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Já faz algum tempo que ando muito insatisfeito com o consumo do meu onix 1.4.

Outro dia calculei a média geral de consumo dele, desde que comecei a acompanhar o consumo (comecei a acompanhar o consumo aos 541km, o carro está com 3475km), que foi a seguinte: Gasolina: 7,72km/L - Etanol: 5,63km/L

Como vocês podem ver, está uma média péssima.

Mas o pior aconteceu esse final de semana:

Saí de casa para abastecer com o ar desligado, completei o tanque com etanol, saí do posto e rodei 48km sem ar ligado, fazendo de tudo (subindo ladeira forte, andando de 4° marcha a uns 60-70km/h, todos os tipos de "circuito" que você pode ter dentro da cidade), e o primeiro quadradinho do marcador de combustível nem desceu. Surpreso, fiz então uma média parcial de consumo que sempre faço baseado no seguinte raciocínio:

se o tanque tem 54 litros, e o medidor de combustível tem 12 quadradinhos, então cada quadradinho tem 4,5 litros. Logo, o carro fez nesse circuito, 48 dividido por 4,5 = 10,6 km/L no etanol.

Fiquei totalmente espantado com essa média, que considero excelente. Mas a minha alegria iria durar pouco.

Na segunda, utilizei o carro novamente, só que com o ar condicionado ligado. Reparei então que após rodar pouquíssimo, o segundo quadradinho do medidor já desceu. Resolvi então fazer essa média parcial que faço, e pasmem: o carro teria feito 2,6 km/L de um quadradinho para outro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estou com a certeza agora de que meu carro está com algum defeito na relação ar condicionado/motor, porque não é possível, as médias dele estão muito abaixo das que vejo, rodando com o ar condicionado ligado. Eu não sou uma pessoa que pisa e nem estica muito pra passar de marcha, pelo contrário, detesto pisar muito, estou até insatisfeito com o desempenho do carro porque este é um que tem que esticar muito para se ter um desempenho melhor.

Se alguém já viu caso parecido ou entende de mecânica e possa saber qual é o problema, comente aí!! Moro em Belo Horizonte e aqui só tem ladeira, mas mesmo assim não acho que isso justifique um consumo tão ruim, acho que o carro está com algum problema mesmo.

Ah, o meu é o LT, não tem computador de bordo, então os cálculos de consumo são sempre na bomba de combustível


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Opinião de leigo tá....

pra mim, ar condicionado é pra carrão.... 1.8... 2.0 pra cima!

eu já tive caro 1.0 com ar condicionado..... o carro fica fraco e consome do jeito que vc falou.

quando comprei o Onix a primeira coisa que falei pra vendedora é que não queria ar cond....

1.0.... 1.4 deve ser a mesma coisa.... bebe mesmo! o ar cond. utiliza a força do motor para funcionar.... então quando é acionado, o motor tem que trabalhar mais.

opinião de leigo...

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Cara está conta que vc fez dos "quadradrinhos" já tinha feito tb, o que na lógica está certa.

Mas o meu no Etanol já percebi que tem quadradrinho que ando 70 KM e tem outro que ando 40KM, então eu já me acostumei mesmo e só faço a média quando vou abastecer novamente com o carro na reserva.

Agora em relação ao consumo o meu no etanol está fazendo 9,5 KM na cidade sem o ar e com o ar 8,8 KM, então não vejo tanto problema em usar o ar pois o consumo do meu está com uma diferença baixa para o ar e sem o ar.

Semana passa fui viajar pela primeira vez com ele, e ele fez 11,5KM ( no álcool) com o ar ligado direto na estrada andei 350KM, isso tudo sem computador de bordo tb só pelo calculo dos litros que abasteço.

OBS: meu carro está com 1700KM rodados, pode ser que melhore ou piore mais pra frente mas por enquanto está ótimo sendo que o álcool aqui está a R$ 1,40.

