Roberto Costa Postado Janeiro 21, 2014 Postado Janeiro 21, 2014 Bom dia a todos Me tirem uma dúvida: Eh claro que o onix/prisma possuem válvula termostática, certo? Pois bem, é normal neste motor o liquido de arrefecimento manter a circulação constante mesmo logo na primeira partida de manha com o motor totalmente frio? A válvula não deveria bloquear a circulação do motor até que o mesmo chegue na temperatura de trabalho? O pessoal que entende poderia me tirar essa dúvida por favor. Aproveitando o gancho, esses carros possuem acelerador por cabo ou eletrônico? tava ouvindo um zunido estranho parecendo rolamento quando esta indo pro saco e com o capô aperto fui acelerar e não encontrei rsrs Fico no aguardo Abraço amigos Citar
engcolombo Postado Janeiro 21, 2014 Postado Janeiro 21, 2014 Bom dia a todos Me tirem uma dúvida: Eh claro que o onix/prisma possuem válvula termostática, certo? Pois bem, é normal neste motor o liquido de arrefecimento manter a circulação constante mesmo logo na primeira partida de manha com o motor totalmente frio? A válvula não deveria bloquear a circulação do motor até que o mesmo chegue na temperatura de trabalho? O pessoal que entende poderia me tirar essa dúvida por favor. Aproveitando o gancho, esses carros possuem acelerador por cabo ou eletrônico? tava ouvindo um zunido estranho parecendo rolamento quando esta indo pro saco e com o capô aperto fui acelerar e não encontrei rsrs Fico no aguardo Abraço amigos a vávlvula termostatica, alem de outros sensores, servem sim para liberar o liquido apenas quando o motor esquenta, ai a agua corre pelo radiador e a ventoinha entra em funcionamento, ao ligar o carro o liquido do arrefecimento permanece no reservatorio ! o seu esta circulando ? se sim, agenda uma ida à CSS ! isso nao vai te trazer problemas, é ate melhor porque vai manter o motor frio kkkkk brincadeira =p não é o correto não, a ventoinha esta ligando direto tambem ? OO quanto ao acelerador, é eletronico sim ! não sei se isso é bom ou ruim, eu preferia o por cabo ! kkk acho que com o eletronico dá um leve delay entre o pedal e o motor responder, ouvi dizer que é para aumentar a linearidade da aceleração....tem um onix de teste no youtube que canta varias musicas, só com o barulho do motor kkkkk eles acionam o acelerador em diversas faixas por computador, e ele vai "cantando " hino nacional e tudo kkkk 1 Citar
Roberto Costa Postado Janeiro 21, 2014 Autor Postado Janeiro 21, 2014 a vávlvula termostatica, alem de outros sensores, servem sim para liberar o liquido apenas quando o motor esquenta, ai a agua corre pelo radiador e a ventoinha entra em funcionamento, ao ligar o carro o liquido do arrefecimento permanece no reservatorio ! o seu esta circulando ? se sim, agenda uma ida à CSS ! isso nao vai te trazer problemas, é ate melhor porque vai manter o motor frio kkkkk brincadeira =p não é o correto não, a ventoinha esta ligando direto tambem ? OO quanto ao acelerador, é eletronico sim ! não sei se isso é bom ou ruim, eu preferia o por cabo ! kkk acho que com o eletronico dá um leve delay entre o pedal e o motor responder, ouvi dizer que é para aumentar a linearidade da aceleração....tem um onix de teste no youtube que canta varias musicas, só com o barulho do motor kkkkk eles acionam o acelerador em diversas faixas por computador, e ele vai "cantando " hino nacional e tudo kkkk Bem, quanto ao acelerador. Não me importo que seja eletrônico neste caso por o delay é bem baixo se comparado com alguns carros que era de quase 2 horas kk, assim mesmo, se fosse por cabo seria melhor mesmo sabendo que há algum benefício em ser eletrônico. Quanto a válvula, então, a água esta circulando o tempo todo. Isso não é bom, se meu motor estiver ficando frio vou ter mais consumo de combustível e desgaste prematuro no meu motor... vou ter que ver isso direito e se tiver mesmo com problema agendar css. Citar
