jordan Postado Agosto 13, 2013 Postado Agosto 13, 2013 Câmbio automático em carro 1.4? Foi com alto grau de desconfiança que recebi a informação de que o Onix ganharia transmissão automática. Isso foi na época do lançamento do carro, no final do ano passado, e era apenas um anúncio. Com câmbio manual eu já havia gostado do carro, nas duas versões de motorização (1.0 e 1.4). Mas câmbio automático tira potência, por causa do conversor de torque. Por isso, eu estava com o pé atrás. Uns dois metros atrás, aliás. Portanto, estava ansioso para andar no carro. Acabei de sair dele, a propósito. Para começar, posso dizer que fiquei feliz com o fato de a Chevrolet ter optado por esse câmbio (GF6), em vez do automatizado, Easytronic, ainda oferecido no Agile. Ponto para a Chevrolet, porque andei nesse Agile há algum tempo e ainda me lembro claramente dos trancos que ele dá. Não deixou saudades. O Onix, ao contrário, chega com a mesma transmissão que equipa o Cruze, além de Sonic, Cobalt e Spin. É um bom começo. Mas minha desconfiança permanecia. Nesses veículos, ele mostra suavidade nas trocas. Em todos eles, porém, essa caixa está associada a motores maiores e mais fortes. Agora, estamos num veículo 1.4. Isso muda tudo. Saio e ele começa bem. No plano, em caminhos urbanos, o Onix LTZ vai cativando tanto quanto a versão manual. Sem contar o que se ganha em conforto, claro. Noto, de cara, que ele está programado para evitar trabalho em rotações muito baixas. Basta o giro cair um pouco que ele já reduz uma marcha, com um leve tranco. Por “saber” que seu novo parceiro 1.4 tem lá suas limitações, o câmbio está programado para segurar um pouco mais as marchas antes da troca. Esse motor passou por alterações para equipar o Onix. Tem 106 cv com etanol e 98 cv com gasolina. O torque é de 13,9 kgfm com etanol e 13,0 kgfm com gasolina. São números razoáveis para um motor dessa cilindrada, mas, no caso do torque, ele está disponível a 4.800 rpm. Por isso, é preciso não ter muita pena do acelerador, porque senão as respostas ficam lentas, embora a Chevrolet informe que 90% do torque esteja disponível a 2.300 giros. Na cidade, o Onix acompanha bem o ritmo do trânsito, mas na estrada o hatch sente um pouco mais. Andei mais de 500 km com ele em rodovias, e posso dizer que ele vai muito bem em planos, em velocidade de cruzeiro. Já nos aclives… Em subidas, a gente percebe claramente que o conjunto motor-câmbio está no limite para o carro. Basta aparecer uma inclinação que a rotação cai, idem para a velocidade. É nessa hora que a transmissão sente que é preciso jogar uma marcha para baixo, para “buscar” um pouco mais de ânimo e enfrentar a rampa. Por conta dessa escassez, as trocas são frequentes, o que não ocorreria se o motor fosse maior. Se o motorista quiser, pode trocar as marchas manualmente, por meio do botão localizado na própria alavanca. Para isso, basta selecionar na guia de engates o modo M. Números da montadora indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 12,0 segundos com etanol e 12,7 s com gasolina. A máxima é de 171 km/h. No geral, o Onix automático é muito mais útil no uso urbano, principalmente nas grandes cidades. Na estrada, ele requer um pouco de paciência, especialmente em trajetos com aclives. Em termos de consumo, o hatch está na média. Abastecido com gasolina, o modelo fez 8,8 km/l na cidade (o que não é lá grande coisa) e 14,1 km/l na estrada (o que é bom). A transmissão é oferecida como opcional nas duas versões do Onix 1.4 (LT e LTZ). Na LT, ela eleva o preço para R$ 43.790, e vem associada ao controle de cruzeiro, com comandos no volante. Na LTZ, como a testada, ela sai