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Cara eu faço assim a média.

Encho o tangue, e marco os km rodados, depois encho de novo.

Pego quantos litros foram consumidos e faço a divisão

Pois é, é assim que calculo também! E as médias são horrorosas! A primeira vez que abasteci com etanol o carro fez 4,98km/L!!!

Da última vez que abasteci com etanol ele fez 5,82!!! Muito ruim!


Eu acho que deve ser algum problema em relação ao ar condicionado que não deve ter a ver com o carro ser 1.4, porque o ar não está regulando direito a temperatura e também não está mais gelando que nem estava. Ele praticamente só tá funcionando ou gelado, ou quente. Se girar o botão, do extremo do lado azul, até o meio do lado azul, por exemplo, a temperatura continua a mesma. Mas o consumo sempre foi ruim com o ar ligado. Queria ver o consumo de outros onix de bh pra comparar, pq tá difícil, tá muito ruim comparado com os divulgados na mídia automotiva e com o de pessoas que moram em outras cidades

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Cara...

Ou você tem o pé MUITO pesado ou então o teu carro tá com problema.

O meu tb é 1.4 e eu SÓ ando com o ar ligado. SEMPRE.

Eu pego o engarrafamento da Av Brasil a manhã inteira e o da Linha Vermelha a noite (no RJ). Pra você ter uma ideia de como é lento, eu ando 40 KM em 1h20m.

Eu só uso gasolina aditivada (R$ 2,86) e meu consumo não fica por menos de 12,5 Km por litro. Faço as trocas sempre entre 2000 e 2500 RPM.

O meu primeiro quadradinho apaga com 80 Km, depois 130km. Sei que quando chega no meio tanque já to com quase 400 km rodados.

Esse final de semana peguei estrada e fiz quase 16km por litro.

Eu sempre encho o tanque até o primeiro desarme, depois ando e mando completar. Eu vejo quantos KMs eu rodei e divido pela quantidade em litros que entrou no tanque.

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Cara...

Ou você tem o pé MUITO pesado ou então o teu carro tá com problema.

O meu tb é 1.4 e eu SÓ ando com o ar ligado. SEMPRE.

Eu pego o engarrafamento da Av Brasil a manhã inteira e o da Linha Vermelha a noite (no RJ). Pra você ter uma ideia de como é lento, eu ando 40 KM em 1h20m.

Eu só uso gasolina aditivada (R$ 2,86) e meu consumo não fica por menos de 12,5 Km por litro. Faço as trocas sempre entre 2000 e 2500 RPM.

O meu primeiro quadradinho apaga com 80 Km, depois 130km. Sei que quando chega no meio tanque já to com quase 400 km rodados.

Esse final de semana peguei estrada e fiz quase 16km por litro.

Eu sempre encho o tanque até o primeiro desarme, depois ando e mando completar. Eu vejo quantos KMs eu rodei e divido pela quantidade em litros que entrou no tanque.

Quem dera se aqui em BH a gasolina aditivada fosse esse preço! Aqui 2,86 é um dos preços mais baratos pra gasolina comum.

Não sei como é a topografia do rj, mas imagino que seja bem plana. Tem ladeira aqui em BH que se eu trocar de marcha a 2mil rpm o cara que vem atrás enche minha bunda, porque o carro vai praticamente parar. To achando que aqui em belo horizonte o consumo deve ficar ruim mesmo, devido ao transito pesado a qualquer hora do dia durante a semana (a cidade não comporta mais o tanto de carro que tem) e também por ter muito morro.

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Quem dera se aqui em BH a gasolina aditivada fosse esse preço! Aqui 2,86 é um dos preços mais baratos pra gasolina comum.

