó  trabalho e o povo tem tempo neh :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha observado isso da água voltando pro reservatório. Acredito ser normal, vide que a bomba d'água está ligada a correia de distribuição. Assim que toda vez que o carro for ligado, a bomba será também e com isso a água irá percorrer todo o bloco do motor.

Mas fiquei com uma dúvida, será que é normal mesmo? Porque a água tá fria, o bloco frio, logo o motor irá demorar para esquentar. Então nesse caso a água só passa por um certo local e não pelo bloco todo correto?

Uma coisa tão simples era ter instalado uma **** de um medidor de temperatura do motor. Para que inovar se anda pra trás?

PQP hein, mais um problema do Onix.

Editado por Vilanova
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.