engcolombo Postado Janeiro 21, 2014 Postado Janeiro 21, 2014 Bem, quanto ao acelerador. Não me importo que seja eletrônico neste caso por o delay é bem baixo se comparado com alguns carros que era de quase 2 horas kk, assim mesmo, se fosse por cabo seria melhor mesmo sabendo que há algum benefício em ser eletrônico. Quanto a válvula, então, a água esta circulando o tempo todo. Isso não é bom, se meu motor estiver ficando frio vou ter mais consumo de combustível e desgaste prematuro no meu motor... vou ter que ver isso direito e se tiver mesmo com problema agendar css. se esta circulando o tempo todo está errado com certeza ! e o problema vai ser esse mesmo, demorar para esquentar o motor e entrar na temperatura de trabalho, se usar alcool entao ferrou tudo kkkkkk espera mais alguem responder, porque nao estou com meu onix aqui para te dar certeza absoluta, tenho 99% de certeza que o liquido nao se movimenta quando liga o carro, mas só olhando agora para te falar kkkkk Citar
Mano Postado Janeiro 21, 2014 Postado Janeiro 21, 2014 Como vc sabe que ele esta circulando direto??? Se é devido ao barulho de água circulando ao dar a partida, isso é normal, pois independente de a termostática estar fechada, a água dentro do bloco fica circulando, a termostática interrompe apenas o fluxo do radiador, fazendo circular água pelo mesmo quando a temperatura atinge XX°C. Abs. Citar
engcolombo Postado Janeiro 21, 2014 Postado Janeiro 21, 2014 Como vc sabe que ele esta circulando direto??? Se é devido ao barulho de água circulando ao dar a partida, isso é normal, pois independente de a termostática estar fechada, a água dentro do bloco fica circulando, a termostática interrompe apenas o fluxo do radiador, fazendo circular água pelo mesmo quando a temperatura atinge XX°C. Abs. é, precisa ver com ele o que ele quis dizer com agua circulando kkkk a agua circula o tempo todo pelo motor ? achei que funcionava assim, ela preenche o espaço, o motor funciona ate chegar em um limite de temperatura, ai a valvula abre, e a agua quente do motor sai do bloco passa no radiador e entra agua "nova" e fria para o bloco, a valvula fecha e a agua nao circula mais, ate que o motor esquente novamente, estou errado ? oo Citar
Roberto Costa Postado Janeiro 21, 2014 Autor Postado Janeiro 21, 2014 se esta circulando o tempo todo está errado com certeza ! e o problema vai ser esse mesmo, demorar para esquentar o motor e entrar na temperatura de trabalho, se usar alcool entao ferrou tudo kkkkkk espera mais alguem responder, porque nao estou com meu onix aqui para te dar certeza absoluta, tenho 99% de certeza que o liquido nao se movimenta quando liga o carro, mas só olhando agora para te falar kkkkk Assim que conseguir, dê uma olhada lá pra mim e me fala. Citar
Roberto Costa Postado Janeiro 21, 2014 Autor Postado Janeiro 21, 2014 Como vc sabe que ele esta circulando direto??? Se é devido ao barulho de água circulando ao dar a partida, isso é normal, pois independente de a termostática estar fechada, a água dentro do bloco fica circulando, a termostática interrompe apenas o fluxo do radiador, fazendo circular água pelo mesmo quando a temperatura atinge XX°C. Abs. Não pelo barulho, eh que simplesmente vejo o líquido retornando para o reservatório, por isso fiquei com essa dúvida. Na minha opinião, se estava voltando pra reservatório, esta circulando... Citar
