Dinho Postado Maio 28, 2013 Postado Maio 28, 2013 Amigos que com grande tristeza que fui verificar o "step" do Onix e pasmes é um conjunto de roda e pneu parecido com de moto. Mas, fiquei intrigado e resolvi testar uma roda com pneu do Astra aro 15 de liga leve original com Pneu 185 55 r15 e sabe qual o resultado. encaixou no lugar original sem precisar de adaptações ou recortes em nada isso me leva a concluir que a GM esta empurrando para nos consumidores do Onix um Step que é muito fragil para viagens e com limite de velocidade restringido a 80km/h sem dizer que pelo que sei a lei é clara o Step deve cumprir em tamanho o conjunto roda e pneu original. Em breve vou postar um "dosiê" com fotos e levar o caso ao Procon para conseguir uma roda aro 15 com pneu aro 15 de mesmo tamanho que o original. Quam quiser podemos entrar com uma ação em conjunto no departamento de pequenas causas em Sp capital. Aguardem as fotos que iram comprovar esta história medonha. 1 Citar
RaphaRocha Postado Maio 28, 2013 Postado Maio 28, 2013 Fala Dinho, beleza? Cara, essa prática ela não é ilegal, uma vez que o Código de Trânsito determina o estepe como item obrigatório, porém não cita o tamanho determinado. Esta redução no tamanho se deve ao fato de a montadora querer reduzir o espaço ocupado pelo estepe e garantir que o motorista não vai ficar rodando com o pneu reserva, que não é uma roda sobressalente. Ele existe para você conseguir se locomover até onde será feito o reparo dos pneus, ou seja, ele não deve rodar grandes distâncias.. A largura dele pode ser menor, porém a altura deve ser a mesma dos originais e deve constar no manual as especificações da velocidade que você deve conduzir nesta situação. Se você deseja entrar na justiça, vá em frente é um direito subjetivo seu, quando nos sentimos lesados devemos ir atrás dos nossos direitos.. Grande abraço.. 1 Citar
Dinho Postado Maio 28, 2013 Autor Postado Maio 28, 2013 Então Rapha a altura é muito diferente do Step para a roda aro 15 original a largura sei que pode ser inferior mas a altura tem que ser igual e aí que a Gm "Pisou" na bola quero ver o que eles alegaram quando comparar a altura do original com a do step e ver que são diferentes e estarem fora da lei. Estou fazendo o Up-load das fotos em um site e depois postarei aqui par ver se tenho razão as fotos diram por si proprio sobre a altura. Citar
Ricardo/SP Postado Maio 29, 2013 Postado Maio 29, 2013 Pessoal, Acho que fui o primeiro daqui a utilizar o Step. A duas semanas atrás fui pegar meu Prisma na garagem e o pneu dianteiro do passageiro estava murcho. Coloquei o step (muito fácil) e no dia seguinte fui procurar um borracheiro. Pude notar que o pneu "patina" em acelerações um pouco mais bruscas. Fora isso, foi tranquilo. Meu receio é furar o pneu na estrada a noite e precisar andar mais de 80km. Outra coisa, andar a 80 km/h em uma rodovia igual a Castelo Branco é quase o mesmo que estar parado. Na cidade, o step 80/80 dá conta do recado. Citar
David Añaña Postado Maio 29, 2013 Postado Maio 29, 2013 o aro é 16, mas o conjunto pneu + roda da o mesmo que as originais. Citar
RaphaRocha Postado Maio 29, 2013 Postado Maio 29, 2013 Esse estepe assim não é privilégio só do Onix.. O carro do meu pai é um Renault importado e o estepe dele é completamente diferente das originais... Até os sulcos do pneu são diferentes.. E vem uma marcação no pneu dizendo que é apenas para uso temporário.. Citar
Primo Postado Maio 29, 2013 Postado Maio 29, 2013 O estepe do C4 Palas também é assim. Já existe um precedente onde um empresário ganhou causa contra a montadora. http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2012/12/carro-com-estepe-menor-surpreende-motoristas-em-sao-jose-dos-campos.html Citar
