Sim, o filtro esportivo resolve sim a questão de entrada de água, mas como ele fica dentro do compartimento, ele fica sempre sugando AR quente, por mais que não se perceba, pode perder rendimento e aumentar o consumo, pois menos AR entrará na câmara de combustão, quanto mais frio o ar for admitido, maior a quantidade e melhor o rendimento.
Já a adaptação que fiz, nada mais foi que "trocar" de local a tomada de ar, antes dentro do para-lamas, e agora na grade frontal. A quantidade de ar sugado será o mesmo, pois quem limita é o corpo de borboleta, a única diferença do original para o meu, é a posição, Já entre a minha adaptação (posição frontal) e o filtro esportivo, é que no meu caso suga ar mais frio( como no para-lamas), teoricamente terá um rendimento melhor( potencia, economia....), mas como falei, vc não perceberá nada extraordinário no rodar com o carro, pois já foi feito testes que a temperatura do ar começa da dar efeito em carros preparados, mas se é bom para eles pode ser bom para os não preparados tbém.
Eu optei pela modificação por fica mais original, e quase não se nota, só se o cara for muito detalhista irá notar essa modificação, e em 2 minutos o torno original.
Abs