engcolombo Postado Janeiro 21, 2014 Postado Janeiro 21, 2014 abri o capô com o carro ligado varias vezes e o liquido do arrefecimento estava lá, paradinho ! ele fica o tempo todo circulando ou só quando liga o carro ? agora voces me deixaram confuso kkkkkkk o Mano disse que ele fica circulando o tempo todo, bom , assim que eu chegar em casa eu te confirmo ! =D Citar
Mano Postado Janeiro 21, 2014 Postado Janeiro 21, 2014 dentro do bloco ele fica circulando desde a partida, pois a bomba d'água é acionada por correia e não para nunca, fazendo a água circular. Conforme a água vai esquentando, (física pura) ela tende a aumentar seu volume, fazendo retornar para o reservatório. Mas apenas quando atingir XX°C a válvula se abrirá e fará a água do radiador circule no bloco, e se fechando caso a temperatura baixe de YY°C, fazendo com que o motor trabalhe dentro de uma temperatura ideal... Abs 1 Citar
Roberto Costa Postado Janeiro 21, 2014 Autor Postado Janeiro 21, 2014 abri o capô com o carro ligado varias vezes e o liquido do arrefecimento estava lá, paradinho ! ele fica o tempo todo circulando ou só quando liga o carro ? agora voces me deixaram confuso kkkkkkk o Mano disse que ele fica circulando o tempo todo, bom , assim que eu chegar em casa eu te confirmo ! =D kkkk independente da válvula estar ou não funcionando, não teria como o líquido circular com o carro desligado Mas enfim, no meu caso, se o motor estiver ligado o liquido fica retornando pro reservatório Citar
Roberto Costa Postado Janeiro 21, 2014 Autor Postado Janeiro 21, 2014 dentro do bloco ele fica circulando desde a partida, pois a bomba d'água é acionada por correia e não para nunca, fazendo a água circular. Conforme a água vai esquentando, (física pura) ela tende a aumentar seu volume, fazendo retornar para o reservatório. Mas apenas quando atingir XX°C a válvula se abrirá e fará a água do radiador circule no bloco, e se fechando caso a temperatura baixe de YY°C, fazendo com que o motor trabalhe dentro de uma temperatura ideal... Abs Pois eh, vou checar outras vezes... Mas é a segunda vez que, mesmo frio, vejo o líquido retornando... Citar
engcolombo Postado Janeiro 21, 2014 Postado Janeiro 21, 2014 kkkk independente da válvula estar ou não funcionando, não teria como o líquido circular com o carro desligado Mas enfim, no meu caso, se o motor estiver ligado o liquido fica retornando pro reservatório kkkkkkkkk sim pow, mas eu disse ao contrario, abri o capô com o carro ligado e a agua estava la parada, nao tinha nada retornando pro reservatório nao ! dentro do bloco ele fica circulando desde a partida, pois a bomba d'água é acionada por correia e não para nunca, fazendo a água circular. Conforme a água vai esquentando, (física pura) ela tende a aumentar seu volume, fazendo retornar para o reservatório. Mas apenas quando atingir XX°C a válvula se abrirá e fará a água do radiador circule no bloco, e se fechando caso a temperatura baixe de YY°C, fazendo com que o motor trabalhe dentro de uma temperatura ideal... Abs aaaaah verdade, tem razão ! de qualquer forma, a agua não deveria voltar para o reservatorio justamente por causa da valvula termostatica, que só permitiria isso acontecer quando atingir a temperatura X não é ? Citar
Ney Viana Postado Janeiro 21, 2014 Postado Janeiro 21, 2014 kkkk independente da válvula estar ou não funcionando, não teria como o líquido circular com o carro desligado Mas enfim, no meu caso, se o motor estiver ligado o liquido fica retornando pro reservatório Pois eh, vou checar outras vezes... Mas é a segunda vez que, mesmo frio, vejo o líquido retornando... Atenção, para responder várias perguntas em um único post utilize o botão "Multicitação" Dica = http://clubedoonix.com.br/topic/12010-dica-como-usar-multicita%C3%A7%C3%A3o/ Regras = http://clubedoonix.com.br/topic/9222-regras-de-utiliza%C3%A7%C3%A3o-do-f%C3%B3rum/ Punições = http://clubedoonix.com.br/topic/11943-sistema-de-puni%C3%A7%C3%B5es/ 1 Citar