Dinho Postado Maio 30, 2013 Autor Postado Maio 30, 2013 Amigos descobri mais uma do Step a calibragem dele é 60 libras igual a deuma bicicleta alguém percebeu isso? Amanhã estarei comprando uma roda de ferro e um pneu de verdade para usar no step. Mais um detalhe a roda aro 15 original cabe no lugar do Step sabe por que para não prejudicar o porta malas. Então por que um step mais fi´no, economia burra dona Gm. Citar
Filipes Postado Maio 30, 2013 Postado Maio 30, 2013 a unica coisa que dá pra fazer com esse step http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-473408397-roda-estepe-fino-importado-vw-gm-cobalt-onix-aro-16-_JM Citar
Primo Postado Maio 30, 2013 Postado Maio 30, 2013 Quando peguei o carro na concessionária a moça da entrega me mostrou o estepe e falou tudo a respeito dele, inclusive calibragem, os limites, etc. Estranho que não tenham te mostrado na entrega. Citar
RaphaRocha Postado Maio 30, 2013 Postado Maio 30, 2013 Vai ver então é pra ficar mais leve o carro... Citar
Dinho Postado Junho 10, 2013 Autor Postado Junho 10, 2013 Conjunto roda aro 15 de ferro e pneu 185 65 R15 comprado e já instalado no lugar original. Rodarei mais tranquilo agora nas viagens. Esqueci de dizer instalado no local original e substituido o Pneu de "moto" muito fragil. Citar
Primo Postado Junho 10, 2013 Postado Junho 10, 2013 Conjunto roda aro 15 de ferro e pneu 185 65 R15 comprado e já instalado no lugar original. Rodarei mais tranquilo agora nas viagens. Esqueci de dizer instalado no local original e substituido o Pneu de "moto" muito fragil. Cabe certinho ali no espaço do estepe? A fixação é a mesma? Põe uma foto ae se puder. Valeu! Citar
Fabiano Souza Postado Dezembro 16, 2013 Postado Dezembro 16, 2013 Buscando informações na internet sobre o estepe do Onix me deparei com esse fórum. Sou daqueles que acredita que acredita que o estepe tradicional é melhor por motivos de viagem, aclives, declives, etc. O penultimo amigo acima informou que trocou o estepe original por um tradicional. A minha dúvida é a mesma do usuário PRIMO. Coube certinho? Teve problemas com a fixação? Pode colocar uma foto para vermos? Abraços. Citar
engcolombo Postado Dezembro 16, 2013 Postado Dezembro 16, 2013 Eu utilizei o estepe por uns 40 km e foi tranquilo ! Não senti diferença de dirigibilidade, nem de frenagem, estava chovendo e foi tranquilo ! acredito que colocar um estepe temporário para mim é uma pratica super correta ! Reduz o peso do carro e o estepe cumpriu tranquilamente o que ele deve cumprir ! Não vejo necessidade nenhuma de ter um estepe de pneu normal .... Estepe é para usar ate chegar em algum local ou na residencia e apos concertar o pneu colocar o de rodagem novamente ! Apenas como informação a calibração do estepe é de 60 libras ! Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk Citar
Marcelo José Alves Postado Dezembro 17, 2013 Postado Dezembro 17, 2013 Acho que há uma vantagem nele, pois você não corre o risco de roubarem o step. Quando eu tinha um gol, sempre tinha que verificar se o step estava legal e era o meu, isto à cada manutençao ou toda vez que levava meu carro para lavar. Por que com 5 pneus novos, um dia fui encher o step e algum miseravel havia trocado meu step por um pneu "Marcelo Taz", completamente careca. 1 Citar
Morais2013 Postado Dezembro 17, 2013 Postado Dezembro 17, 2013 Esse estepe menor é comum em muitos carros, não é problema, leva menos peso e sobra mais espaço no porta malas... pensem bem (quantas vezes é necessário trocar o pneu e colocar o estepe durante todo o tempo que rodou com o carro? são poucas as vezes se comparar com o tempo que anda com carro, então não há necessicade de carregar um sobrepeso sempre... outros carros também possuem estepe menor... tem carro que nem estepe tem, e outra, essse estepe menor é somente para emergência, alguns de nós é que estamos acostumados a trocar pneu e colocar estepe, usar ele até precisar trocar, não acho adequado...com este estepe menor nos sentimos obrigados a arrumar logo o pneu e colocar o correto denovo no carro... E outra esse estepe é seguro, porém deve se