Bruno Andrade da Silva

Membro
  • Total de itens

    7
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Bruno Andrade da Silva postou

  1. Pessoal, a barulheira do porta-malas do meu Onix eu consegui resolver hoje ! Depois de muito estudar e muito analisar resolvi meter a mão na massa. Registrei os pontos que mexi em fotos e vou fazer um post depois com bastante detalhes e coloco o link aqui para vocês. Acredito que resolva o problema de muitos ...
  2. Pessoal, a barulheira do porta-malas do meu Onix eu consegui resolver hoje ! Depois de muito estudar e muito analisar resolvi meter a mão na massa. Registrei os pontos que mexi em fotos e vou fazer um post depois com bastante detalhes e coloco o link aqui para vocês. Acredito que resolva o problema de muitos ...
  3. Pessoal, eu já tinha observado esse ruido logo quando liguei ele pela primeira vez na concessionária porém, como já havia lido o manual do carro inteiro, soube que é o ruido normal do funcionamento do ABS. O mesmo ruído pode ser ouvido na dianteira do carro com o motor desligado e a chave na posição II, pisando e soltando o pedal do freio. Se os freios estivessem sem a assistência do ABS a lâmpada do painel correspondente ao sistema ficaria acesa o tempo todo. Tem outro zunido naquela região ali também que é o da bomba de combustível, que aparece constante apenas quando o carro está com o motor ligado ou por um pequeno período quando se gira a chave da posição I para posição II, sem dar a partida. O primeiro serve para manter a linha com combustível (naturalmente) e o segundo serve para pressurizar a linha de combustível para que haja combustível suficiente no circuito quando o motorista comandar a ignição.
  4. Quando há gasolina predominante no tanque o módulo não injeta combustível mesmo pelo tanquinho porque não é necessário. E segundo o próprio manual da GM os bicos são auto-limpantes e não precisam de manutenção com esse intuito. Acredito que a recomendação do manual de se utilizar um frasco de aditivo a cada 4 tanques (ou 200L de combustível) seja para manter o sistema "lubrificado" para os motoristas que, como eu, utilizam apenas de álcool e para remover das tubulações de alimentação resíduos que a gasolina deixa durante o uso prolongado para quem usa esse combustível.
  5. No manual consta que a primeira troca de óleo do carro é aos 5.000 e depois aos 10.000 e daí em diante de 10 em 10, salvo casos de uso severo (trocas de 5 em 5, detalhado uso severo no manual). Eu particularmente acredito que sim, a troca de óleo aos 5.000 é importante pois o óleo que está lá é o de fábrica. O antigo "amaciamento" de motores servia para terminar o "assento" das peças dentro do motor e limpar eventuais rebarbas da usinagem do bloco. Com esse pensamento eu trocaria com 2.000 rsrsrs mas tive um Classic que tinha a mesma recomendação e cheguei aos 80.000km com ele ainda usando óleo 5W30 e apresentando CO2 = 0.00 na extinta ControlAR, sem baixar uma única gota de óleo.
  6. Eu peguei meu 1.4 LTZ AT na sexta-feira. Rodei 440km + ou - com ele abastecido 100% com etanol (primeiro tanque), ar ligado 50% do tempo, percurso misto cidade/estrada e consegui fazer 8,8Km/L. Estou achando uma média boa para um carro automático com ar ligado visto que meu carro antigo (Fiesta RoCam 1.6) fazia quando muito 9Km/L no misto. Vamos ver o segundo tanque e os primeiros 10.000Km mas pela minha experiência com carros 0Km (esse é meu terceiro) não muda muito.
  7. Pessoal, não tive nenhum problema com meu Onix, até porque peguei ele na sexta-feira passada e rodei menos de 500km ainda (1.4 LTZ AT) mas lendo o tópico creio que posso contribuir por conhecer bastante sobre injeção e ignição eletrônicas. O fato de a bomba para de funcionar após algumas partidas para não encharcar o motor sinaliza um problema pois a função da bomba é pressurizar o combustível na linha de alimentação para que o mesmo seja atomizado dentro das câmaras de combustão através dos bicos injetores na proporção correta, de acordo com o mapa de ignição do módulo eletrônico. O que encharca o motor é a quantidade de tentativas de partida malsucedidas pois a cada partida os bicos injetam combustível nos cilindros. Aparentemente o problema é nos relês de ignição (bobinas de ignição) ou da bomba de combustível, que podem estar superaquecendo e não conseguindo manter o contato armado. Tive um Fiesta antes do Onix que apresentou problemas para dar partida com menos de 100km rodados, pois armava a solenoide do bêndix depois que o motor de partida começava a girar e arranhava o volante do motor, como se eu estivesse tentando dar partida nele com o motor ligado (proprietários de carros antigos, que não tinham travas no miolo, sabem bem como é esse som ...). A solução foi simplesmente substituir o relê do motor de partida por um outro relê idêntico que tinha dentro da caixa de relês e tudo se solucionou. Concessionária ? Pfffff ... não tinham ideia do que fazer para resolver o problema. Um procedimento que observo sempre antes de girar a chave para a posição 3 e dar a partida no motor é aguardar aquele "self check" do carro que ele faz quando a chave chega à posição 2, quando ele apaga todas as lâmpadas do painel e deixa apenas a de pressão de óleo, bateria, freio de estacionamento e ignição ligadas e após a partida, quando ele refaz todas as verificações, apenas piso no acelerador após todas as lâmpadas do painel se apagarem. Quando tive um Classic VHC no frio era um parto também para ligá-lo, mesmo com combustível no tanquinho. Solução : "dez conto" de gasolina no tanque e completar com álcool. Resolvia todos os problemas da partida e não ficava "borrachudo" o motor (na gasolina é visível a alteração de resposta do motor). A explicação (dada pela concessionária) é que o módulo de injeção está programado para injetar combustível apenas quando o líquido de arrefecimento do motor está a uma temperatura inferior a 13ºC. Quando estou na empresa e vou embora a noite tudo bem, pois o estacionamento é aberto e o motor esfria de verdade devido ao fluxo grande de ar mas em casa dificilmente o motor esfriava o suficiente para que fosse necessária a injeção de gasolina por dormir em garagem coberta e totalmente fechada e aí sim era preciso dar 2, 3, por vezes até 4 partidas consecutivas para que o motor pegasse. Espero ter ajudado de alguma forma !