Mano Postado Janeiro 21, 2014 Postado Janeiro 21, 2014 (editado) http://www.youtube.com/watch?v=Th6kFV8t18Y http://www.youtube.com/watch?v=8hYtfCG56pk Assim fica mais fácil de entender... Abs Editado Janeiro 21, 2014 por Mano 2 Citar
Roberto Costa Postado Janeiro 21, 2014 Autor Postado Janeiro 21, 2014 Atenção, para responder várias perguntas em um único post utilize o botão "Multicitação" Dica = http://clubedoonix.com.br/topic/12010-dica-como-usar-multicita%C3%A7%C3%A3o/ Regras = http://clubedoonix.com.br/topic/9222-regras-de-utiliza%C3%A7%C3%A3o-do-f%C3%B3rum/ Punições = http://clubedoonix.com.br/topic/11943-sistema-de-puni%C3%A7%C3%B5es/ Obrigado, estarei mais atento Citar
Heberth Rodrigues Postado Janeiro 24, 2014 Postado Janeiro 24, 2014 (editado) Meio fora, na verdade tolamente fora só contexto. Olha o onix cantor aí:http://youtu.be/uI3eEarQ0v8 Editado Janeiro 24, 2014 por heberth Citar
engcolombo Postado Janeiro 24, 2014 Postado Janeiro 24, 2014 (editado) Meio fora, na verdade tolamente fora só contexto. Olha o onix cantor aí:http://youtu.be/uI3eEarQ0v8 kkk ja tinha visto esse video Heberth ate tinha comentado em outro topico, bem legal né ? kkkk esses eng da GM inventam cada uma kkkkkkkk a respeito do topico, abri meu capo novamente e reparei que retorna um pouco de agua sim, bem bem pouco mas retorna, e fica assim escorrendo para dentro do reservatorio, ai sim quando liga a ventoinha a agua "bomba" kkkkkk Editado Janeiro 24, 2014 por engcolombo Citar
Thersyw Postado Janeiro 24, 2014 Postado Janeiro 24, 2014 Estava lendo a discussão e achei interessante, se não me engano, tenho quase 100% de certeza que no meu se movimenta (não sei até onde essa água vai) mas independemente de ser a primeira ligada do dia ou se o motor já estiver "pegando fogo", ela sempre fica movimentando e fazendo o "borborigo". Achei estranho o colega Colombo ressaltar que o dele fica "paradinho". Agora são 5:30 da manhã, logo mais às 6:30 estarei ligando o meu e confirmando realmente o que acontece. Citar
engcolombo Postado Janeiro 24, 2014 Postado Janeiro 24, 2014 Estava lendo a discussão e achei interessante, se não me engano, tenho quase 100% de certeza que no meu se movimenta (não sei até onde essa água vai) mas independemente de ser a primeira ligada do dia ou se o motor já estiver "pegando fogo", ela sempre fica movimentando e fazendo o "borborigo". Achei estranho o colega Colombo ressaltar que o dele fica "paradinho". Agora são 5:30 da manhã, logo mais às 6:30 estarei ligando o meu e confirmando realmente o que acontece. Fala cara blza ? Então como eu disse no post acima, abri meu capo e realmente reparei que a agua "escorre" para dentro do reservatório o tempo todo, mas não chega a mexer a agua nao, ela fica lá parada, mas fica escorrendo agua da entrada do reservatório o tempo todo, esperei ate ligar a ventoinha, e quando liga ai sim a agua entra com mais "pressão", sei lá talvez estejamos falando a mesma coisa kkkkk soh se eu fizer um video do meu e postar pra gente ver se ta "igual" kkk Citar
