Eu também notei que meu carro sofria mais pra vencer uma ladeira em ré, do que em
primeira marcha.
Então, dei uma olhada no manual, pra ver quais eram as reduções do câmbio e
notei que a redução da marcha ré é menor que a da primeira marcha.
Assim, dá pra dizer que o Onix corre mais em marcha ré, que em primeira
desde que não haja outra limitação de velocidade. Entretanto, o motor tem de
fazer mais força pra mover o carro.
Vale notar, que entre o 1.0 e o 1.4 a única marcha que tem a mesma redução
é justamente a marcha ré. Então o 1.0 paga um preço mais alto pra empurrar o
carro pra trás, visto que tem menos força e a mesma redução.
Eu achei isso muito estranho, pra não dizer errado. Pois sempre acreditei que a
marcha ré deveria ser a de maior redução do câmbio, ou de redução igual a da
primeira marcha. Uma vez que não se usa a ré para velocidade, apenas para manobra
e, muitas vezes, com o carro carregado e em ladeira.
Então, amigos, paciência... Se o motor 1.0 já é subdimensionado para nosso
confortável Onix... tocar o menino com uma marcha que não ajuda é dureza.
Encha bem o motor (mais de 3 mil giros) e vá controlando o movimento
com uma queimada na embreagem.
A seguir, as reduções de marcha, retiradas do manual (modelo 2013)
Transmissão 1.0L SPE/4 1.4L SPE/4
1ª marcha 4,27 : 1 3,73 : 1
2ª marcha 2,35 : 1 1,96 : 1
3ª marcha 1,48 : 1 1,32 : 1
4ª marcha 1,05 : 1 0,95 : 1
5ª marcha 0,80 : 1 0,76 : 1
Marcha a ré 3,31 : 1 3,31 : 1