Senhores,
Meu nome é Elton Antônio Perius, adquiri um Ônix 1.4MT EFF 2015/2015 no dia 01/06/2015, tendo retirado o mesmo da Concessionária, após revisão e emplacamento, no dia 09/06/2015, tendo percorrido desta a té minha residência em torno de 150km. O mesmo foi dado de presente para minha esposa, que o utiliza somente para andar nas vias urbanas. No dia 03/08/2015, com exatos 572km, pela manhã ela fazendo mercado, pegou um temporal na cidade, ao cruzar uma esquina, na qual corria água da chuva sentiu que o carro começou a falhar e que acendeu no painél a luz da bateria. Como eu trabalho em outro município, ela imediatamente me ligou e passou a informação, eu acreditando que poderia ter molhado o alternador ou algum outro componente elétrico recomendei que ela levasse o carro até em casa e deixasse o mesmo parado, para ver se secava. No dia seguinte pedi para um conhecido, para acompanhar ela e ver o que estava acontecendo com o carro, pois ela não entende nada de mecânica, ao ligarem o veículo, não acendeu mais a luz do painél, mas ele continuou a falhar, deram uma volta na quadra e o motor literalmente explodiu, pegando fogo em baixo, pois o óleo pegou no catalizador, ambos quentes, inflamou, meu amigo vendo a fumaça saltou fora e apagou a chama com o extintor. Neste momento, me ligaram e eu acionei o Serviço de Guincho, que recolheu o carro e o levou até a concessionária para verificar o que havia acontecido. Após uma prévia análise me informaram que teria ocorrido calço hidráulico, que o veículo teria absorvido água. Pedi para que montassem um processo a fim de verificar se haveria alguma garantia. Esta me foi negada. Entrei em contato pelo 0800, no va análise e nova negativa. Pedi para a concessionária me orçar o conserto. Para meu espanto ficou em R$ 15 mil, dos quais para iniciar o serviço haveria de ter que dar 40% de sinal, ou seja, tinha pago a 2ª parcela do mesmo, já teria que recondicionar o motor, as minhas espensas, pois o problema não era do veículo, mas sim causado por um agente externo. O carro está até hoje parado na concessionária, não sei quando nem como irei consertar. Um carro com 572km, que eu acreditava ser uma excelente opção, só me trouxe dor de cabeça. Contatei outras concessionárias e oficinas e obtive a informação que este problema é recorrente nos ônix e Prismas, tendo em vista a localização da entrada de ar, mas que a GM não admite um erro no projeto, tanto que as pessoas que tem tal problema são obrigadas a buscar solução no seu próprio bolso. Em oficinas particulares de conhecidos meus, me garantiram que fazem o serviço po menos da metade do preço, só que perco a garantia. Mas que garantia é esta, pois se houver um problema em algum componente, só será trocado se a GM admitir que é de fábrica. Então esta garantia é legalmente obrigatória, pois farão a troca de qualquer jeito. Já tomei minha decisão, vou retirar o carro da concessionária e consertá-lo por conta própria. Depois vou ver o que faço, se ajuizo uma ação requerendo o ressarcimento, imputando inclusive o risco que o veículo causou a integridade de minha esposa, ou se coloco o mesmo a disposição da financeira, pois está alienado, que levem e façam bom uso. Compro outro veículo que não me dê tal incomodo. Já tomei uma decisão, a partir de hoje a GM perdeu um cliente e, podem ter certeza que sou formador de opinião, vou aconselhar a todos que puder influenciar a passarem longe desta marca, pois além de não admitirem que existe um problema com este veículo, ainda dão uma garantia que é puro engodo. Antes eu tivesse pesquisado mais para dar o presente para minha esposa, que antes já teve carros de várias outras marcas, mas que agora obrigatoriamente e com o auxílio da GM esta andando a pé. Pensem bem antes de comprar um GM, o bonito pode ser feio; e o acessível pode se tornar caro. Estou indignado com a marca!