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  1. Com base nesse post gigante, podemos chegar as seguintes conclusões: Existem 3 tipos de desbloqueio no mercado, que são: - Desconectar o fio do GMLAN - Interface de desbloqueio (caska/GM, faaptec, etc) - Software O primeiro tipo de desbloqueio é o mais tosco, e não recomendável por seus efeitos colaterais. O segundo tipo de desbloqueio (via interface) basicamente captura os dados da GMLAN, e analisa os dados. A GMLAN é uma rede interna do carro, e basicamente é por onde os módulos do carro trocam informações. Se a central do carro mandar pro radio um comando informando carro andando ele bloqueia esse sinal, senão repassa. Existe na internet bastante gente que fez brincadeiras com GMLAN usando arduino e afins, capturando as mensagens que trafega nesse barramento. Tem inclusive bastante informação técnica deste barramento, link abaixo. Bastaria então fazer um debug em casa, e programar no arduino um código que faça a mesma coisa da interface, deixa passar tudo, exceto informação de movimento (INFOTAINMENT_OPERATION_ALLOWED na biblia da GM?). Daria um certo trabalho, mas não vejo como algo impossível de se programar. O arduino precisa de um shield CAN para isso, tem na sparkfun - https://www.sparkfun.com/products/13262 Exemplo: http://blog.paulthomas.eu/talking-to-gmlan-on-my-vectra-c-with-my-arduino/ Software bastante interessante para fuçar na rede dos carros -> http://www.intrepidcs.com/VehicleSpy/ Biblia de comandos da GMLAN: http://www.carmodder.com/viewtopic.php?t=24143 Por fim, o ultimo tipo de desbloqueio parece ser uma alteração de EEPROM, o chip começando com 24c. Uma EEPROM é uma memória não volátil bastante usada em cacarecos eletronicos para armazenar setup e demais configurações (ex: canais da tv programados, a memória do FM, etc). Aparentemente descobriram que o Mylink armazena na EEPROM as configurações de video e afins. Eu chuto que esse desbloqueio altera apenas isto por causa do sintoma do desbloqueio sumir se mandar restaurar as configurações originais, este procedimento só reinicia a EEPROM. É possivel ler e gravar a EEPROM usando um programador. Se o desbloqueio por software for apenas isso, em tese bastaria ler a EEPROM , mandar desbloquear, ler a EEPROM novamente e comparar o que foi alterado. Parece fácil, mas precisa ter talento com estação de solda, para tirar e soldar o chip de volta sem destruir a placa, ou então um programador ISP se o mylink aceitar (o que eliminaria o passo de tirar o chip e por de volta). A unica esperança para fugir disso seria o mylink ter um menu de serviço que permita alterar parametros de EEPROM, mas parece que isso não existe. Pessoas que souberem programar um arduino, ou tenham acesso a estação de solda e programadores de EEPROM podem verificar se minhas hipoteses estão corretas. Considerando o trabalho todo, não acho o valor cobrado um valor caro. Eu acredito que o problema do desbloqueio não parece ser o segredo envolvido, não me parece ser algo tão secreto assim, e sim o trabalho relacionado. Não acho viavel gastar 200 reais em um programador de eeprom para usar uma vez, ou então 350 reais no conjunto arduino+shield CAN.
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  2. Minha opnião : Garantia de tres anos é furada ..... Pronto falei ...... rs Ponha no papel o preço das revisões durante tres anos. Cinco anos então acho que paga quase um carro novo.
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  3. Com o preço das revisões....tem que ser garantia de 10 anos
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