Boa tarde.
Eu sou proprietário de um Onix Premier II 2022. Eu não conheço o Hyundai HB20, mas antes desse meu Onix eu tive uma sequencia de 4 Polos.
Em comparação com o Polo eu acho que o Onix é um produto inferior, não é um produto ruim mas ele tem tantos probleminhas que passa a impressão de não ser um carro confiável. O meu por exemplo, vive dando umas "panes'' (nada grave) do tipo:
* Elétricas:
- Você dá a seta para o lado direito e após fazer a conversão a seta liga para o lado esquerdo (a chave de seta foi trocada em garantia mas o problema persiste);
- Volta e meia aparece uma mensagem de ''capô aberto'' enquanto o veículo está em movimento (já foi verificado na concessionária e não foi constatado nada - Segundo a Chevrolet é normal - Ah, você vai escutar muito essa frase na concessionária (que tal problema é normal)...);
* Mecânicas:
- Baixa óleo (lembra que a Chevrolet diz que é ''normal''? Então, eles sempre dão essa resposta)... Os meus Polos NUNCA baixaram óleo e minha mãe tem um T-Cross que também nunca baixou óleo. Particularmente eu acho ridículo estar com um carro novo e com menos de 30.000Km ficar verificando nível de óleo;
- Os freios traseiros fazem um barulho horrível, principalmente pela manhã (também é ''normal'' segundo a GM);
- Essa história da correia que em alguns casos PODE soltar pedaços e fundir o motor também não me deixa nada confortável (conversando com o mecânico que sempre me atende ele diz que fazendo a troca de óleo na concessionária esse problema é nulo, mas só de saber que esse problema existe eu fico com um pé atrás);
* Demais observações:
- Ar-condicionado com mau cheiro. Em garantia foram feitas por 2 vezes uma higienização do sistema de dutos do ar; segundo o mecânico caso o problema persista é necessário desmontar o painel do carro para fazer a troca da caixa evaporadora (em garantia). O problema ainda persiste mas nem a pau que eu deixo desmontar o painel do carro (e para retirar o painel é necessário remover as portas dianteiras). A recomendação é quando estiver chegando no destino, ligar o ar quente para ''secar'' o sistema de ar-condicionado para evitar a formação de fungos que dão mau cheiro (RIDÍCULO ISSO, EU JÁ TIVE MAIS DE 10 CARROS E NUNCA PRECISEI LIGAR AR-QUENTE PARA NÃO DAR MAU CHEIRO - Imagine num calor de mais de 30ºC ter que ligar o ar quente dentro do carro...).
- A dianteira tem um ''bigodinho'' que é um pouco baixo, por isso tem que tomar muito cuidado com lombadas, rampas, valetas, etc. Eu sou bem cauteloso e o meu ainda está intacto.
Quando eu optei pelo Onix, imaginei que era um Chevrolet com qualidade do início dos anos 2000 (em casa meu teve Vectra, Astra e Zafira e eram excelentes veículos).
A impressão que eu tenho é que o Onix atual tem uma qualidade construtiva muito baixa, nunca tive um carro com tantos ''probleminhas chatos'' igual a esse. E ao pesquisar na internet é fácil encontrar outras pessoas com os mesmos relatos...
Mas ele também tem seus pontos positivos: É confortável (tanto para o motorista quanto para os passageiros), tem um bom espaço interno (o Polo é mais apertado no banco traseiro), econômico, motor turbo esperto, acho que o câmbio dá menos trancos que no Polo, por exemplo, a central multimídia funciona super bem e pelo menos a versão Premier tem uns mimos bacanas (chave presencial, carregador por indução, Park Assist, bancos em couro) e tem um visual simpático. Por esse motivo eu indicaria o Onix na versão Premier.
Resumindo: Eu gosto do meu Onix, mas esses acontecimentos me fazem não querer ter outro. Com certeza na minha próxima troca de veículos, sairei da marca (se fosse trocar hoje trocaria por um Volkswagen Nivus).
Enfim... Essas são as minhas observações.
Em relação ao Hyundai HB20 eu vou ficar devendo uma opinião pois realmente não conheço o produto.