por R$ 47.690. Nesse caso, ela acrescenta R$ 3 mil ao valor do carro, e também vem acompanhada pelo controle de velocidade. O valor é um pouco elevado para um veículo desse porte, mas essa transmissão é bem sofisticada para o segmento. Perde só para a Powershift do New Fiesta (automatizada de dupla embreagem). Mas aí já estamos falando em um carro de faixa superior, e com preço na casa dos R$ 50 mil – R$ 49.990, para ser exato (versão 1.6 SE). Além do Onix, a opção automática está sendo oferecida também no Prisma, com a mesma motorização 1.4. É preciso levar em conta também que, com câmbio automático, o Onix passa a ser uma opção a portadores de necessidades especiais, que podem comprar o veículo com isenção de impostos, e, portanto, por preço bem mais vantajoso. Além do câmbio automático, o Onix é o mesmo carro agradável de sempre. Tem boa isolação acústica, e bom comportamento dinâmico. A direção hidráulica está bem calibrada, e a suspensão agrada tanto pela maciez como pela estabilidade. Nessa versão LTZ, vem com rodas de liga leve aro 15, e pneus 185/65. O visual do carro também é bem arrojado. Está ali brigando em modernidade com Hyundai HB20 e Ford New Fiesta. O kit multimídia MyLink (opcional) continua a ser um dos grandes diferenciais do modelo. Item normalmente disponível apenas em veículos de categoria superior, oferece uma grande tela sensível ao toque, de sete polegadas, para controlar som e telefonia (Bluetooth), além de permitir baixar fotos, por exemplo. O carro não tem comandos de som no volante, mas a tela fica bem próxima da mão, facilitando o acesso. De qualquer forma, é preciso desviar um pouco a atenção para o manuseio. O quadro de instrumentos (com velocímetro digital) é simples e moderno, e o acabamento agrada. Painel, laterais e bancos utilizam material de boa qualidade. O espaço é razoável para pessoas, mas limitado para carga. O porta-malas tem capacidade para 280 litros. Por tudo isso, é um carro de tendência mais urbana que rodoviária. Chevrolet Onix LTZ 2014 automático – Ficha técnica Carroceria / motorização: Hatchback 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores Fabricação: Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil MOTOR Modelo: 1.4 SPE/4 Disposição: Transversal Número de cilindros: 4 em linha Cilindrada (cm3): 1.389 Diâmetro e Curso (mm): 77,6 x 73,4 Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection) Taxa de compressão: 12,4:1 Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 106 cv a 6.000 rpm Gasolina: 98 cv a 6.000 rpm Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 13,9 kgfm (136 Nm) a 4.800 rpm Gasolina: 12,9 kgfm (127 Nm) a 4.800 rpm Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Etanol Rotação máxima do motor (rpm): 6.300 Bateria: 12V, 40Ah (50Ah com ar-condicionado) Alternador: 80A (100A com ar-condicionado) TRANSMISSÃO Modelo: GF6 Automática de 6 velocidades à frente sincronizadas Relação de marchas: Primeira: 4,449 Segunda: 2,908 Terceira: 1,893 Quarta: 1,446 Quinta: 1,00 Sexta: 0,742 Ré: 2.871 Diferencial: 4,11 CHASSIS/SUSPENSÃO Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora Traseira: Semi-independente com eixo de torsão, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira Direção redução: 18,3:1 Direção número de voltas (batente a batente): 3,2 Diâmetro de giro (m): 10,43 FREIOS Tipo: Discos dianteiros, tambor traseiro Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 240 x 20; traseiro 200 x 31,5 RODAS/PNEUS Roda: 15 x 5,5 (alumínio – LTZ) Pneus: 185/65 R15 DIMENSÕES Distância entre eixos (mm): 2.528 Comprimento total (mm): 3.930 Largura carroceria (mm): 1.705 Altura (mm): 1.484 