Não sei como é a topografia do rj, mas imagino que seja bem plana. Tem ladeira aqui em BH que se eu trocar de marcha a 2mil rpm o cara que vem atrás enche minha bunda, porque o carro vai praticamente parar. To achando que aqui em belo horizonte o consumo deve ficar ruim mesmo, devido ao transito pesado a qualquer hora do dia durante a semana (a cidade não comporta mais o tanto de carro que tem) e também por ter muito morro.

A gasolina aditivada aqui nao costuma ter esse preço. É que eu achei um posto de confiança que vende a gasolina aditivada da Ipiranga por esse preço. A média costuma passar de R$3,00.

Aqui no RJ tem alguns morros também, mas eu não costumo pegar muito. Não conheço BH, mas isso que você falou faz sentido sim.

Tente levar na CSS pra eles verificarem, pode ser alguma regulagem, sei lá...

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Caro Rmello.

Você NÃO PODE se basear neste cálculo dos "quadradinhos"!!!!!

Vou te explicar.

Seu marcador de combustível, assim como o da maioria absoluta dos veículos, foi projetado para ter uma marcação que lhe induza a olhar mais tempo para este instrumento quando ele estiver marcando o nível mais baixo. Ou seja: Quanto mais o ponteiro do nível baixa, mais tempo ele leva para chegar a reserva. Isto mesmo!!!

Por exemplo:

Suponhamos o seguinte cenário. Um veiculo trafegando a 100km/h constantemente, em uma pista reta e horizontal, até esgotar o tanque.

Desta forma podemos partir do pressuposto de que o consumo seria também constante. Ou seja não teríamos momentos em que o veículo gastasse mais nem menos certo???

Observando o marcador de nível do combustível deste veículo poderíamos observar o seguinte:

O ponteiro levaria MENOS TEMPO para sair de "cheio" até a metade do tanque do que da metade do tanque até a reserva.

Porque isto acontece???

Isto é uma forma que a indústria automotiva inventou para que tú tenhas mais tempo em observar o nível de combustível e que você possa ter mais chaces de enchê-lo antes de ter uma "pane seca"(Isto quer dizer multa).

PORTANTO, não use esta fórmula dos "quadradinhos".

Faça o seguinte:

Complete seu tanque até o primeiro desarme da bomba e marque a quilometragem incial.

Rode alguns kms e volte ao posto, complete o tanque de novo até o próximo desarme da bomba e anote a quilometragem final e quantos litros foram gastos.

Pronto!!!

Divida a diferença dos kms pelos litros a mais abastecidos na segunda visita ao posto.

Ex:

Quilometragem inicial = 356

Quilometragem final = 384

Diferença da quilometragem = 28 km

Litros abastecidos na segunda vez = 2.7 litros

Divida a diferença da quilometragem pelos litros abastecidos no posto.

28 / 2.7 = 10.37 km/Litro

fui.......

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Caro Rmello.

Você NÃO PODE se basear neste cálculo dos "quadradinhos"!!!!!

Vou te explicar.

Seu marcador de combustível, assim como o da maioria absoluta dos veículos, foi projetado para ter uma marcação que lhe induza a olhar mais tempo para este instrumento quando ele estiver marcando o nível mais baixo. Ou seja: Quanto mais o ponteiro do nível baixa, mais tempo ele leva para chegar a reserva. Isto mesmo!!!

Por exemplo:

Suponhamos o seguinte cenário. Um veiculo trafegando a 100km/h constantemente, em uma pista reta e horizontal, até esgotar o tanque.

Desta forma podemos partir do pressuposto de que o consumo seria também constante. Ou seja não teríamos momentos em que o veículo gastasse mais nem menos certo???

Observando o marcador de nível do combustível deste veículo poderíamos observar o seguinte:

O ponteiro levaria MENOS TEMPO para sair de "cheio" até a metade do tanque do que da metade do tanque até a reserva.

Porque isto acontece???

Isto é uma forma que a indústria automotiva inventou para que tú tenhas mais tempo em observar o nível de combustível e que você possa ter mais chaces de enchê-lo antes de ter uma "pane seca"(Isto quer dizer multa).