dirigir nas condições de calibragem e velocidade máxima especificada no manual (página 269), saiu uma reportagem falando deste assunto hoje pela manhã no jornal bom dia brasil, pra quem quiser ver esta aqui: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/motoristas-devem-ter-cuidado-com-pneus-reserva-mais-finos/3023549/ Ah, acho que muitos já sabem, mas só lembrando pra quem não costuma ver manual do carro... este estepe menor tem uma calibragem de pneu muito diferente, o meu por exemplo o pneu normal é de 32 libras, enquanto estepe é 60 libras... em caso de dúvidas da calibração de vocês leiam a página 269 do manual. Abraço Citar
engcolombo Postado Dezembro 17, 2013 Postado Dezembro 17, 2013 Apenas para informar um amigo meu tem um veloster e ele não tem estepe ! Tem um gel que coloca no bico e esse gel cobre temporariamente o furo, ate você chegar em algum local e arrumar...Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk Citar
Ney Viana Postado Dezembro 17, 2013 Postado Dezembro 17, 2013 Apenas para informar um amigo meu tem um veloster e ele não tem estepe ! Tem um gel que coloca no bico e esse gel cobre temporariamente o furo, ate você chegar em algum local e arrumar... Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk Exatamente isso, qdo vi não acreditei, mais é verdade e p ser sincero acho que isso poderia vim em todos os carros iria economizar um bom espaço e até no peso, esse gel é bem funcional... rs Citar
engcolombo Postado Dezembro 17, 2013 Postado Dezembro 17, 2013 Exatamente isso, qdo vi não acreditei, mais é verdade e p ser sincero acho que isso poderia vim em todos os carros iria economizar um bom espaço e até no peso, esse gel é bem funcional... rs sim Ney ! é tão funcional quanto o estepe temporário ! reduz o peso do carro, e ainda cumpre com o prometido, fazer voce andar ate chegar em casa ou em um local para concerto ! evita roubos e prejuízos desnecessários... mais um informação que cheguei a pesar uma vez, um pneu aro 15 com rodas pesa + ou - 15 quilos, como o pneu do onix é mais largo deve pesar uns 16quilos no maximo, o temporario deve ter metade desse peso talvez uns 8 quilos... Citar
reichair Postado Dezembro 17, 2013 Postado Dezembro 17, 2013 E se o pneu do veloster estiver completamente vazio, como o gel vai agir? Tem que andar com um mini compressor? Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk Citar
engcolombo Postado Dezembro 17, 2013 Postado Dezembro 17, 2013 (editado) ele acompanha um mini compressor ! pelo que ele me contou, voce coloca o gel no bico e enche com o mini compressor ! os cuidados sao os mesmos do estepe temporario, nao ultrapassar 80km/h e tem um limite de km que é permitido rodar ... Editado Dezembro 17, 2013 por engcolombo Citar
Adriano Di Piero Filho Postado Fevereiro 6, 2014 Postado Fevereiro 6, 2014 Pessoal, esse "estepe" menor é comum nos Estados Unidos (já trabalhei com a GM de lá), e não deve ser usado para nada além de ir para um borracheiro consertar o pneu com problemas! O limite de velocidade para usar este "estepe" é de 80 km/h, não ultrapassem ele pois é bastante perigoso! O motivo não é tanto redução de peso, e sim de custo. Citar
fexlima Postado Fevereiro 6, 2014 Postado Fevereiro 6, 2014 Eu nem li tudo.. só os primeiros posts e últimos. Mas é óbvio que o step é pra ir até borracheiro só, e garanto que por mais que você esteja no FIM DO MUNDO, nós próximos 80km você vai encontrar um .. rsrs Citar
Thersyw Postado Fevereiro 6, 2014 Postado Fevereiro 6, 2014 Eu nem li tudo.. só os primeiros posts e últimos. Mas é óbvio que o step é pra ir até borracheiro só, e garanto que por mais que você esteja no FIM DO MUNDO, nós próximos 80km você vai encontrar um .. rsrs Perdão, colega, ou entendi mal sua colocação ou vc q entendeu mal: o pneu é pra rodar no máximo a 80km POR HORA, e não rodar apenas 80km DE DISTÂNCIA. rsrs 2 Citar
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