Bitola (mm): Dianteira: 1.487; traseira: 1.493 Altura mínima do solo (mm): 130 Peso em ordem de marcha (kg): 1.108 (LTZ com transmissão automática) Distribuição de peso (% dianteira/traseira): 64/36 CAPACIDADES Porta-malas (litros): 280 Carga útil (kg): 372 (LTZ com transmissão automática) Tanque de combustível (litros): 54 Óleo do motor (litros): 3,25 (3,50 com o filtro) Sistema de refrigeração (litros): 5,40 DESEMPENHO Velocidade máxima (km/h): Etanol: 171 Gasolina: 171 Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 12s0 Gasolina: 12s7 Fonte: Notícias Automotivas Citar
perissatto Postado Agosto 13, 2013 Postado Agosto 13, 2013 Excelentes informações. Eu comprei um com cambio automatico e não tenho do que reclamar. Faço semanalmente trajetos de 200KM e ele estica bem as marchas e responde bem no cambio automatico. Em 6 marcha realmente ele não puxa, mas para isso basta voce pisar um pouco mais no acelerador que ele ira reduzir para 5 marcha. Ou se caso preferir é só colocar no "manual" que voce pode controlar as marchas normalmente, eu gostei muito! Citar
tosatti Postado Setembro 23, 2014 Postado Setembro 23, 2014 Realmente em 6 marcha ele anda a 120km/h em torno de 3 mil rpm, mas se pesar um pouco a subida ele joga pra marcha 5. Fiz 600km com meu LTZ 1.4 AT. fez média 13.3 km/l 1 Citar
Edmad Postado Setembro 28, 2014 Postado Setembro 28, 2014 Realmente, qualquer pisadinha ele reduz marcha. Pra quem dirige mais na cidade isso se torna incomodo. Principalmente pelo consumo. Citar
feLIpEnOVe Postado Outubro 14, 2014 Postado Outubro 14, 2014 Realmente, qualquer pisadinha ele reduz marcha. Pra quem dirige mais na cidade isso se torna incomodo. Principalmente pelo consumo. Extamente. Na estrada ele e muito bom, mas na cidade ele segura muito as trocas e grita bastante. Deixa um pouco a desejar. Podia ter sido lancado com o motor 1.6 do Sonic, ne? 1 Citar
rafaelmb Postado Julho 30, 2015 Postado Julho 30, 2015 Realmente, qualquer pisadinha ele reduz marcha. Pra quem dirige mais na cidade isso se torna incomodo. Principalmente pelo consumo. Na cidade, normalmente logo após sair de casa, com o motor "frio", percebi q se não der uma pisadinha de leve dá uma enroscada entre a 2° e 3° marcha, ou seja, em baixa rotação, fora isso o carro responde bem. Se precisar dar uma pisada, principalmente para ultrapassagens, a resposta é rápida kkkkk Citar
betacam2 Postado Julho 30, 2015 Postado Julho 30, 2015 Estou gostando do meu 15/15 Ltz automático. Os pros superam os contras. Citar
Willian Lopes Postado Julho 31, 2015 Postado Julho 31, 2015 Eu não tenho nada que reclamar do ONIX AT, gostei muito!!! Citar
Rodrigo Hack Postado Novembro 9, 2015 Postado Novembro 9, 2015 Pois é pessoal, fiz teste drive no Manual e Automático, e confesso que adorei o Automático. Mais preciso de mais informações de quem já tem o carro. Mais alguém para opinar??? Citar
Cristiancl Postado Novembro 9, 2015 Postado Novembro 9, 2015 16 horas atrás, Rodrigo Hack disse: Pois é pessoal, fiz teste drive no Manual e Automático, e confesso que adorei o Automático. Mais preciso de mais informações de quem já tem o carro. Mais alguém para opinar??? Beberrão, se nao fosse os controles no volante teria pego manual na epoca Citar