PORTANTO, não use esta fórmula dos "quadradinhos".

Faça o seguinte:

Complete seu tanque até o primeiro desarme da bomba e marque a quilometragem incial.

Rode alguns kms e volte ao posto, complete o tanque de novo até o próximo desarme da bomba e anote a quilometragem final e quantos litros foram gastos.

Pronto!!!

Divida a diferença dos kms pelos litros a mais abastecidos na segunda visita ao posto.

Ex:

Quilometragem inicial = 356

Quilometragem final = 384

Diferença da quilometragem = 28 km

Litros abastecidos na segunda vez = 2.7 litros

Divida a diferença da quilometragem pelos litros abastecidos no posto.

28 / 2.7 = 10.37 km/Litro

fui.......

Eu sabia isso td, mas sinceramente fiquei com preguiça de digitar. É isso ae msm que tem que ser feito! E n fikr confiando nos quadradinhos de 8. kkkkkk

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Caro Rmello.

Você NÃO PODE se basear neste cálculo dos "quadradinhos"!!!!!

Vou te explicar.

Seu marcador de combustível, assim como o da maioria absoluta dos veículos, foi projetado para ter uma marcação que lhe induza a olhar mais tempo para este instrumento quando ele estiver marcando o nível mais baixo. Ou seja: Quanto mais o ponteiro do nível baixa, mais tempo ele leva para chegar a reserva. Isto mesmo!!!

Por exemplo:

Suponhamos o seguinte cenário. Um veiculo trafegando a 100km/h constantemente, em uma pista reta e horizontal, até esgotar o tanque.

Desta forma podemos partir do pressuposto de que o consumo seria também constante. Ou seja não teríamos momentos em que o veículo gastasse mais nem menos certo???

Observando o marcador de nível do combustível deste veículo poderíamos observar o seguinte:

O ponteiro levaria MENOS TEMPO para sair de "cheio" até a metade do tanque do que da metade do tanque até a reserva.

Porque isto acontece???

Isto é uma forma que a indústria automotiva inventou para que tú tenhas mais tempo em observar o nível de combustível e que você possa ter mais chaces de enchê-lo antes de ter uma "pane seca"(Isto quer dizer multa).

PORTANTO, não use esta fórmula dos "quadradinhos".

Faça o seguinte:

Complete seu tanque até o primeiro desarme da bomba e marque a quilometragem incial.

Rode alguns kms e volte ao posto, complete o tanque de novo até o próximo desarme da bomba e anote a quilometragem final e quantos litros foram gastos.

Pronto!!!

Divida a diferença dos kms pelos litros a mais abastecidos na segunda visita ao posto.

Ex:

Quilometragem inicial = 356

Quilometragem final = 384

Diferença da quilometragem = 28 km

Litros abastecidos na segunda vez = 2.7 litros

Divida a diferença da quilometragem pelos litros abastecidos no posto.

28 / 2.7 = 10.37 km/Litro

fui.......

Obrigado pela explicação, muito boa, mas como eu disse, eu já faço o cálculo do consumo dessa maneira, foi isso oque eu quis dizer com o calculo do consumo na bomba de combustível. Esse cálculo do quadradinho é uma estimativa mesmo, parcial e por alto, sei que os quadradinhos são imprecisos. Mas o problema não é o quadradinho, o problema é a média de consumo mesmo, calculada desta maneira que você falou, por isso que estou querendo saber média de consumo de outros onix rodando em belo horizonte, pra saber antes de ir reclamar se a média está normal ou o carro está com algum problema!

Postado

O consumo depende de muitos fatores:

Trânsito, qualidade do combustível, a maneira de dirigir, etc...

Belo horizonte é uma cidade com muitas ladeiras. Subir ladeira em quarta não quer dizer que está poupando combustível. A Central Eletrônica pode entender que é preciso injetar mais combustível para compensar a falta de torque...