engcolombo Postado Janeiro 24, 2014 Postado Janeiro 24, 2014 Estava lendo a discussão e achei interessante, se não me engano, tenho quase 100% de certeza que no meu se movimenta (não sei até onde essa água vai) mas independemente de ser a primeira ligada do dia ou se o motor já estiver "pegando fogo", ela sempre fica movimentando e fazendo o "borborigo". Achei estranho o colega Colombo ressaltar que o dele fica "paradinho". Agora são 5:30 da manhã, logo mais às 6:30 estarei ligando o meu e confirmando realmente o que acontece. Fala cara blza ? Então como eu disse no post acima, abri meu capo e realmente reparei que a agua "escorre" para dentro do reservatório o tempo todo, mas não chega a mexer a agua nao, ela fica lá parada, mas fica escorrendo agua da entrada do reservatório o tempo todo, esperei ate ligar a ventoinha, e quando liga ai sim a agua entra com mais "pressão", me equivoquei no comeco do post falando que não entrava agua nenhuma, ate porque nao estava com o carro para conferir ! soh se eu fizer um video do meu e postar pra gente ver se ta "igual" kkk sei lá talvez estejamos falando a mesma coisa kkkk Citar
Ney Viana Postado Janeiro 24, 2014 Postado Janeiro 24, 2014 Fala cara blza ? Então como eu disse no post acima, abri meu capo e realmente reparei que a agua "escorre" para dentro do reservatório o tempo todo, mas não chega a mexer a agua nao, ela fica lá parada, mas fica escorrendo agua da entrada do reservatório o tempo todo, esperei ate ligar a ventoinha, e quando liga ai sim a agua entra com mais "pressão", sei lá talvez estejamos falando a mesma coisa kkkkk soh se eu fizer um video do meu e postar pra gente ver se ta "igual" kkk Fala cara blza ? Então como eu disse no post acima, abri meu capo e realmente reparei que a agua "escorre" para dentro do reservatório o tempo todo, mas não chega a mexer a agua nao, ela fica lá parada, mas fica escorrendo agua da entrada do reservatório o tempo todo, esperei ate ligar a ventoinha, e quando liga ai sim a agua entra com mais "pressão", me equivoquei no comeco do post falando que não entrava agua nenhuma, ate porque nao estava com o carro para conferir ! soh se eu fizer um video do meu e postar pra gente ver se ta "igual" kkk sei lá talvez estejamos falando a mesma coisa kkkk Atenção com os post duplos... Regras = http://clubedoonix.com.br/topic/9222-regras-de-utiliza%C3%A7%C3%A3o-do-f%C3%B3rum/ Punições = http://clubedoonix.com.br/topic/11943-sistema-de-puni%C3%A7%C3%B5es/ Poderia editar o primeiro post. Citar
engcolombo Postado Janeiro 24, 2014 Postado Janeiro 24, 2014 Atenção com os post duplos... Regras = http://clubedoonix.com.br/topic/9222-regras-de-utiliza%C3%A7%C3%A3o-do-f%C3%B3rum/ Punições = http://clubedoonix.com.br/topic/11943-sistema-de-puni%C3%A7%C3%B5es/ Poderia editar o primeiro post. Na verdade Ney eu não enviei duas vezes não ! Estou no metro e cliquei em enviar, ai travou no carregando, ai aproveitei editei e depois cliquei de novo achei que não tinha ido ! Desculpa ! Pode apagar o primeiro post 1 Citar
Roberto Costa Postado Janeiro 24, 2014 Autor Postado Janeiro 24, 2014 Meio fora, na verdade tolamente fora só contexto. Olha o onix cantor aí:http://youtu.be/uI3eEarQ0v8 Muito legal na verdade, mas não pude deixar de gargalhar quando em alguns momentos parecia um bêbado cantando kkkk Rachei kk Deve ter dado mó trabalho e o povo tem tempo neh Citar
Vilanova Postado Janeiro 25, 2014 Postado Janeiro 25, 2014 (editado) Eu tinha observado isso da água voltando pro reservatório. Acredito ser normal, vide que a bomba d'água está ligada a correia de distribuição. Assim que toda vez que o carro for ligado, a bomba será também e com isso a água irá percorrer todo o bloco do motor. Mas fiquei com uma dúvida, será que é normal mesmo? Porque a água tá fria, o bloco frio, logo o motor irá demorar para esquentar. Então nesse caso a água só passa por um certo local e não pelo bloco todo correto? Uma coisa tão simples era ter instalado uma **** de um medidor de temperatura do motor. Para que inovar se anda pra trás? PQP hein, mais um problema do Onix. Editado Janeiro 25, 2014 por Vilanova Citar
Posts Recomendados