Reginaldo Catharino Junior Postado Abril 9, 2016 Postado Abril 9, 2016 Bem irei pegar um atutomatico LTZ 2015 usadinho com 8000 km, pois levaram o meu 1.4 mecanico que voava baixo, agora que eu li fiquei preocupado, pois o meu mecanico fazia com ar ligado na cidade 10,5 km/lt e na estrada 15 a 16 conforme a estrada, sempre com gasolna VPower, agora andei com o automatico ,percebi que o motor grita um pouco, ele estava com alcool , e sei que com este combustivel o motor grita mais, mas somente alguns dias para eu me acostumar com ele. Sempre tive automatico , mas com motores 6 cc , agora vamos ver se nao me estrepei na troca. Gostei muito pois os comando no volante me fizeram pesar na troca e a condição em que peguei o carro . Mas alguns dias e postarei as médias, pois a primeira coisa a fazer será abastecer com gasolina e somente depois sentir e adaptar o Onix com o meu jeito. Citar
Sandro Voltolini Postado Abril 15, 2016 Postado Abril 15, 2016 Troquei meu 2015 automático com apenas 3.000 Km por um 2016 manual. Motivo, consumo elevado em perímetro urbano do câmbio automático.Não passa dos 7kml. Citar
oliveirafrdo Postado Abril 15, 2016 Postado Abril 15, 2016 7 horas atrás, Sandro Voltolini disse: Troquei meu 2015 automático com apenas 3.000 Km por um 2016 manual. Motivo, consumo elevado em perímetro urbano do câmbio automático.Não passa dos 7kml. Fato! No máximo 9 sem ar ligado (e com pé muito muito muito leve) Citar
Cristiancl Postado Abril 15, 2016 Postado Abril 15, 2016 Cidade to fazendo 8 ~ 8.5 na gasolina, esperava uns 10 no minimo. Meio decepcionado com o consumo do cambio automatico. To pensando no proximo tanque usar só o manual do cambio e ver se abaixa um pouco esse consumo Citar
Rodrigoceaus Postado Abril 18, 2016 Postado Abril 18, 2016 Em 15/04/2016 at 05:46, Cristiancl disse: Cidade to fazendo 8 ~ 8.5 na gasolina, esperava uns 10 no minimo. Meio decepcionado com o consumo do cambio automatico. To pensando no proximo tanque usar só o manual do cambio e ver se abaixa um pouco esse consumo Cara, eu ja tentei fazer isso também. Apenas utilizar no manual, mas não melhora, estou fazendo no máximo 7km/l na gasolina. Citar
outrabia Postado Abril 19, 2016 Postado Abril 19, 2016 Pior carro automático que já tive. Fraco demais em subidas muito íngrimes, carro as vezes se confunde na troca de marchas, e pra ultrapassagem é um terror. Manco demais.. Citar
vagnerd Postado Abril 20, 2016 Postado Abril 20, 2016 Pessoal acho que vocês estão com pés pesados.kkkkk Tenho um 15/15 LTZ AT rodo em torno de 200km dia 60% estrada e 40% cidade faço com gasolina comum 15km/l fácil. 1 Citar
Boeing2016 Postado Abril 20, 2016 Postado Abril 20, 2016 (editado) 2 horas atrás, vagnerd disse: Pessoal acho que vocês estão com pés pesados.kkkkk Tenho um 15/15 LTZ AT rodo em torno de 200km dia 60% estrada e 40% cidade faço com gasolina comum 15km/l fácil. E olha que Bragança Paulista também tem ladeiras hein! Acho que tudo é maneira de conduzir... Editado Abril 20, 2016 por Boing2016 Citar
feLIpEnOVe Postado Junho 3, 2016 Postado Junho 3, 2016 (editado) Em 19/04/2016 at 14:10, outrabia disse: Pior carro automático que já tive. Fraco demais em subidas muito íngrimes, carro as vezes se confunde na troca de marchas, e pra ultrapassagem é um terror. Manco demais.. Acho que vc tem razão, tenho testados outros automáticos e tenho chegado a essa conclusão... esse carro NÃO tem motor. Não pra um cambio automático!! Não compro outro não. Se bobear, pego até Etios Automático. Uma pena, porque é um carro agradável. Editado Junho 3, 2016 por feLIpEnOVe Citar
cidmacedo Postado Janeiro 27, 2017 Postado Janeiro 27, 2017 Peguei um Onix automático agora e realmente a reportagem está correta.. haja paciência ... qualquer inclinação ele cai para 3a marcha... Este câmbio é muito "burro" pois quando estamos no modo manual conseguimos fazer subida de pequenos aclives de 6a marcha sem nenhum problema, quando estamos no modo D ele cai para 3a, sobe o gira e não desenvolve.... Citar
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