Outro detalhe importante é se o carro tem menos de 1000 kms. Sim!! Motor justo e novo consome mais que motor "amaciado", digamos assim.

O meu LT com menos de 300 km fez no ALCOOL por volta de 7 km / L. em uso misto em estrada e urbano. Diria que mais em estrada. E olhe que meu pé é uma "pena" hein??

Se seu carro é novo e como eu não conheço sua forma de dirigir e você mora em uma cidade cheia de ladeiras, acho que o consumo está dentro.

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Cara, esqueça os quadradinhos ok?

Ele é uma marcação simbólica do seu tanque.

No meu onix 1.0 a 60km/h eu ja estou de quinta marcha a muito tempo, sempre controlo a rotação bem baixa, veja se não está forçando muito o motor.

Meu etanol no sempre ar marcou 8,5 km/L.

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O meu Onix 1.4 at6 só na cidade e com ar sempre ligado tá fazendo 11 pra mais na gasolina aditivada... Mas aqui pelo menos é uma cidade mais plana que Bh

  • 4 semanas depois...
Postado

Amigos,

Com todo respeito, estou espantado ! A engenharia esta bem moderna, não podemos achar que mitos de 1.500 ac são verdades. O Onix é um carro de ultima geração, vcs acham mesmo que pelo simples fato de ser 1.0 vai consumir absurdamente com o ar condicionado ligado ? Todo carro tem um maior consumo com o Ar ligado, mas as diferenças absurdas de ar ligado ou não era no tempo dos carburadores, hoje não tem como se ter um carro novo sem Ar, se o consumo esta muito fora do estimado deve-se procurar a autorizada e solicitar os devidos ajustes.

Quanto ao calculo km/l , fazer por quadradinhos ? Bom deixa para lá.

  • 1 mês depois...
Postado

O Onix 1.4 não sente o ar ligado. Tanto que fiz testes de 0-100 com o ar ligado e desligado e deu a mesma coisa. Sempre na casa dos 11 segundos por aí, isso com gasolina.

Faça como a galera comentou meu amigo, calcule o consumo quando for abastecer e nunca pelos quadradinhos. Fiz isso que você fez no começo, pensando que a diminuição das barrinhas fossem linear... Depois quebrei a cara rsrs

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Todo motor apresenta maior consumo enquanto está novo.

 

Em janeiro de 2012 comprei um C4 hatch 1.6 e pensei "esse é 1.6 e vai gastar pouquinho". Retirei o carro e enchi o tanque. Rodei 100km de estrada ate minha cidade e quando o odometro marcou 300km ele entrou na reserva (300 km / 50 L = 6 Km/L na gasolina). Pense no meu desanimo ....... Aos 5000 kms o carro ja fazia 12km/L.

 

Para concluir, nao podemos nos esquecer de que todo carro tem um modo diferente de dirigir, pois o consumo vai depender da curva de torque do motor e relação das marchas. Acredito que com o tempo voce irá se acostumar com o onix e o consumo se normalizará. 

 

Obviamente nao se pode descartar a possibilidade de existir algum problema na injeção, e tal. Mas nao acredito que seja o seu caso!

  • 2 semanas depois...
Postado (editado)

Na estrada, com gasolina, a primeira barrinha costuma descer com 100km rodados. Se a variação fosse linear, daria um consumo de 22,23km/l! Quem dera! hahahahaha

 

Se bem que existem carros muito mais econômicos…

 

http://www.noticiasautomotivas.com.br/golf-tdi-bluemotion-faz-342-kmlitro-e-roda-1-602-km-com-um-tanque/

Editado por pedroemanuel
Postado

Eu nem faço medição... eu tenho pé de chumbo, e odeio andar em rotação baixa... prefiro n fazer medição, assim eu não vejo que eu to gastando mt de gasolina por andar sempre com o pé no fundo haha !!

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