Pessoal,
Por incrível que pareça eu conseguir resolver o problema. Sou de Salvador e ao chegar na CSS Codisman (Agendamento Realizado), o mecânico usou a desculpa de praxe. "Não estou ouvindo o barulho, é assim mesmo e por ai vai"; Como eu já esperava esta postura, treinei em minha garagem meios de reproduzir o maldito som soltando a embreagem devagar e segurando no freio.
O Mecânico teve a cara de pau de dizer que era um barulho normal e que teria que chamar o chefe da oficina. Pois que apareceu um cara competente "Léo", ele já tinha experiência de diversos ônix com o mesmo problema e orientou o mecânico a resolver.
A solução é simples, a parte mais difícil foi a retirada do para-choque. Pulando esta etapa, existe uma peça grande meio emborrachada que fica na frente do radiador, mais ou menos no meio do radiador do lado esquerdo ela estava desencaixada e quando o motor vibrava esta peça batia no radiador.
Para mim foi um erro de projeto, pois o mecânico me mostrou o encaixe e é muito simples para soltar de novo, principalmente em nossas ruas esburacadas. Para minimizar o risco, o mecânico fez a velha "gambiarra" ele furou os dois lados desta peça e além de encaixar, usou uma abraçadeira plástica para prender nos dois lados.
Claro que fica difícil dar certeza se todos nos temos este mesmo problema, mais se vocês ouvem um barulho de metal principalmente pela manhã, se este barulho piora em dias frios e você também observa quando sai da inercia como por exemplo em lombadas, é possível que o seu problema seja igual ao meu.
Mais tarde, postarei uma fota da peça para vocês observarem.